sábado, 5 de novembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Faça uma PAUSA, volte para Deus!

Faça uma PAUSA, volte para Deus!
Texto Bíblico: Mateus 11:28-29

Querido ouvinte você não foi criado para uma vida a qual não tem tempo. Muitas vezes, o mundo parece frenético. Acordamos com o som de alarmes urgentes e corremos de uma atividade para outra. Interromper nossas agendas lotadas pode parecer impensável. Nós nos preocupamos em ficar para trás. Mas as escrituras nos encorajam a fazer uma PAUSA e voltar para Deus. O próprio Jesus Cristo, fez muito isto, ao ler as escrituras percebemos varias vezes Jesus se retirando para buscar a presença do Pai, recarregar as suas baterias e firmar os seus passos na vontade de Deus, e não na vontade dEle como homem... Isto trazia renovo sobre Sua vida e ministério!
Em um mundo que se move em um ritmo tão insustentável, como encontramos tempo para descansar?
“Você está cansado? Exausto? Esgotado na religião? Venha até Mim. Venha comigo e recuperará sua vida. Vou lhe mostrar como descansar de verdade”. Resumindo isto é o que Jesus disse em Mateus 11:28 e 29 que lemos. Portanto, o “DESCANSO” é primordial para a nossa vida cristã!
Irmãos Deus nos criou para um trabalho com propósito. Mas há uma diferença entre fazer um trabalho significativo e deixar que esse trabalho se torne a nossa identidade. No segundo em que cruzamos a linha, somos pegos em um círculo vicioso. É extremamente difícil sair dele. Tirar um tempo para descansar é o extremo oposto do que o mundo nos pede. Mas, é algo que Deus consistentemente nos instrui a fazer em toda a bíblia. Deus conhece nossas limitações! Desde o inicio Deus modelou o descanso e Ele nos ordenou que fizéssemos do descanso parte do nosso ritmo semanal. Eu não estou falando apenas em tirar um dia para Deus, quero ir mais longe e ampliar isto, estou falando em ter um tempo na presença de Deus, assim como fazia Jesus. Talvez você reconheça que precise descansar porque percebe que algo em sua vida está se tornando mais importante do que Deus. Talvez seja para priorizar sua saúde mental. Ou quem sabe você esteja simplesmente exausto? Seja o que for encontre uma visão clara do porquê o descanso é importante para você. Coloque o descanso em sua agenda! O tempo é um dos nossos recursos mais valiosos. Se não agendarmos o descanso com antecedência, é provável que outra coisa consuma esse recurso.
O descanso para nós é um desafio. Parece contraditório porque a palavra “desafio” exige esforço, exige disciplina, exige tanto. Exige. Mas descansar requer isso de nós, especialmente nos nossos dias. O trabalho ao mesmo tempo em que foi algo estipulado por Deus que incumbiu ao homem o cuidado com a terra e com os animais, ou seja, como mordomos; possui um sentido de algo penoso depois da queda. Assim, ao mesmo tempo em que é possível encontrar satisfação pela sua dimensão de realização, de dever cumprido, e de nos sentirmos bem pelo que produzimos, gera cansaço mental, gasto enérgico, consome nosso tempo, nos envolve. O descanso, por outro lado, foi algo que o próprio Deus fez, mesmo ainda diante de um mundo a ser formado e tantas coisas a serem feitas (Gn 2:5). Coisas que dependiam exclusivamente dEle. Em quantas situações nos sentimos sozinhos nas nossas tarefas? Não é mesmo? O que precisamos entender é que não estamos sozinhos, Deus está conosco!
Portanto, DESCANSAR EM DEUS É CONFIAR INTEIRAMENTE NO SENHOR!
“Lançai nele todas as vossas preocupações! Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso, jogando-os longe de si, resoluta e confiantemente. Não os jogue num canto qualquer, mas coloque-os nas costas de Deus, pois ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los”. A frase de Martinho Lutero, também nos ensina muito sobre descansar no Senhor. Precisamos sempre orar para que a angústia que afeta nossa alma seja depositada nos braços de Deus. As preocupações, sempre elas, nos atrapalham de confiar em Deus, principalmente nos dias mais difíceis.
Eu creio que o Espírito Santo de Deus está nos revelando que descansar é dar uma PAUSA e deixar Deus agir em nossa vida. Quero terminar está reflexão apontando para o Salmos 121
“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”. Salmos 121:1-8
Davi escreveu este Salmo e certamente podemos lembrar que sua vida não foi um mar de calmaria. Contrariamente, ele viveu situações turbulentas, inquietantes, desesperadoras e ameaçadoras, inclusive. Mas ele afirma pela fé que consegue dormir tranquilo. Penso que a fé e a confiança de Davi o faziam repousar, confiante de que “É certo que o Senhor não dorme. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.” (Sl 121:4-5).Ou seja, mesmo diante das situações mais extremas, a confiança de Davi o ajudava a dormir tranquilo. Sua confiança em Deus era tão presente em sua vida, que ele não tinha outra alternativa: descansar em Deus. Por isso ele dormia tranquilo.
Faça uma PAUSA, e busque DESCANSAR EM DEUS! AMÉM


Nenhum comentário:

Postar um comentário