sábado, 18 de fevereiro de 2023

Esboço sermão pastor Euzebio: Quem semeia vento colhe tempestade!

Quem semeia vento colhe tempestade!
Texto Bíblico: Oseias 8:1-7
Introdução:
existem alguns ditados, ou ditos populares, que a maioria das pessoas utiliza sem nem imaginar que procedem da bíblia. Você já ouviu dizer que é sábio economizar na época das vacas gordas? Isto vem da história de José, do livro de Gênesis, de um sonho do faraó onde havia sete vacas gordas sendo devoradas por sete magras, mostrando que depois de um período de fartura viria um de miséria (Gn 41). Voltando ao dito popular, normalmente, os ditos populares transmitem algo da sabedoria do povo. Por exemplo: o ditado “quem não tem cão caça com gato”, mostra que é sábio improvisar quando preciso. O ditado “quem tem telhado de vidro não atira pedras na casa do vizinho”, mostra que é prudente não criticar o outro quando se tem as mesmas falhas (“nosso telhado não vai resistir”). Existem ainda outros ditados... Poderíamos alistar aqui uma quantidade enorme de ditados populares, mas, hoje, quero te convidar a pensar especialmente em um que tem sua base neste texto bíblico que lemos. “Quem semeia vento colhe tempestade”... mas uma observação importante, os ditados populares nem sempre estão corretos, por exemplo: a voz do povo não é a voz de Deus como certo ditado procura ensinar. Mas este que lemos em Oseias 8:1-7, é mais do quem dito popular, é a Palavra de Deus, portanto, deve ser levado a sério!
SEMEANDO VENTOS, mas afinal o que é semear ventos? Como interpretar esta figura de linguagem popular à luz da bíblia? O texto nos mostra alguns exemplos de como Israel estava semeando ventos. Vejamos!
• Eles estavam desobedecendo a Palavra de Deus (v.1);
• Eles descuidaram em buscar o conhecimento de Deus (v.2). Pensavam que conheciam, mas a prática mostrava que não;
• Eles haviam rejeitado o bem (v.3);
• Eles estavam tomando decisões sem buscar a orientação de Deus (v.4).
Assim como Israel nós também temos semeado ventos.
• Quando desobedecemos a Palavra de Deus (Ela nos manda fazer “A” e nós fazemos “B”);
• Quando descuidamos do conhecimento de Deus (deixamos de lado os momentos de oração, meditação, leitura da Palavra, deixamos de buscar a intimidade com o Senhor);
• Quando rejeitamos o bem ( o que dizer daqueles que rejeitam o bem maior? Não recebem Jesus como Seu Salvador? Sem dúvida estão semeando ventos!);
• Quando tomamos nossas decisões pensando no bem estar pessoal, no lucro, em nós mesmos e não aquilo que é da vontade de Deus para as nossas vidas;
• Quando colocamos Deus em segundo plano, dirigindo a nossa devoção a ídolos como ao dinheiro, por exemplo.
Em suma, semeamos ventos quando agimos por conta própria sem levar em consideração a vontade de Deus, seja na área profissional, espiritual, sexual, amorosa, financeira, social ou qualquer outra.
Bem, agora que já sabemos o que é semear ventos, precisamos compreender ainda a segunda parte deste provérbio (dito popular) que tem sua base na bíblia. Vamos pensar um pouco no que significa colher tempestades. Colher Tempestades é o resultado natural para aquele que semeia ventos, ou seja, são as dificuldades que enfrenta aquele que agiu de forma errada. No caso, desprezando a vontade de Deus. O texto mostra alguns exemplos daquilo que Israel estava para colher por causa de sua má plantação. E lembre-se está será a mesma colheita para nós se estivermos semeando ventos.
• O inimigo viria sobre eles como uma águia (rápido e implacável) (v.1);
• O inimigo os perseguiria (v.3);
• Eles seriam destruídos (v.4);
• Eles estavam estimulando a Ira de Deus (vs. 5 e 6);
• O resultado do trabalho deles seria negativo (v.7);
• O que conseguissem seria tomado pelos inimigos (v.7).
Tudo isto descreve muito bem a situação difícil pela qual passariam. O resultado de terem semeado ventos, era mesmo colher tempestades, ou seja, dificuldades de toda espécie. Naturalmente, ainda que em outro contexto e época, nós também não podemos esperar outra coisa além de tempestades, aqui e na vida eterna, ao semearmos ventos. É fácil perceber na bíblia o resultado natural de nossas ações. Por exemplo:
• Conforme julgamos seremos julgados (se julgarmos de forma errada colheremos tempestades);
• Conforme perdoamos seremos perdoados (se não perdoarmos colheremos tempestades);
• Conforme tratamos Cristo seremos tratados (quem O recebe será recebido quem O rejeita será rejeitado, colherá tempestade sem dúvida e passará a eternidade no inferno).
Colher Tempestades é o resultado natural para aquele que rejeita as orientações de Deus, que se encontra em Sua Palavra, e age por conta própria, como se fosse o dono do próprio nariz. Colher Tempestades, dificuldades de todo tipo é o que nos aguarda, quando nos mantemos desobedientes ao Senhor em qualquer área de nossas vidas!
Conclusão: quem plantar uvas colherá uma quantidade ainda maior de uvas, quem plantar abacaxis colherá uma quantidade ainda maior de abacaxis, este é o normal. Quem semear o bem colherá uma quantidade ainda maior de bem, quem semear amor colherá cada vez mais amor, quem semear o ódio será vitima do ódio. Quem semear ventos colherá ainda mais ventos, uma tempestade, ou mais do que isto, sendo “boa” a produção. Colherá um verdadeiro tufão, o qual é um dos significados da Palavra “SUFAH” que neste texto foi traduzido por “TEMPESTADE”. Fiquem atentos aos ensinos da Bíblia e aos de Jesus, pois assim vocês estarão fugindo de semear ventos. Portanto, estejamos atentos aquilo que estamos semeando, pois semeando ventos só poderemos colher tempestade! Amém

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá”.
Gálatas 6:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário