sábado, 25 de fevereiro de 2023

Esboço de sermão pastor Euzebio: O convite de Jesus!

O CONVITE DE JESUS!
Texto Bíblico: Mateus 11:28-30

Durante a nossa vida toda nós recebemos convites, seja para festas, para fazermos parte de algum grupo, para assumir uma função, para entrarmos em alguma sociedade, para fazermos algum curso, etc... Alguns convites são bons e nos alegram, outros nos entristecem. Quanto mais importante for a pessoa que nos convida maior importância damos ao convite. Hoje quero falar do convite feito pela pessoa mais importante que já esteve na Terra. O convite de Jesus! Preste atenção, pois a não aceitação deste convite, diferentemente de muitos outros que recebemos e desprezamos sem maiores consequências, pode fazer diferença em toda a sua vida, agora e eternamente.
Há muitos motivos pelos quais as pessoas rejeitam o convite de Jesus, vou citar alguns para você ter uma ideia do que estou falando. Algumas pessoas acham que não precisam de um Salvador. Essas pessoas se consideram “basicamente boas” e não percebem que elas, como todo mundo, são pecadoras e não podem se aproximar de Deus do jeito que querem. Mas Jesus disse: “Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim” Jo 14:6. Aqueles que rejeitam o convite de Jesus nunca vão poder encarar a Deus e se defenderem pelos seus próprios esforços. Outro motivo é o medo de rejeição social ou perseguição que desanima algumas pessoas de declararem que Cristo é o Seu Senhor!
Os descrentes em João 12:42-43 não confessaram a Cristo porque estavam mais preocupados com a sua posição entre seus companheiros do que em fazer a vontade de Deus. Para algumas pessoas, as coisas que o mundo tem a oferecer são mais importantes e atraentes do que as coisas eternas. Lemos a história de um homem que pensava assim em Mateus 19:16-23. Esse homem não estava disposto a perder seus bens terrenos para ganhar um relacionamento eterno com Jesus. E muitas pessoas resistem às tentativas do Espírito Santo de convertê-las à fé em Cristo... Qualquer que seja o motivo pelo qual as pessoas rejeitam o convite de Jesus, sua rejeição tem consequências eternas e desastrosas. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”, a não ser o Nome de Jesus (At 4:12); e aqueles que rejeitam o convite de Jesus, qualquer que seja o motivo, vão ter que enfrentar a eternidade “nas trevas exteriores” do inferno onde também haverá “pranto e ranger de dentes” Mt 25:30. O convite de Jesus é dirigido a todos os necessitados, vamos entender isto? Um convite, nem sempre, mas de preferência, é feito para alguém que está bem. Se convidamos alguém para uma festa, salvo interesse à parte, é porque vemos na pessoa uma companhia agradável. Se convidamos para trabalhar conosco é porque percebemos que ela trabalha bem, etc. Jesus, superior a tudo e a todos, tinha mesmo que ser diferente ao fazer o convite. O convite de Jesus não é endereçado a boas companhias, ou para quem está bem, mas para todos os necessitados. Isto está de acordo com o que Ele já havia dito antes, quando criticado pelos fariseus por comer com pecadores, disse: “os são não precisam de médico, e, sim, os doentes”. Mt 9:12
O convite de Jesus é para aprender sobre Ele mesmo. Ele não chama ninguém para que venha e aprenda uma lista de regras, mas que aprendam dEle. Ele não é um teórico que só fala, é um prático que ensina fazendo! Tanto é assim que a Palavra que está traduzida por “vinde” (deute), poderia ser traduzida por “aproximai-vos de Mim”; “cheguem perto”. Aprender de Jesus é observar Jesus andando com a multidão, tratando dos necessitados, ensinando, confortando os cansados, como os primeiros discípulos puderam, mas ainda podemos aprender dEle. O convite está na Palavra de Deus e por ela Jesus continua ensinando.
O convite de Jesus, exige submissão de quem o aceitar. Ele é para todos, mas não para qualquer um. Há um preço a ser pago e parte deste preço é a submissão ao Mestre.
Ilustração: um reconhecido evangelista internacional ao treinar pessoas para a evangelização. Ele, no afâ de conquistar pessoas para o Reino de Deus, bem intencionado, mas deixando de lado as orientações da bíblia dizia: lembrem-se, ao evangelizarmos alguém devemos ser como bons vendedores mostrando só as coisas agradáveis, as vantagens que a pessoa terá ao aceitar a Jesus. Seguindo este raciocínio, deixando o preço do discipulado de lado, certamente, teríamos que admitir, observando este texto, e outros também, que Jesus era um péssimo evangelista, pois Ele não deixava de apresentar o custo para aquele que desejava ser seu seguidor. Não caia no erro de utilizar a mentira para pregar a verdade! Jesus nunca escondeu isto de ninguém, pois deseja discípulos que estejam dispostos a pagar o preço.
Jesus convida: “tomai sobre vós o Meu jugo”, exigindo submissão. Jesus se apresenta como manso e humilde de coração e convida pessoas para que, humildemente, se coloquem sob a Sua autoridade.
O convite de Jesus, exige compromisso, mas também promete alívio e descanso. Não é uma possibilidade apenas. Não é que talvez você encontre descanso. É promessa de Jesus: você encontrará descanso! Ele convida você a se colocar debaixo de Seu jugo sim, mas explica que este jugo é leve, diferente de qualquer outro que você possa estar debaixo (e é bom saber, quem não está sob o jugo de Jesus está debaixo de algum outro, como do pecado, da própria vontade, quando não de Satanás). Ele convida para tomar o Seu fardo, mas garante que o fardo é leve. Em suma, Jesus mesmo garante: Deixe o jugo que você está carregando, troque-o pelo de Jesus, e você, finalmente, achará descanso!
Conclusão: Qualquer outro convite, por mais importante que seja, ao ser rejeitado terá implicações apenas para esta vida. Este convite de Jesus tem também implicações eternas.
O que você fará com este convite de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário