sábado, 4 de março de 2023

Esboço de sermão pastor Euzebio: O Diabo deseja ter acesso à nossa mente.

O Diabo deseja ter acesso à nossa mente.
Texto Bíblico: Salmos 23:4

Seja qual for a maneira que o Diabo consiga um lugar em nossa vida, os objetivos dele são sempre os mesmos. Ele seja ter acesso à nossa mente, pois tudo começa na mente. Quem vencer neste campo de batalha, vencerá a guerra pela sua alma! O Diabo tendo acesso à nossa mente facilmente nos destruirá. E como ele faz isto? Ele fará de tudo para quebrar/destruir o nosso relacionamento com o Nosso Criador, com o Nosso Pai Todo-Poderoso. E para isto ele precisa de um breve momento de dúvida ou de uma brecha em nossas convicções para que ele comece a vencer a batalha pela nossa mente. Muita atenção, não sei se você já percebeu o Diabo não chega com força, arrebentando a porta ou mesmo impondo nada, na verdade ele se apresenta com sutileza, uma falsa justiça, igualdade e liberdade. Mas, não se iluda, pois logo a verdadeira face do inimigo é desmascarada. Infelizmente, muitos de nós passam a aceitar o inimigo em suas vidas, e pior as conduzindo, tudo o que ele sopra em seus ouvidos e chega a sua mente as pessoas acreditam e adotam em suas vidas diárias. Viram verdadeiras marionetes nas mãos de Satanás. Isso é um grande problema... damos permissão a ele sempre que aceitamos as mentiras que ele implanta em nossas mentes. Uma destas mentiras por exemplo é que não temos muito valor para Deus. E outra mentira que muitos aceitam é que passamos a acreditar que merecemos mais e permitimos que a inveja e a ganância destruam a identidade que Deus nos concedeu. E vou dar um outro exemplo, mas preste atenção para você entender o que estou falando. Neste período de carnaval, o Diabo sopra aos quatro ventos, que é a festa da alegria, diversidade, etc... Até inventaram um refrão eu diz mais ou menos assim “sai pra lá COVID e vem carnaval...” então, mas o que o carnaval tem de bom? Você já procurou se informar? Não estou falando de jornais, revistas, TVs, imprensa no geral, internet e as mídias... Estou falando de buscar fazer um estudo mais aprofundado e ter a sua própria opinião, em vez de ficar se baseando em informações de verdadeiras “bestas” que falam daquilo que não conhecem. É um cego guiando outro cego...Estas bestas falam o que são pagas para falar... Portanto, tape seus ouvidos para elas e criei sua própria opinião... E se fizer isto estará percebendo que este período de carnaval, só traz desgraça! As doenças se disseminam abundantemente, foi o caso da própria COVID-19. Os roubos e assassinatos aumentam drasticamente... Você sabia que o carnaval mata mais do que a COVID-19?
Irmãos, permitir que o inimigo influencie nossas vidas não deveria ser algo normal. Em Nome de Jesus Cristo, podemos recusar a presença e a influência de Satanás, bem como todos os seus caminhos. Mas para isto precisamos da presença constante do Espírito Santo em nossas vidas. O mesmo Espírito Santo que ressuscitou Jesus dos mortos vive dentro daqueles que colocam a Fé n’Ele como Senhor e Salvador. Cristo destruiu o poder do pecado e nos convida a adotar uma nova forma de pensar e de viver. Assim, nós não precisamos deixar a voz do inimigo controlar a maneira como vivemos e, portanto, podemos vencer a batalha pela nossa mente. Salmos 23:4 “ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam”. A morte lança uma sombra assustadora sobre nós porque somos completamente impotentes diante dela. Podemos lutar com outros inimigos: a dor, o sofrimento, as enfermidades, os ferimentos, mas a força e a coragem não podem superar a morte. Somente uma pessoa pode caminhar conosco pelo escuro vale da morte e levar-nos seguramente para o outro lado: o Deus da vida, o Nosso Pastor. É d’Ele a última Palavra!
Amados criamos um grande problema quando nos prendemos apenas à primeira parte do Salmos 23:4 (andar por um vale), mas optamos por não lembrar o que vem a seguir (a promessa do Senhor de estar conosco em meio às dificuldades). Quando habitamos no vale da adversidade, da perseguição ou da solidão, o inimigo nos induz a duvidar que Deus realmente se importa conosco. Por isto, muitos pessoas se entregam aos vícios, a depressão e chegam ao porto de tirarem suas vidas. Porque deram credito aos sussurros de Satanás em vez de acreditar e segurar firme nas mãos de Deus, pois assim perceberiam que temos um Bom Pastor Todo-Poderoso com uma vara numa mão e um cajado na outra. Com o cajado, Deus pode nos puxar para um lugar seguro. Já com a vara, Ele pode destruir o Diabo. Pedro advertiu-nos “Sede sóbrios; vigiai; porque o Diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. I Pe 5:8 e Jesus Cristo disse que até mesmo os eleitos, se fosse possível, seriam enganados por Satanás. Mt 1:22.
Satanás usa sua lógica para confundir e suas racionalizações para destruir. Ele cria dúvidas nos significados. O pai de todas as mentiras estudou todas as maneiras possíveis de alcançar seus objetivos, usando todas as ferramentas e todos os recursos disponíveis. Ele usa, distorce, modifica e camufla tudo o que foi criado para o bem do homem, a fim de apoderar-se de sua mente e perverter-lhe o corpo e tornar-se o mestre dele. Ele nunca dorme é diligente e perseverante. O adversário é sutil. É astuto, como a própria palavra diz! Sabe que não pode induzir os homens, mulheres e jovens a praticar grandes males imediatamente, assim age de modo sorrateiro, sussurrando meias verdades, até suas vítimas em potencial começarem a segui-lo. Tiago 4:7 nos exorta: “Portanto, submetam-se a Deus, resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês”. Olha que noticia maravilhosa “com a ajuda do Senhor, podemos resistir às influências do mal”. Se desejamos escapar das forças mortais do mal e manter nosso lar e nossa família livre e solidamente fortalecida contra todas as influências destrutivas que nos rodeiam, precisamos contar com a ajuda (...) do próprio Criador. Existe somente um meio seguro que é o evangelho do Senhor Jesus Cristo e a obediência a Seus ensinamentos. Embora o Senhor nunca vá forçar ninguém a sair do pecado nem o tirar dos braços dos tentadores, Ele, por meio do Espírito Santo, induz o pecador a fazê-lo com o auxilio divino. E o homem que ceder à doce influência sussurros do Espírito Santo e fizer tudo a seu alcance para permanecer arrependido receberá garantia de proteção, poder, liberdade e alegria. Tudo isto de graça, não vem de nós, mas do Senhor, através de Jesus Cristo de Nazaré! Amém


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário