sábado, 19 de novembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: JESUS, o incomparável!

JESUS, o incomparável!
Texto: João 7:46
Introdução:
Alexandre, o Grande, certa vez disse a Bertrand, um de seus oficiais: “Conheço os homens”. E digo-lhe que Jesus Cristo não foi apenas um homem. As mentes superficiais veem certa semelhança entre Cristo e os fundadores de impérios e os deuses de outras religiões. Mas essa semelhança simplesmente não existe. Nos santuários pagãos, guerra entre os deuses, esculturas imóveis, eles tem provocado um perfeito caos entre os mortais. Mas não acontece assim com Cristo. Nele tudo me provoca admiração. Seu espírito me avassala, sua vontade me confunde. Entre Ele e qualquer outra pessoa do mundo não é possível qualquer termo de comparação. Ele é verdadeiramente um Ser em si mesmo. Bertrand, “se você não percebe que Jesus é Deus, muito bem, nesse caso eu errei quando fiz de você um general.” Entender a pessoa de Cristo é um dos maiores desafios à raça humana, porque Cristo é simplesmente incomparável. Mesmo nos evangelhos, onde encontramos a legítima fonte sobre a pessoa dEle, há sempre um profundo questionamento sobre quem é Jesus. Uma das perguntas mais frequentes é esta: Quem é este?
Os escribas e fariseus ficavam atônitos com a personalidade de Cristo: E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? Lc 5:21
Os que estavam com Ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? Lc 7:49
Os próprios discípulos manifestavam medo e admiração diante de Cristo: Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem? Lc 8:25
Herodes, o grande rei mostrava-se visivelmente ameaçado pelo que ouvia dizer de Jesus: Herodes, porém, disse: Eu mandei decapitar a João; quem é, pois, este a respeito do qual tenho ouvido tais coisas? E se esforçava por vê-lo. Lc 9:9
O povo de Jerusalém vendo o alvoroço dos discípulos de Jesus perguntava:
E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? Com certeza, não pode ter havido personalidade mais extraordinária na história que a de Cristo. Ninguém jamais pode ficar indiferente a Jesus Cristo. Você pode amá-lo, adorá-lo e admirá-lo. Você pode odiá-lo, desprezá-lo, persegui-lo, mas jamais ficar indiferente a Ele. Todos terão que se posicionar sobre Cristo.
O que os homens disseram dele no evangelho?
Os Judeus diziam que Jesus era endemoninhado, João 8.52; Os fariseus diziam que Jesus era um pecador como outro qualquer, João 9:24; Os sacerdotes diziam que Jesus era um enganador, embusteiro do povo, João 7.12; Mateus 27.63; O povo dizia que ele era o retorno de João Batista, outros Elias, outros Jeremias, ou algum dos profetas mais conhecidos. Até mesmo os discípulos pensaram que Jesus fosse um fantasma quando Ele apareceu no meio da noite andando sobre as ondas bravias do mar. Mateus 14.26
Mas hoje quero convidar a cada um de vocês a darem a sua própria resposta. Certa vez Jesus perguntou aos seus discípulos: Mas vocês, o que vocês pensam do Messias? Se a essência da fé cristã é seguir a Cristo, quem é esse a quem servimos e adoramos? Mas antes que você possa responder a pergunta, quero lhe apresentar um retrato simples, porém fidedigno, dessa personalidade incomparável que é Jesus Cristo. Mas quero adverti-lo antes de tudo, que é imprescindível uma atitude de humildade para entender Jesus. Estamos diante da pessoa mais bela, moralmente perfeita e gloriosa que a raça humana jamais viu. Ele é a imagem do Deus invisível, portanto, Jesus é o mais próximo de Deus que podemos chegar. Tire as sandálias dos pés do seu orgulho e caminhe humildemente por uma terra santíssima até que chegue aos pés do Cristo Incomparável.
Olha o Jesus testemunho de Si mesmo, e confira se Ele não é incomparável:
"Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede" (João 6.35).
"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida" (João 8.12).
"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem" (João 10.9).
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (João 10.11).
"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11.25).
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6).
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor" (João 15.1).
Conclusão: Jesus, o homem incomparável, que sempre nos surpreende. Os discípulos andavam com Jesus, comiam com Ele, viam as suas maravilhas, ouviam os seus ensinamentos, mas eles não conheciam a Jesus em sua totalidade, nem o seu potencial, a ponto de se maravilharem com o seu poder, e perguntarem: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Jesus na sua humanidade, como homem ele é incomparável. No decorrer dos tempos e épocas, a história registra vários nomes de homens que se destacaram e deixaram um legado para as futuras gerações. Porém, apesar dos seus feitos, fama, nome e renome, eles jamais serão igualados ou comparados com Jesus Cristo. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário