sábado, 22 de outubro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Viver para agradar a Deus!

Viver para agradar a Deus!
1Tessalonicenses 4:1-12

Há várias maneiras de se viver. Uma delas é a cristã. Uma vida cristã é a que se desenvolve a partir da salvação por Jesus e do atendimento às instruções de Cristo. A nossa maneira de viver, portanto, deve-se ajustar-se a proposta de Cristo, que está na Bíblia, e não o contrário. É por esta razão que o apóstolo Paulo exorta "no Senhor Jesus" (v. 1) e acrescenta: "aquele que rejeita estas coisas [isto é: as instruções de Jesus] não está rejeitando o homem, mas a Deus" (v. 8). O nosso corpo, no entanto, pergunta: e quando não dá para viver e agradar a Deus ao mesmo tempo? Nossa mente deve se lembrar que "agradar a Deus" é o projeto de Deus para uma vida feliz, não a vida de Deus, mas a nossa. Quando O agradamos, somos felizes. Quando não o agradamos, somos infelizes. E o que agrada a Deus? Ele responde: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois Eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor" (Jr 9:23-24). As palavras de Senhor, por meio do profeta Amós, "Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembleias solenes. Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão, não darei a menor atenção a elas. Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!" (Am 5:21-24).
Nesta dimensão, agradar a Deus é viver segundo os Seus padrões de justiça... Mais ainda, agradar a Deus é desenvolver uma vida de acordo com o Seu Espírito. "Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês" (Rm 8:5-11).
Justiça social e moralidade pessoal são consequências de um ato primeiro, a fé, sem a qual ninguém pode agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam (Hb 11:6). Não há incompatibilidade entre prazer pessoal e honra a Deus. A honra a Deus, por meio da fé, do louvor, da retidão pessoal e do serviço, traz prazer, prazer sem limites e prazer sem perigos. Há um falso dilema: não podemos viver bem e agradar a Deus. Há uma verdade bíblica: podemos e devemos viver agradando a Deus. Nós temos recebido a boa instrução. Precisamos aceitar esta instrução. Este é o pacto que você fez quando se associou ao Cristianismo por meio da igreja.
Não sei se você já parou para pensar e chegou a este entendimento. Que temos três fontes de problemas: nosso temperamento, nosso caráter e nosso desejo. Eles são parte de nós e podem ser a nossa totalidade. Precisamos colocá-los nos seus lugares, para que nenhum deles nos domine.
Precisamos conhecê-los, instruí-los e governá-los e isto é um processo constante. Nossa dificuldade é que, com o tempo, tendemos a sucumbir diante deles, em lugar de os sossegar.
Conclusão: Deus se agrada de uma vida de obediência a Ele. Quem ama e segue a Deus agrada a Deus. Ele se alegra com o bem e a justiça. Nossas atitudes só agradam a Deus quando são fruto do desejo de agradá-Lo. Boas ações e sacrifícios perdem seu valor quando são feitos só para cumprir regras ou para parecer bom. Religiosidade sem amor a Deus não tem significado. As ações que agradam a Deus são fruto de nossa amizade com Ele. Deus se agrada com a nossa alegria. Ele fez o mundo para ser um lugar bom e o Homem para ser feliz com Ele. Quando deixamos Deus atuar em nossa vida, isso O deixa alegre. Deus nos ama e quer o melhor para nós. E termino está ministração citando 1 Tessalonicenses 4:1-12 que resume tudo o que falamos... como Viver para agradar a Deus?
“Ainda quero, irmãos, suplicar-vos e aconselhar-vos, em nome do Senhor Jesus, que conformem a vossa vida às instruções que vos temos dado sobre a forma de viver e de agradar a Deus, o que, aliás, já estão a fazer; mas continuem a progredir cada vez mais. E vocês bem conhecem esses mandamentos que vos temos dado da parte do Senhor Jesus. A vontade de Deus é que levem uma vida santa; que se afastem da imoralidade sexual. Que cada um saiba manter a santidade na conduta sexual. Que não se deixem arrastar pelas paixões sensuais como os pagãos que não conhecem a Deus. Que ninguém engane o seu irmão nesta matéria, roubando-lhe a sua mulher, porque o Senhor não deixará certamente de castigar severamente esses comportamentos. Também já antes vos tínhamos garantido isso. Porque Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas na pureza. Portanto, quem despreza estas normas, não é a homens que está a desobedecer, mas a Deus que vos dá o seu Espírito Santo. Quanto ao amor fraterno, não é preciso que me alongue a escrever-vos, visto que vocês mesmos têm recebido instrução da parte de Deus para se amarem uns aos outros. E já têm dado provas de que o fazem, até em relação aos nossos irmãos espalhados por toda a Macedónia. Assim, queremos animar-vos a que esse sentimento aumente cada vez mais no vosso meio. Procurem viver em paz com toda a gente, cada um ocupando-se do que lhe diz respeito, vivendo do seu próprio trabalho. Também isso já antes vos tinha recomendado. Dessa maneira, a vossa vida se desenrolará com honestidade, em relação àqueles que não são cristãos, e manterão a vossa independência”. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário