quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Confie em Deus, o SENHOR!

Confie em Deus, o SENHOR!
Texto Bíblico: Salmos 37:3-6

Muitos de nós gastamos muito tempo tentando imaginar como podemos obter bênçãos para nós mesmos. As pessoas às vezes passam a vida inteira tentando realizar o que consideram ser importante, nunca confiando em Deus ou deixando que Ele as conduza. No final, isso as deixa deprimidas e insatisfeitas. O Salmo 37:3 diz, Confie no SENHOR e procure fazer o bem… Deus não nos criou para sermos egoístas ou focados em nós mesmos o tempo todo. Ele quer que cada um de nós semeie a boa semente, procurando ajudar os outros. E fazer o bem traz muita satisfação porque nos sentimos bem ao fazer a diferença. Também abre a porta para Deus abençoar você de um modo maior. Confie em Deus para trazer as bênçãos certas para sua vida. Enquanto você espera pelo Seu tempo perfeito, mantenha-se ocupado ajudando os outros. Você realmente vai se sentir aliviado quando não estiver pensando em si mesmo o tempo todo. Ao se manter ocupado em fazer as coisas boas que você sabe fazer, Deus irá abençoá-lo fielmente e atender às suas necessidades. Confiar em Deus é uma das maiores necessidades do ser humano nos dias de hoje. Em um mundo extremamente estressante e inseguro, colocar a confiança no Senhor é muito mais que simbolismo, é uma necessidade real e urgente.
Na Bíblia, existem várias passagens e narrativas de personagens que confiaram totalmente no Senhor. No geral, a confiança em Deus se revela quando estamos em situação de extrema fragilidade ou desesperança. Se queremos saber de fato o que significa confiar em Deus, precisamos de refletir nas situações mais difíceis que vivemos. No livro de Salmos, temos muitos exemplos de salmistas que, em situação de guerra e/ou desespero, declaravam que confiavam em Deus. Falando em guerra, aqueles que não conheciam a Deus confiavam em seus armamentos. No Salmo 20, Davi declarou que “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus”. Essa é a experiência de quem tem Deus como fonte de confiança e apoio. Por mais que o rei Davi tivesse um exército armado e competente, sua atitude em relação à guerra não era arrogante. Foi assim que ele enfrentou o gigante Golias, quando ainda era muito jovem. Como servo de Deus, Davi reconhecer que o controle de tudo está nas mãos de Deus. Quando depositamos nossa fé nEle, assumimos que ainda que tenhamos as ferramentas para agir em nosso dia-a-dia, é Deus quem permite ou decreta aquilo que vivemos. Portanto, confiar em Deus é deixá-lo fazer sua vontade e submeter-se a ela. Outro exemplo fantástico de confiança é do apóstolo Pedro, quando foi convidado por Jesus a “andar sobre as águas”. Quando Pedro saiu do barco e começou a pisar no mar de forma milagrosa, ele demonstrou profunda confiança de que Jesus era capaz de ajudá-lo. Se Jesus não estivesse ali do seu lado, certamente ele não arriscaria dar o primeiro passo. No entanto, o medo e a insegurança impediram Pedro de “ir além”: o discípulo então começou a afundar. A resposta de Jesus ao pedido de socorro de Pedro foi a melhor possível: “Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”” (Mt 14:31). A nossa falta de confiança em Deus vem da nossa carnalidade. Como possuímos uma fé vacilante e baseada em expectativas humanas, naufragamos em nossa confiança em Deus.
ENTÃO COMO POSSO CONFIAR EM DEUS? Se você achava que eu te daria uma fórmula fácil sobre o que significa confiar em Deus e como viver isso no dia-a-dia… Sinto muito, irmão (ou irmã)!
A confiança em Deus requer disciplina espiritual. É um exercício diário de entrega, oração e leitura da Palavra.
Para confiarmos no Senhor precisamos exercitar a nossa fé, com a perspectiva de centralizar em Deus toda nossa confiança. Mesmo quando achamos que o controle da situação está em nossas mãos, no momento em que entregamos nosso caminho as mãos do Senhor (como diz no Salmo 37:5), progressivamente adquirimos mais força e confiança nEle. A leitura da Palavra também, à medida que a confiança em Deus é basicamente um ato de fé. E de acordo com a Escritura, a fé vem do ouvir a Palavra… Portanto, agora que sabemos o que significa confiar em Deus, precisamos de orar, meditar e buscar sempre no Senhor. Mais importante do que saber sobre a confiança, precisamos praticá-la. Você está pronto (a)?
Conclusão: Confiar em Deus é o sinal visível de que nossa fé está saudável. Confiar em momentos de paz qualquer pessoa poderá fazer, mas a confiança legítima é quando a prova bate à nossa porta porque o medo e a confiança não caminham juntos. Ou você assume confiar, ou se associa ao medo. Confiar em Deus nos livra de um fardo enorme e cansativo. As inseguranças e ansiedade sobre o futuro já não podem mais nos atingir, aliviando a alma de preocupações desnecessárias. Se você ainda não conhece a leveza de acreditar nos planos do Senhor, nunca é tarde para dar o primeiro passo! Que começar agora? Orando comigo e declarando que você confia no Senhor! amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário