sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: O Viver Cristão!

O Viver Cristão!
Texto Bíblico: 1 Tessalonicenses 4:1-12

O apostolo Paulo exorta aos cristãos tessalonicenses a uma vida digna de Filhos de Deus, e dá três pilares básicos dessa vida. Se eles forem mantidos, haverá o ambiente propício para a confraternização universal, como é a vontade de Deus: todos os homens se tratarem com amor e respeito. Antes de entrar na exortação dos três pilares quero lhe dizer que tudo isto é para as nossas vidas hoje. Jesus disse: “...porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos”. Mateus 23:8.
VIVER COM DIGNIDADE (vv. 1-8): Paulo faz um apelo à vida digna de Filhos de Deus, conforme Cristo nos veio ensinar aqui na Terra. O mestre resume sua doutrina na palavra AMOR. Amor na vertical, para cima, na direção de Deus, amor no horizontal, para os lados na direção do próximo. Ele resumiu assim toda a Lei: “Amarás ao SENHOR teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas”. Mateus 22:37-40.
Eis a grande dificuldade da vida: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo. Primeiro precisamos olhar a nós mesmos com dignidade, vendo-nos como criatura de Deus, ou Filhos de Deus, imagem do Criador, e devido a misericórdia de Deus merecedores do Amor que O levou a dar a vida de Seu próprio Filho Jesus para salvação do homem, daquele que nEle vier a crer. E desta mesma maneira precisamos olhar para o nosso próximo com um olhar de misericórdia. Amados não somos merecedores de nada, aliais merecemos a “morte”... Mas recebemos a misericórdia de Deus. Amém
Precisamos viver segundo os preceitos de Deus (vv. 1-2): assim agradaremos a Deus. O apostolo Paulo exorta e roga a andar e viver assim. Quanto mais os homens andarem nos caminhos de Deus o mundo será mais fraterno e feliz. Os males do mundo procedem de não estarmos nos caminhos de Deus. O salmista diz: “Bem Aventurado todo aquele que tem ao SENHOR e anda nos seus caminhos (...) feliz será a irá bem (...) será abençoado (...)” Sl 128:1-4,
Viver em santificação (vv. 3-5): a palavra santo quer dizer separado; consagrado a Deus; fiel a Deus; íntegro no Senhor; honrado no Senhor; puro; limpo; bem relacionado com Deus. Viver em santificação é procurar um viver SANTO, separado do pecado. “Vivemos no mundo, mas não pertencemos a este mundo” Fp 2:15. O homem que procura viver com esse tipo de vida; isto é, uma vida de santificação, procura agradar a Deus, e consequentemente, se relacionará melhor com o seu próximo. O apostolo Paulo enfatiza: “Esta é a vontade de Deus (...) a vossa santificação”. Essa santificação inclui: a abster-se da prostituição; levar uma vida consagrada e honrada; e não seguir a concupiscência da carne. Em Hebreus 12:14-16 lemos: “Segui a paz com todos, e santificação sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus... e ninguém seja devasso, ou profano (...)”. Seguindo a Deus que é Santo, o homem se santifica, e pode ser aquele vaso de honra que levará aos outros o conteúdo da filiação a Deus, um conteúdo de luz, paz e santificação.
Viver em amor, trabalhando e servindo (vv. 9-12): Deus, o criador é amor (1 Jo 4:8). Aquele que não ama a seu próximo não está vivendo em comunhão com Deus. Por amor o Pai criou, resgatou e sustenta o homem. Mas, frise que Deus é justiça também, e o amor de Deus é justo e santo. O amor de Deus não significa em hipótese alguma passar a mão na cabeça de ninguém, ou aceitar calado os pecados das pessoas rebeldes. Saiba que Deus ama a toda a obra da criação, mas, especialmente ao homem coroa da criação, feito semelhante a Ele, porque o Criador quis um ser capaz de amá-Lo e ser Dele amado. Ele diz: “com amor eterno te amei... com benignidade ter atrai”. Jr 31:3.
Quando o homem se desgarrou e divorciou-se do Criador, o Senhor o buscou com terno amor (Rm 5:8; Jo 3:16). Seu Filho Jesus Cristo, morreu por amor, para nos fazer “sacerdócio real, a nação santa, povo adquirido”. E o mandamento do Deus de amor foi: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei a vós, para que também vós vos ameis uns aos outros”. Jo 13:34
Se estamos entendendo o que o Espirito Santo está nos revelando neste momento creio que seremos movidos a trabalhar e a servir a Deus e ao nosso próximo.
Paulo apela para que trabalhemos em nossos próprios negócios (v. 11), ou seja, trabalhar; que possamos andar dignamente (v. 12) e tenhamos com que suprir nossas necessidades. O que Paulo quer dizer é: Quem cuida de sua vida, não tem tempo para se intrometer na vida dos outros. Toda intromissão fere o principio de respeito a dignidade pessoal do outro e à sua liberdade. Quem trabalha e serve, está construindo um amanhã melhor. Quem olha a carência do próximo, com anseio de supri-las é sempre um obreiro de Deus. (Mt 5:5-9).
Conclusão: Uma vida cristã é a que se desenvolve a partir da salvação por Jesus e do atendimento às instruções de Cristo. A nossa maneira de viver, portanto, deve-se ajustar-se a proposta de Cristo, que está na Bíblia, e não o contrário. É por esta razão que o apóstolo Paulo exorta "no Senhor Jesus" e acrescenta: "aquele que rejeita estas coisas [isto é: as instruções de Jesus] não está rejeitando o homem, mas a Deus". (1 Ts 4:1 e 8)
Jesus era conhecido como amigo de pecadores e não teve problema algum em comer com cobradores de impostos. Precisamos aprender a estar no mundo sem ser do mundo.
Em Romanos 1, Paulo diz que o evangelho de Jesus Cristo é o poder que nos salva, com o evangelho sendo a boa notícia de que todos os que creem nEle terão vida eterna. Quando entramos na vida cristã pela fé nestas boas novas, vemos nossa fé crescer à medida que conhecemos cada vez mais sobre o Deus que nos salvou. De fato, o evangelho de Cristo revela Deus a nós enquanto vivemos para nos aproximar dEle mais a cada dia. Romanos 1:17 diz: "visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé." Então, parte da vida cristã consiste na leitura diligente e do estudo da Palavra, acompanhada de oração por compreensão e sabedoria e por um relacionamento mais próximo e mais íntimo com Deus através do Espírito Santo. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário