sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Por que o Senhor me escolheu?

Por que o Senhor me escolheu?
Texto Bíblico: Efésios 1:4-5
Introdução:
“Eu perguntei a Jesus: Por que o Senhor me escolheu? Logo eu, um maconheiro, um cheirador de cocaína, alguém que jogou o nome da família na lama. Eu perguntei: Deus por que eu? Por que me escolheu? E Jesus respondeu: Porque Eu escolho as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Porque Eu escolho aqueles que não são para confundir os que são. Porque Eu escolho as coisas fracas e desprezíveis deste mundo para aniquilar as fortes”. Cantor irmão Lázaro
E durante este dialogo com Deus o irmão Lázaro recebeu a letra de uma canção. E é a essência desta canção que eu gostaria de refletir contigo neste momento usando a bíblia, ou seja, a Palavra de Deus como fundamento. Que possamos extrair lições valiosas para as nossas vidas. Muitas das vezes questionamos a Deus.
“Por que me resgatou?
Por que me trouxe aqui?
Se contra o céu pequei, e contra Ti também
Minha vida destruí, como errei...
Por que me queres tanto assim?”
Meus amados irmãos eu aprendi com a bíblia que só podemos encontrar em Deus a resposta para os nossos porquês da vida. Não é errado questionar e nem é pecado. Há momentos da nossa vida que a dor é tão aguda, que nada parece responder às necessidades que temos. Nem sempre as perguntas podem ser respondidas com palavras. Há casos, cuja solução é humanamente impossível, como a morte de alguém ou uma doença incurável. Essa é a hora em que só Deus é a RESPOSTA! Neste momento da canção, o irmão Lázaro questiona Deus por que o escolheu? Assim é conosco também, muitas vezes fazemos este questionamento a Deus. Eu confesso que já fiz? Mas, olha o que a Palavra de Deus diz em João 15:16 “Não fostes vós que me escolhestes, ao contrário, Eu voz escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós”. A resposta do Senhor deixa bem claro que Ele nos ama e somos valiosos para Ele! Você sabia que da criação, Deus nos escolheu! Ele nos separou, somos povo exclusivo de Deus. Não fomos escolhidos por nossas qualidades. Mesmo com limitações foram alcançados pelo Seu grande amor. Desde o ventre da nossa mãe, Deus já tinha nos escolhidos. Por meio da Sua Palavra Ele nos convocou. Cabe a nós ouvirmos a Sua Voz e atendermos o Seu Chamado! Que possamos andar segundo a Sua Palavra e como geração eleita anunciar as Boas Novas do Senhor! (1Pe 2:9).
Jesus chamou o irmão Lázaro das trevas para a luz e da mesma maneira Ele nos chama também. E sinceramente irmãos este é um dos poucos cantores que eu realmente vi se converterem de fato e verdade ao Senhor.
“Filho Eu quero tanto
Enxugar teu pranto te fazer só meu
Filho Eu quero ser teu Deus
Eu te amo tanto, tanto, tanto
Filho vem ser meu, Filho Eu quero ser teu Deus”
Há uma linda declaração na bíblia que diz: “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”. Mas, o que isto significa? Significa que Deus se compadece do sofrimento de seus servos e promete que haverá um dia em que a dor e o mal serão banidos para sempre. (Ap 21:4). A frase “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima” ainda aparece anteriormente no mesmo livro de apocalipse 7:17, mas essa declaração também é uma citação da profecia do profeta Isaías: “O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse”. Is 25:8. O Salmista diz no Salmos 30:5 “O choro pode durar uma noite, pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo”.
Sabe por que? Deus ama a seus Filhos e se estivermos na presença DELE tudo dará certo! Eu sei que não é fácil ouvir de pessoas que não conhecem nossas dores, dizerem que “tudo vai ficar bem”. Jamais poderíamos medir uma dor que outro está sentindo, por justamente não saber quais sãos os valores que carregam e quais são as intensidades que afligem em seu coração. Do mesmo jeito que sentimos extremas felicidades aqui na Terra também passaremos por dores. Só que isso não significa que elas serão insuportáveis. Deus sabe o tamanho exato da dor que podemos suportar! Todavia, ainda assim, esquecemos que Deus sempre está cuidando de tudo. Mesmo que a situação em que estejamos a viver pareça solitária e infame. Deus é um Pai que cuida de todos os detalhes. Eu sugiro você a ler na bíblia a Parábola do Filho pródigo ela está em Lucas 15:11-32 e é uma verdadeira obra prima de arrependimento e misericórdia. Assim como aquele Filho pródigo “caiu em si”. A escassez, a fome e a ausência de amor trouxeram a sanidade do jovem de volta (Lc 15:17). E isto nos faz entender que o pecado tira o nosso entendimento. Não vamos esperar passar tudo que o filho pródigo passou para nos arrependermos dos nossos pecados, dos nossos maus caminhos e nossas péssimas amizades. Que possamos nos arrepender neste momento e clamar pela misericórdia de Deus e pelo Seu Perdão. Pois Ele nos ama tanto!
“Eu quero te envolver em meus mistérios
No manto da minha glória
Eu vou desenrolar o rolo santo
Mudar a tua história
Eu vou fazer de ti vaso de honra
Eu vou envergonhar os que te zombam
Vou te dar vitória”
Que tal fazer um paralelo com a passagem em Mateus 23:37 “Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”. Os pintinhos filhos da galinha, não desgrudam dela, onde ela vai, eles vão atrás, não saem de perto dela, e se por acaso algum deles fica afastado, logo ela vê que está afastando e corre para ficar junto dela. Eles se sentem seguros quando estão perto dela. Irmãos, assim somos, nós com relação ao nosso Deus. Quando estamos porto DELE, debaixo de suas asas, nos sentimos seguros e protegidos. E de fato Ele nos dá essa proteção! Deus nos guarda perto de Si, debaixo das suas asas, ali nos sentimos aceitos e amparados por Aquele que nos ama... O versículo que lemos mostra que Jerusalém havia rejeitado ao Seu Senhor, e quantos de nós não tem rejeitado ao Senhor Jesus Cristo? O Senhor queria ajuntá-los como a galinha junta seus pintinhos. Meu querido ouvinte, hoje o Espírito Santo está te fazendo este convite de seu amor... Venha e encontre descanso para sua alma em Jesus Cristo, debaixo de suas asas.
Conclusão: nesta conclusão quero voltar ao primeiro questionamento que iniciamos está ministração. “Por que o Senhor me escolheu?” Deus conhece todas as nossas limitações, aptidões e capacidades melhor que nós mesmos, foi por isso que Ele nos escolheu e nos designou para Sua obra. Você pode até se achar uma pessoa limitada, sem valor algum e muito fraca, sem qualificação nenhuma para a obra e para influenciar o mundo com o Reino de Deus, lembre-se: Jamais o criador desiste e esquece-se de nós, o Seu Espírito nos capacita para a Boa Obra. Porque com amor eterno Ele nos amou! Jr 31:3 e com Sua benignidade Ele nos atraiu.
“Deus escolheu você e a mim, porque Ele nós, ama e sempre amará, nada nos separa do Seu amor”. Romanos 8:39
Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário