Vencendo as Tentações!
A tentação é um convite para o pecado. Ela faz o pecado parecer irresistível, desejavel, bom... e muitos acabam caindo nessa cilada. Como seria bom caminhar sem ser tentado, não é mesmo? Mas a bíblia nos ensina como nos fortalecer para não cair em tentação, e se formos tentados, assim como Jesus vencer a tentação. Vamos ver alguns estratégias para vencermos a tentação!
Vigiando e Orando (Mt 26:41 "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.") – é preciso estar sempre vigilante, orando a Deus e pedindo ajuda a Ele para vencer as tentações. Dedique seu tempo as coisas de Deus. Quando nossa mente está cheia da Palavra de Deus, não haverá espaço para o pecado.
Diga não! (Tg 4:7 “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês”.) – ser tentando não é pecado, mais cair em tentação é. Muitas pessoas não sabem o que fazer quando a tentação chega, e acabam pecando. Entenda que Deus não vai tirar todas as tentações da sua vida, mas Ele vai te ajudar a Resistir. A primeira coisa a se fazer é identificar qual é a tentação e dizer NÃO!
Fuja da Tentação! (1Co 6:18 “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo”.) – tem algumas tentações mais fáceis de resistir e outras não. Por isso, a própria bíblia nos ensina a fugir delas, principalmente das mais perigosas. Se você sabe que vai pecar, evite e remova da sua vida o que te leva a tentação... FUJA!!!
Peça perdão a Deus! (Sl 32:5 “Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões", ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.) – algumas vezes, você não resistirá a tentação e irá pecar. Não desanime por isso! Peça perdão a Deus, e Ele irá perdoar (se houver arrependimento). É importante reconhecer sua fraqueza! Continue lutando contra isso e Deus irá te fortalecer. Amém
A tentação é uma realidade com a qual todo cristão, em algum momento, irá se deparar. Não existe ninguém que seja imune à tentação, pois até mesmo Jesus, o homem perfeito, foi tentado. A resposta a tentação não é, portanto, negá-la, mas enfrentá-la à Luz da Palavra de Deus.
Lucas 4:1-13 “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. O Diabo lhe disse: "Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão". Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem'". O Diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: "Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se me adorares, tudo será teu". Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'". O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: " 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para o guardarem; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra'". Jesus respondeu: "Dito está: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'". Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna”.
Nesse texto que lemos de Lucas, perceba a sutileza do Diabo em tentar o Filho de Deus em um momento de extrema carência e necessidade física, e como o Filho do homem, o derrotou ao dizer “NÃO” a cada uma de suas propostas.
Jesus enfrentou a tentação e derrotou Satanás!
Tentação, é uma realidade humana. Jesus, como Deus não podia ser tentado, mas como homem, sim (Jo 17:5; Hb 2:17). No ministério da encarnação, Jesus não perdeu sua natureza divina, nem tampouco os atributos da divindade, mas, como diz a tradução americana de Philips, Ele “abdicou de seus privilégios” (Fp 2:7). Como homem, Ele foi tentado em todas as coisas assim como nós, porém, não transgrediu (Hb 4:15).
Algo bem interessante neste texto de Lucas, é que Cristo foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Jesus, em sua condição humana, foi capacitado pelo Espírito Santo para enfrentar Satanás.
A vitória de Jesus sobre a tentação é também a nossa vitória. Todos os que estão em Cristo também podem, sim, vencer a tentação (1 Co 10:13 “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar”.).
Jesus deixou bem claro que a tentação pode ser vencida por meio da Palavra de Deus. Sem o devido emprego da Palavra, o cristão não pode vencer o pecado e a tentação.
Conclusão: Precisamos reconhecer que, mediante a Palavra de Deus, nós podemos resistir qualquer sedução que Satanás nos apresente. Precisamos colocar a Palavra de Deus em nossas mentes e corações (alma). Precisamos meditar nos versículos memorizados de dia e de noite e trazer a memoria estes versículos no momento em que formos tentados. Precisamos reconhecer e obedecer ao impulso do Espírito Santo para obedecer a Palavra de Deus... Assim como Jesus precisamos se firmar na Palavra de Deus para vencer Satanás... Amem
Nenhum comentário:
Postar um comentário