sábado, 18 de março de 2023

Esboço de sermão pastor Euzebio: Deus muda a nossa situação!

Deus muda a nossa situação!
Texto Bíblico: 43:13

Hoje iremos meditar na possibilidade de mudança de vida. Assim como aconteceu na vida de um homem chamado Mardoqueu (ou Mordecai dependendo a versão de sua bíblia), que tem sua história mudada de uma forma tremenda pelo senhor Deus dos Exércitos, um homem que entrou em um país prisioneiro e se tornou o principal homem de confiança do Rei Assuero, chegando a ser o segundo do reino em poder. Você vê alguma semelhança com a história de José, levado cativo como escravo para o Egito e se tornou governado do Egito, estando abaixo apenas de Faraó. Eu posso ir além e dizer que está história é a minha também, cativo pelo pecado e liberto por Cristo para me tornar um servo do Rei Altíssimo, e me foi dado autoridade no Nome do Senhor Jesus Cristo, que honra! Não é mesmo? Pode ser a sua história também... Você precisa deixar Deus mudar a sua situação, a sua vida!
Talvez irmão hoje você não esteja entendendo exatamente o que Deus está fazendo em sua vida, talvez você esteja olhando para o cobrador que todos os dias te cobra, te humilha, ou ainda, talvez você já esteja se sentindo sócio da farmácia de tanto que vai lá pagar contas e comprar remédios, talvez você não esteja entende o por que está desempregado, porque seu filho passa necessidades enquanto o filho do ímpio tem do bom e do melhor e tantos outros porquês, mas eu venho aqui hoje pra te dizer uma grande verdade: Fique firme na presença de Deus, não desista, não pare de crer, porque o Deus que reverte situações está olhando por você.
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera”. (Is 64:4). O texto do Profeta Isaías ilustra perfeitamente e serve para dar a exata dimensão da ação protetora de Deus sobre aqueles que temem e confiam em suas promessas. É a mão de Deus que nos livra do nosso adversário, que a todo o instante busca matar, roubar e destruir o propósito divino estabelecido para as nossas vidas. Seja qual for a tua luta, os teus desafios, as tuas limitações, não desanime! Para Deus não há impossível, nem que sequer há coisas difíceis. Você pode pensar que há coisas que nunca vão mudar na sua vida, que você sempre terá que enfrentar. Mas Deus pode! Não há nenhuma vida que o Senhor não possa mudar. Mas Ele só vai mudar se você permitir e essa mudança pode até doer, mas a verdade é que vai valer a pena. Tenha fé, acredite que Deus tem o melhor para você e mude de vida hoje mesmo!
Enquanto estivermos vivendo neste mundo – num mundo que jaz no maligno, onde convivemos com o pecado e a natureza humana – a genuinidade da nossa fé será provada. A realidade é que nessa vida haverá oposições ao chamado e destino de Deus. Muitas vezes, essa oposição vai confrontar o avanço da visão ou dos destinos de Deus para nossa vida. Contudo, nenhuma arma forjada contra nós prosperará. Às vezes o diabo quer fazer você pensar que é a única pessoa que está atravessando circunstâncias, mas não é. A Bíblia diz que a igreja enfrentaria oposições em todo o mundo. E quando a bíblia fala em igreja está falando de pessoas. Se você está vivendo uma crise para sempre, tem alguma coisa errada. Existem mesmo estações, nas quais o diabo tenta nos parar para que não avancemos mais. Paulo enfrentou oposições. “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” (Co 4:8-9).
Perceba que Paulo diz que não iria permitir que as situações externas, que são momentâneas, roubassem a consciência da sua fé. E ele continua dizendo que talvez a vida seja meia confusa, nem sempre vamos entender as coisas, o porquê de tudo acontecer do jeito que está acontecendo, por que as pessoas se comportam e agem da forma que agem, mas pelo fato de não entender essas coisas não significa que vamos jogar a toalha e desistir… Ele diz: perplexo, MAS não desanimados; perseguidos, MAS não abandonados. “Muitas são as aflições do justo, MAS, o Senhor o livra de todas” (Sl 34:19). Se não mantivermos a mentalidade adequada nos momentos de adversidade, isso será um cativeiro, porque eu passo a crer de maneira inadequada e sem forças para mudar qualquer que seja a situação. Algumas vezes as pessoas dizem pra mim: “Ah você não sabe o que eu estou passando”, e é verdade, não sei mesmo e não estou tirando a força dessas experiências, mas uma coisa eu sei: você não consegue avançar sem deixar essas coisas do passado para trás. A pergunta é: daqui em diante, para onde você vai? Isso é o que importa. Deixe Deus escrever uma nova história, um novo capítulo na sua vida. Cultive uma mentalidade correta, como a que Paulo demonstra em Romanos no capítulo 8 e versículo 35. Ele fala que nada, nenhuma circunstância pode nos separar do amor de Deus. Você precisa acreditar na palavra de Deus e declarar como realidade, mesmo em meio a certas situações que parecem ser totalmente contrárias. Se você se mantiver firme, isso vai mudar. Algumas vezes é mesmo uma batalha declarar que não vai ser derrotado, quando parece que essa derrota é iminente; quando a sua mente está sendo atormentada pelo inimigo, quando ele está assaltando a nossa paz, é difícil, por isso Paulo nos fala sobre o bom combate. (I Co 6:12) Mas louvado seja Deus porque, por meio de Cristo, nós sempre vencemos. Isto é o que você vai dizer quando for atacado pelo inimigo: “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei” (Sl 91:2). “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio” (Sl 18:2). Amém

Agindo assim, Deus te honrará e mudará a sua situação!

Você crê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário