sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Deus, não vê como o homem vê!


Deus, não vê como o homem vê!
Texto bíblico: 1 Samuel 16:7
Introdução:
Deus não se concentra em nossa aparência externa. É o que está no nosso interior que importa para Ele. A Escritura nos diz que a nossa beleza não deve vir do adorno externo, como penteados sofisticados e o uso de joias de ouro ou roupas finas, que chamam a atenção para nós. Não estou falando para você não usar estes adornos. O que estou tentando lhe falar que isto para Deus não terá importância alguma. Para Deus, a beleza deve vir de dentro e deve consistir de um espírito manso e tranquilo. Esta beleza tem grande valor diante de Deus. (1 Pe 3:3-4). Muitas vezes nós olhamos para o que podemos ver do lado de fora – beleza, talento, fama etc., mas Deus olha diretamente para o coração – os motivos, intenções e caráter. Infelizmente vivemos em um mundo superficial onde as pessoas julgam pela aparência. Nós gostaríamos de dizer que isso é algo que não fazemos e que olhamos além do que está no exterior, mas praticamente todos nós somos muitas vezes influenciados pela aparência. Mesmo o profeta Samuel foi influenciado pela aparência física. Ao encontrar o primeiro filho de Jessé, Eliabe, ele assume imediatamente que certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei.” (1 Sm 16:6). Como podemos ver, da perspectiva de Deus, a aparência não é a melhor maneira de julgar uma pessoa. Precisamos ter muito cuidado porque a aparência exterior pode ser muito enganadora. Há pessoas neste mundo que muitos consideram bonitas por fora, mas seu interior não corresponde a sua beleza exterior temporária. “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira, mas a (pessoa) que teme ao Senhor, essa será louvada.” (Pv 31:30).
O profeta Samuel pede que chamem Davi na sua presença... Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o"... Sabe irmãos... “Onde o homem viu um menino Deus encontrou um rei. E não foi qualquer rei, foi um rei segundo o Seu coração!”
Irmãos tudo o que fizermos para obra de Deus tem de estar sob a direção do Espírito Santo. Este nos capacita para fazermos qualquer obra no Reino de Deus. Para qualquer empreendimento no Reino de Deus, devemos executá-lo sob a capacitação do Espírito. À luz do livro de Atos dos Apóstolos, o Batismo no Espírito Santo é a capacitação divina para o empreendimento da evangelização.
Olha que interessante. Você sabia que o conceito de unção é do Antigo Testamento? destinava-se a sacerdotes e reis, para que estes exercessem com êxito suas funções e ministérios (Êx 40:13-15;1 Sm 9:16); profetas também eram ocasionalmente ungidos, segundo a determinação divina (1 Rs 19:16). A unção do rei Davi, por intermédio de Samuel, é uma declaração da escolha divina para cumprir seus propósitos. Como um ato ordenado por Deus, a unção passou a simbolizar o derramamento do Espírito do Senhor sobre a vida de Davi.
DAVI ANTES DE SER REI ERA UM SERVO FIEL!
Davi era muito jovem quando recebera de Jessé, seu pai, a incumbência de cuidar das ovelhas da família. Apesar de importante, esse trabalho aparentemente simples, era negligenciado por seus irmãos. Mas, por incrível que pareça, foi justamente esse serviço que deu a Davi a capacidade de tornar-se um grande líder, e mais tarde, o rei de Israel. Davi era capaz de arriscar a própria vida por uma ovelha (1 Sm 17:34,35). Sua dedicação e responsabilidade eram suficientes para que Deus o tornasse pastor das ovelhas da casa de Israel.
A despeito de ter sido ungido rei, o homem que era segundo o coração de Deus, continuou fiel na tarefa de apascentar as ovelhas de seu pai. Essas características não são vistas em todas as pessoas que servem a Cristo. Mesmo sabendo que Deus o escolhera para sucessor do trono de Saul, Davi nunca se negou a dedilhar sua harpa perante o rei. Tocava-a com tanto desvelo e dedicação, que recebera do perturbado monarca, amor, amizade e benevolência. Sem nunca reivindicar a posse do que era seu, o futuro líder de Israel fazia tudo o que lhe vinha às mãos, apenas confiando no Senhor (Ec 9:10).
No tempo determinado, o Senhor ordenou a Samuel que fosse à casa de Jessé, o belemita, ungir um novo rei (1 Sm 16:1). Aparentemente, o critério seria o mesmo utilizado na escolha de Saul: o candidato teria de ser o mais belo, mais alto e mais elegante jovem da região. Tendo isso em mente, Samuel estava certo de que o escolhido do Senhor era Eliabe, o filho mais velho de Jessé (1 Sm 16:6,7). Por sua vez, o próprio Jessé, não tinha dúvida de que Abinadabe seria o eleito, ou quem sabe Samá… Ambos estavam enganados!
“Porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (v.7). O Altíssimo não se preocupa com a aparência externa do homem, mas observa seu caráter impoluto, irrepreensível e santo. Por isso escolhera o pequeno Davi. Mais o que tinha Davi de especial para que Deus lhe dispensasse tanta estima e consideração? As características de seu caráter revelam que ele era um homem que amava a Deus acima de todas as coisas, e nEle cria de todo o coração. Davi tinha um Coração de servo, tinha Humildade, tinha Sinceridade, tinha uma Dependência de Deus, tinha Coragem e tinha Gratidão. E você tem tudo isto?
Conclusão: Davi, o homem segundo o coração de Deus, conhecia ao Senhor pelo fato de andar em sua presença. Ele, assim como o patriarca Jó, conhecia o Senhor por experiência própria e não porque ouviu falar dEle (Jó 42:5). Isto fez a diferença na vida do salmista e, com certeza, fará também na vida daquele que anda com Deus nos dias atuais. Para ser um homem ou mulher segundo o coração do Altíssimo é necessário conhecê-Lo e viver intimamente com Ele, obedecendo-o em tudo!
Davi ainda era um menino quando recebeu a promessa de que seria o rei de Israel. Ele passou por coisas inimagináveis até herdar o trono e mesmo com tantas lutas ele continuou crendo na Palavra que recebeu. Irmão, continue crendo na Palavra que Deus! As promessas de Deus se cumprirão em tua vida e através da tua vida. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário