Desprezando as bênçãos de Deus.
Texto Bíblico: Gênesis 25:29-34
Introdução: "Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura." (Gn 25;34).
Esaú, chegou em casa cheio de fome e vendeu seu direito de filho mais velho (direito de primogenitura) para seu irmão, e com isso todas as bênçãos que estavam sobre ele, foram para o seu irmão Jacó por conta de um prato lentilha. Esaú, estava querendo matar a sua fome, algo momentâneo, o desejo da sua carne e acabou perdendo algo de muito valioso destinado a ele pelo Senhor. Esse trecho bíblico relata o que está acontecendo muito nos dias de hoje. Pessoas estão trocando a salvação por coisas ou prazeres do mundo. Naquela época o direito de primogenitura era algo de extrema importância, pois era o primogênito que recebia a dupla honra, supremacia entre os irmãos e chefia da família. O mesmo acontece com as pessoas que são filhas de Deus, elas têm o direito de receber todas as promessas feitas pelo Pai. Infelizmente muitas pessoas tem trocado suas bênçãos por pratos de lentilhas. Se lermos alguns versículos antes desse episódio, notamos que Esaú estava esmorecido (débil, desanimado, abatido) quando veio e pediu um pouco do cozinhado de Jacó. Essa é a situação de muitas pessoas, estão na igreja mas por não receberem o que querem ficam esmorecidas, desanimadas, débeis na fé. O tempo vai passando e o diabo fica só observando o ponto fraco da pessoa, daí então, ele aproveita uma ocasião pra fazer a troca. Existem pessoas que trocam esse direito pela vida sentimental. Ficam tanto tempo sozinhas e deixam o tempo desanimá-las, é onde que o diabo manda aquele homem, aquele jovem e ela, por estar esmorecida, acaba se seduzindo pelas palavras de carinho, pelos gestos cavaleiros que ele faz, e troca a presença de Deus, o Espírito Santo, que um dia tirou ela do sofrimento desse mundo, que aceitou ela quando ninguém mais aceitou, por um homem qualquer. Podemos ver os resultados de cada escolha ao continuarmos lendo a história:
Jacó: "Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. Sirvam-te os povos..."
Esaú: "Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, e sem orvalho que cai do alto. Viverás da tua espada e servirás a teu irmão..."
Entendam uma coisa: o diabo nunca se cansa de esperar por uma brecha dos filhos de Deus, ele estará sempre pronto para te propor uma troca e poder receber sua alma. Seja mais forte que ele, não vale a pena trocar a presença de Deus por pratos de lentilhas.
Não troque seu banquete por um prato de lentilhas, por não saber esperar, por querer resolver a sua situação sem convidar Deus para fazer parte desta escolha. Muitos cristãos se comportam como ESAÚ, afobados, querendo sanar a sua própria vontade momentaneamente, não esperando o tempo do Senhor, ou talvez, nem o consultando sobre determinadas situações, até mesmo por medo de ouvir um NÃO DE DEUS. Enquanto você for como ESAÚ, vai perder as bênçãos de Deus na sua vida. Não troque sua benção por um prato de lentilha. Em Hebreus 12:16-17 diz: “Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho”. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.
Desprezar privilégios espirituais para satisfazer desejos e ambições pessoais é o ato mais profano que um cristão pode cometer, (profano = que deturpa ou viola a santidade de coisas sagradas). Vamos tirar mais algumas lições valiosas para as nossas vidas deste texto:
1. ESPERE O TEMPO DE DEUS - Tentamos conseguir algo por nosso próprio esforço, e não esperamos pelo tempo do Senhor. (seja um emprego novo, ministério, família, relacionamentos…) Isso nos impede de receber a sabedoria de Deus e perdemos bênçãos maravilhosas que Ele providenciaria no tempo dEle. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Ec 3:1).
2. NÃO TROQUE AQUILO QUE DEUS TEM RESERVADO PARA VOCÊ. - Seu direito de filho (a), sua posição na igreja, seu crescimento espiritual e as bênçãos recebidas no lugar que Deus tem te colocado. Não troque o seu “direito de primogenitura” por algo MOMENTÂNEO – “prato de lentilhas”, pois é isso o que o diabo através de muitas pessoas nos oferece: Uma amizade interesseira, uma alegria passageira, um almoço pra te fazer refém de seus objetivos, visitinha na sua casa pra te desestruturar da fé, tapinhas nas costas dizendo “aqui te amamos mais” vem pra cá aqui é melhor! Cuidado! Quem te chamou foi Deus, não saia da sua posição para seguir a homens!
3. SEJAM SÓBRIOS E VIGILANTES. - Cuidado! Debaixo dessa revelação devemos seguir confiantes na fé e sóbrios em tudo, pois satanás nos ronda como um leão querendo nos tragar, e às vezes as artimanhas dele vão de encontro com nossa “fome”, sim a fome das nossas almas (mundo, amizades, carências, relacionamentos, cargos na igreja, fome, futuro), mas vigie, e olhe as brechas, fechem elas, vigie e ainda mais: “Não troque o melhor de Deus na sua vida pelo prato de lentilha”.
Faça como diz a bíblia: “Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal” (Pv 3:5-7).
Conclusão: Esaú certamente não tinha noção daquilo que estava abrindo mão, ao vender sua primogenitura (Na ausência do pai o filho primogênito era revestido de autoridade; sua posição era inferior apenas a de seu pai; herdava uma dupla herança em relação a qualquer outro filho (2 Rs 2:9); Entre os reis a primogenitura garantia ao primogênito a sucessão do governo de seu pai; tinha direito a uma benção especial a ser proferida pelo pai; liderança na adoração a Deus e no caso de Esaú teria direito à benção Abrâmica (Gn 12:2-3,7). A mesma ignorância também pode ser manifestada pelo cristão, herdeiro da nova aliança quando despreza seus privilégios por causa de desejos carnais. O valor da nossa primogenitura excede a qualquer prazer ou bem terreno/prato de lentilhas (namorado, emprego, carro, etc). Esaú acabou trocando a sua primogenitura, pelo prato de lentilhas, pois estava faminto, e não quis esperar. Ele não deu valor a promessa que Deus tinha derramado sobre a vida dele, ele foi imediatista e só focou no aqui e agora sem pensar no amanhã. Amados não troque um banquete, por um prato de migalhas, sigam esperando em Deus, e abertos para o que Ele tem para a vida de cada um de nós. amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário