sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: O que você tem pedido a Deus?

O que você tem pedido a Deus?
Texto Bíblico: 2 Crônicas 1:7

Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo, em 2 Crônicas capítulo 1, creio que o autor Esdras mostra uma panorâmica do inicio do reinado do rei Salomão e suas primeiras providências como rei. Pelo que o texto sugere, ele estava meio sem saber o que fazer e sentindo o peso da responsabilidade de estar adiante do povo de Deus. E nós será que temos este mesmo temor que o rei Salomão teve, ou8 achamos que somos autossuficientes? O rei Salomão teve humildade de pedir a orientação, a capacitação e a ajuda de Deus. Isto nos leva a refletir sobre: O que temos pedido a Deus? Nossos pedidos condizem com a vontade de Deus?
O Senhor conhece nossos corações, conhece nossas vidas, sabe exatamente quantos fios de cabelos temos! Ele é o único que sabe aquilo que realmente precisamos e, por isso devemos confiar em Seus Planos! Na próxima live Palavra Amiga iremos abordar este tema. Voltando ao nosso assunto de hoje, sabe tudo isto que estamos aprendendo hoje, Salomão havia aprendido com o seu pai o rei Davi. Ele sabia que quando conhecemos a Deus de forma mais profunda, íntima e entregamos nossas vontades de fato a Ele, passamos a compreender melhor Seus Planos e nosso coração passa a desejar aquilo que realmente importa para cada momento que estamos vivendo.
“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia”. Salmos 37:3-6
Esta passagem nos ensina que quando confiamos no Senhor, praticamos o bem e temos prazer nEle, Ele atenderá os desejos do nosso coração. E nunca se esqueça, Deus sonda os nossos corações!!!
Analisando tudo isto podemos compreender como o rei Salomão conseguiu em sua oração, fazer um pedido que agradasse a Deus? E uma das perguntas de hoje é nossas orações tem agradado a Deus?
Olha que importante, o rei Salomão pediu algo que agradou a Deus. Pois, quando o Senhor falou que ele, Salomão, poderia pedir o que quisesse. Você já parou para pensar e se colocar no lugar do rei Salomão? O que você teria pedido nesta hora? Salomão escolheu pedir SABEDORIA E CONHECIMENTO e não é só isto, ele pediu algo com PROPOSITO. Ele não pediu a sabedoria do mundo e nem conhecimentos ocultos, mas a SABEDORIA E CONHECIMENTO DE DEUS PARA CUMPRIR OS SEUS PROPOSITOS aqui na Terra. Ou seja, o proposito do pedido de Salomão era ter capacidade de conduzir o povo de Deus. Agora você sabe qual foi a consequência de Salomão fazer um pedido para honrar e glorificar ao Nome do Senhor, um pedido para cuidar e zelar do povo de Deus?
Salomão não só teve seu pedido atendido, como recebeu de Deus muitas outras bençãos. Salomão soube pedir algo tão precioso para o momento que ele estava vivendo, pois ele havia assumido o reino de seu pai Davi. Que assim como Salomão possamos ter um relacionamento profundo com o Espírito Santo de Deus para assim, sabermos os propósitos pelos quais fomos criados e chamados pelo Senhor. Salomão pediu algo totalmente relacionado a nova identidade de REI que ele havia assumido. E em Apocalipse 1:6 diz: “E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém”. Portanto, assim como Salomão possamos pedir algo relacionado com a nossa NOVA IDENTIDADE, em Cristo Jesus! Amém
O rei Salomão aprendeu com seu pai Davi que era preciso iniciar o seu próprio relacionamento com Deus. Seguindo os conselhos de seu pai Davi, que lhe foram passados e vendo a vivência de seu pai de adoração a Deus, Salomão entendeu que o TEMOR A DEUS e a intimidade com Ele deviam ser sua prioridade. Em provérbios 9:10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”. É esta sabedoria e este conhecimento que Salomão pediu a Deus em sua oração. Em cima deste ensinamento de Davi ao seu filho Salomão, eu te pergunto O que você tem ensinado ao seu filho (a)? É importante entender que este relacionamento com Deus foi sendo criado dia a dia e como resposta satisfatória a atitude do rei Salomão, o Senhor Deus aparece a ele, durante a noite, e lhe disse o seguinte: “Peça-me o que quiser, e Eu lhe darei”. Deus deu carta branca a Salomão para fazer qualquer pedido. Volto a te perguntar: O que você teria pedido a Deus? Olha que grande oportunidade, não é mesmo. O reinado de Salomão não poderia começar melhor. Mas Salomão surpreendeu no pedido: “Dá-me Sabedoria e Conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem pode governar este Teu grande povo?” Irmãos, infelizmente muitas das nossas orações são fúteis e medíocres, terrenas e carnais, egoístas e interesseiras. Salomão nos ensina que uma das maiores dádivas que o Senhor Deus pode nos conceder, é a graça de compreender a Ele e ao Seu Reino. O pedido de Salomão em sua oração vislumbrava algo maior, mas extenso, profundo e significante. Visava as Promessas de deus feitas a Israel e ao seu pai Davi. Promessas que se referiam a REDENÇÃO DE TODO O POVO!
Seu pedido de sabedoria e conhecimento a Deus o colocou como parte fundamental no Plano do Senhor para Israel e todas as nações. Precisamos aprender com o rei Salomão a orar a Deus sobre coisas profundas, magnificas. Sobre propósitos maiores e mais intensos do que simplesmente dinheiro, saúde, roupas, filhos, etc.
“Pede-me o que queres que, Eu te dê!”
Que a nossa resposta não vise a nossa necessidade apenas, mas a do povo de Deus. Que possamos ter em nossas vidas e em nossas mentes uma atitude ou disposição mental que esteve com Salomão. Que possamos crer que Deus atende a necessidade do povo – juízo e justiça e ainda as nossas necessidades, de forma maior do que pedimos, sonhamos ou imaginamos – riqueza, fama, sabedoria. (EF 3:20). Que possamos entender de forma definitiva que Deus se agrada quando deixamos o egoísmo e passamos a pensar na coletividade... Ele amou a resposta de Salomão porque ele não foi egoísta. Que possamos compreender que precisamos da sabedoria do alto, isto é, que precisamos de Jesus Cristo, a nossa verdadeira sabedoria, loucura para o mundo.
Deus apareceu a Salomão, o filho de Davi e lhe disse que pedisse o que quisesse. Deus Pai também deu ao filho de Davi, Jesus Cristo, todas as coisas. Porque o Filho de Deus deu a sua própria vida por causa de Seu Povo!
Conclusão: creio que ficou bem claro que o rei Salomão não pediu a sabedoria para si mesmo no sentido de tornar-se o homem mais sábio do que qualquer outro homem, mas a sua sabedoria tinha um objetivo especifico para que ele pudesse sair e entrar perante o povo a fim de poder julgá-lo com justiça e equidade. Ter a sabedoria de Deus em todas as nossas decisões evitaria muitos problemas e nos faria chegar aos nossos objetivos muito mais rapidamente, não é? A boa noticia é que ela não é exclusiva de Salomão! Você pode adquiri-la pedindo-a a Deus e investindo seu tempo na comunhão com Deus.
Deus quer nos conduzir em todas as etapas da nossa vida, Ele tem prazer em nos conceder vitória e nos ver indo bem em todos os nossos caminhos. Temos direito à Sabedoria de Deus! Vamos pedir e buscar um relacionamento mais profundo com Deus para que Ele nos direcione! Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário