sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Desistir não é uma opção!

Desistir não é uma opção!
Texto Bíblico: 2 Co 4:16-18

Quantas vezes você já pensou em desistir? Já se sentiu desanimado, desmotivado e sem esperança? Há momentos em nossas vidas que pensamos que é hora de parar, de deixar de lado e não lutar mais... Os cristãos da igreja primitiva também se sentiram assim. Eles estavam sofrendo perseguições, e como nós, precisavam de uma palavra de ânimo, de algo que reacendesse a esperança, a fé deles. O livro de Hebreus foi inspirado pelo Espírito Santo e foi escrito não só para trazer à memória dos discípulos de Jesus tudo o que o Senhor já tinha feito e para abrir a visão para as recompensas que estavam por vir. Mesmo em meio a lutas, perseguições e privações (II Co 4:8), a igreja primitiva perseverou. Muitos discípulos pagaram um preço alto por servir a Jesus, mas aqueles que não desanimaram e nem desistiram foram recompensados, alcançaram as promessas e foram vitoriosos! Esta também pode ser a sua história! Deus tem uma trajetória de sucesso para você seguir, só depende de você. Entregue seus desafios e sonhos àquele que pode torná-los realidade: Jesus Cristo, o Senhor dos Senhores!
Você sabia que o espírito de desistência é um dos grandes males que tem assolado, não somente a Igreja de Cristo, como toda a sociedade? Casamentos desfeitos, filhos abandonados, estudos não concluídos, responsabilidades esquecidas e, o pior de tudo: a comunhão com Deus deixada de lado. Muitas pessoas desistem por não confiarem em si mesmas e acreditarem que não conseguiram vencer as barreiras que a vida apresenta. Você já se sentiu desmotivado e com vontade de desistir de tudo? Saber que Jesus nos ama e que Ele morreu por nossas vidas é importante, pois passamos a nos ver com outros olhos, com os olhos de Deus. Jesus não desistiu de você quando estava no monte Getsêmani e o diabo tentou levá-lo a desistir da cruz. Ele nos ama tanto, mas tanto que se entregou por nós. ELE NÃO DESISTIU DE VOCÊ E NEM DE MIM!
Quais são os fatores que podem fazer com que uma pessoa desista de objetivos e alvos em sua vida? Saiba que para cada fator há uma palavra de perseverança na bíblia para a minha e a tua vida!
Se for medo…a Palavra de Deus diz: “que o verdadeiro amor lança fora todo o medo! ” 1 João 4:18
Se for fraqueza…a Palavra de Deus diz: “quando estou fraco, aí é que eu sou forte! ” 2 Coríntios 12:10
Se for cansaço…a Palavra de Deus diz: “Vinde a mim você que está cansado e Eu vos aliviarei! ” Mateus 11:28
Se for enfermidade…a Palavra de Deus diz: “Eu vim para os doentes! ” Marcos 2:17
Se for a morte…a Palavra de Deus diz: “Aquele que crê em mim ainda que morra viverá! ” João 11:25
Se for fome…a Palavra de Deus diz: “Eu sou o pão da vida! ” João 6:48
Se for sede…a Palavra de Deus diz: “Eu sou a fonte de vida eterna! ” João 4:14
Quando se sentir fraco e com vontade de desistir por não achar que conseguirá vencer as lutas, não desanime, mas tenha a certeza que o Senhor Jesus estará sempre ao seu lado e que cada luta sua é a luta do Senhor, o salmista diz em Salmo 35:1 “Pleiteia, SENHOR, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim. ”
Quando perseverarmos no Senhor e não desistirmos alcançaremos a vitória em Cristo!
Conclusão: Hebreus 12:3 “Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma”. Tudo o que fizermos ou sofrermos não se compara com o que Jesus enfrentou por nós (Rm 8:18). Por isso podemos continuar sabendo que a vitória vem de Deus (Rm 9:37). Para tudo na vida precisamos tomar uma decisão, e esta decisão está intimamente ligada com o desafio de não desistir. Se hoje você não desistir de mudar sua vida, de curar suas feridas, de tratar seus traumas, de cuidar de sua saúde física e espiritual, Deus também pode fazer de você um canal para salvar uma vida, uma comunidade inteira. E o primeiro passo está em uma decisão de entregar-se a Jesus. Não desista de seus sonhos, não desista de sua família, não desista de sua esposa (O), não desista de seu filho, mesmo que você ache que já lutou de mais, contra as drogas que o aprisionam. Não desista!
“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. 2 Co 4:16-18
O texto que acabamos de ler diz: “Por isso não desfalecemos...” o segredo da vitória é não desanimarmos diante das circunstâncias, é não perder a fé, é permanecer inabalável, petrificado diante de Deus. “Os que confiam no Senhor serão como o Monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl 125:1). amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário