sábado, 21 de janeiro de 2023

Esboço de sermão pastor Euzebio: Como manter a Fé mesmo em tempo dificeis?

Como manter a Fé mesmo em tempo difíceis?
Texto Bíblico: Isaías 50:10 e Salmos 139:11-12

Para tentarmos responder está questão, vamos simbolizar os “tempos difíceis” como um “período de escuridão”. E quem não tem medo do escuro? A escuridão é a ausência de luz. Tudo fica às escuras até que a luz se manifesta. Se não tivermos a verdadeira luz, viveremos nas trevas. Mas, se tivermos em nós a luz que não se extingue, então jamais estaremos na escuridão total. Em Hebreus a bíblia diz que a “Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que “não veem”. Então o que eu quero falar com isto? Que mesmo que estejamos em meio a escuridão, temos a “certeza” de que a luz de Cristo nos guia para verdes pastos verdejantes. John MacArthur diz que a luz descrita pelo escritor de Hebreus inclui a convicção mais solida possível; a segurança dada por Deus acerca de uma realidade futura. Quando nos voltamos a Deus, Ele nos restaura à Plena Luz. Mesmo que em nossa insensatez criemos nossa própria escuridão, enquanto mantivermos um relacionamento pessoal com o Senhor, Sua luz em nos não poderá ser apagada. Não tenha medo do escuro! Em vez de olhar a escuridão como algo assustador, encare-a como um lugar precioso e maravilhoso para estar. Lógico que não estou falando isto para você se acomodar e achar que a escuridão é seu lugar para estar. O que eu quero dizer é para você aproveitar a oportunidade e se aproximar mais de Deus e de Seus propósitos em sua vida. Pois, quando tudo ao redor ficar mais escuro, a luz no seu interior ficará mais intensa. Está luz se chama Jesus Cristo, é ela que deve nos guiar em todo o tempo, bons e ruins. Deus falará com você e lhe dará iluminação exatamente onde você se encontra. Lembro quando o salmista diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra”. Deus quer que você estenda a mão, segure na mão dEle e dê cada passo com Ele. Quer que você descanse em saber que a luz que Ele lhe dá é suficiente para mantê-la em segurança no caminho.
Quando falo para você procurar olhar a escuridão (tempos difíceis) como um lugar precioso e maravilhoso para estar, quero me referir a preciosa oportunidade que temos de experimentar mais profundamente a presença do Senhor. Ninguém gosta de sentir dor, incerteza, conflitos ou frustrações. No entanto, os tempos de desafio e de miséria também têm seus aspectos positivos. Caminhar passo a passo com Deus exige que abracemos o momento com todas suas implicações. Quando você for tentado a sentir medo, frustração ou pânico, pare e veja que Deus está presente. Com Ele, você tem tudo de que precisa para o momento. Quando abraçamos a Deus, vemos as bênçãos que estão bem diante de nós! É maravilhoso quando aprendemos a olhar com a perspectiva de Deus... Deus vê o quadro completo, e quando abrimos nossos olhos para olhar o quadro completo, temos está perspectiva de Deus. Ai podemos ficar contentes exatamente onde estamos, não importa em que estado estejamos, porque Ele está conosco! Deus vê as situações que você enfrenta. O fato de você não puder ver o que vem pela frente não significa que Deus também não pode. Ele pode, e Ele vê! Se você tem Deus em sua vida, Ele é mais do que suficiente! “A graça do Senhor me basta...”
“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”. 2 Co 4:17-18
Quando Deus nos mostra uma nova direção, temos de deixar para trás o que conhecemos e estar dispostos a abraçar o desconhecido, confiando que Ele nos sustentará na jornada. Quando estiver atravessando momentos difíceis, aprenda a buscar a fartura do momento. Peça a Deus que abra seus olhos para todas as bênçãos que Ele preparou para você.
Quando as for encontrando, permita que se tornem fontes de água fresca. Coloque-as nos recônditos ressequidos de sua alma, nas regiões áridas do seu espírito, louve a Deus por todas elas, e sinta o chão firme no centro da vontade divina. Deus disse: - Eu irei com você e lhe darei a vitória... Êx 33:14.
Irmãos encontramos na bíblia várias histórias marcantes sobre fé e sobre o ensino da necessidade de confiar em Deus em todos os momentos, inclusive já ministrei várias vezes sobre o tema: Confiar em Deus, aqui na Live Palavra Amiga. Porém eu sei que nem sempre é fácil colocar isto em prática, não é mesmo? Então como manter a fé mesmo em tempos difíceis? Como já vimos ter fé é conseguir acreditar no improvável, ter esperança naquilo que não vemos e que não é palpável. Se “sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11:6, então temos a primeira ação a ser feita, orar a Deus pedindo que Ele aumente a nossa fé e a torne forte em todas as situações. Se até os discípulos de Jesus pediram que Ele aumentasse a fé deles (Lc 17:5), nós com certeza podemos e devemos fazer o mesmo pedido. Por isso, nos resta ter fé e confiar no poder d’Ele.
Também precisamos nos alimentar da Palavra de Deus. “A fé é pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus” Rm 10:17. Alimentar-se da Palavra de Deus é um dos principais caminhos para que sua fé possa crescer de forma saudável.
Conclusão: oro ao Espírito Santo que está ministração possa lhe ajudar a entender como manter a fé mesmo em épocas difíceis da vida. Momentos assim são inevitáveis na caminhada, mas lembre-se que você não está só! Aproveite o tempo de adversidade para se aproximar de Deus e confiar nas promessas que Ele tem para você. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário