segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A vida de Jesus: Milagre na Festa

Em Caná da Galiléia, Cristo com Seus discípulos compareceram a uma festa de casamento. Ali Seu maravilhoso poder foi manifestado para a felicidade de todos os participantes. Era costume, naquele país, usar vinhos em tais ocasiões. Antes que a festa terminasse, o suprimento de vinho findou. Deixar acabar o vinho em uma festa era considerado falta de hospitalidade e um grande vexame. Cristo ficou sabendo o que ocorrera e pediu que os servos enchessem seis grandes talhas de pedra. Então disse: "Tirai agora e levai ao mestre-sala." João 2:8.
Em vez da água, saiu vinho das talhas. Esse vinho era muito melhor do que aquele que havia sido servido antes, e havia o suficiente para todos. Depois de operar o milagre, Jesus deixou o local discretamente. Os convidados não perceberam Seu ato até que Ele houvesse desaparecido.
A dádiva de Cristo naquelas bodas constituía um símbolo. A água representava o batismo e o vinho, Seu sangue, que devia ser derramado em favor do mundo. O vinho que Jesus fez, na ocasião, não era fermentado. Tal bebida é a causa de embriaguez e de grandes males e Deus proibiu seu uso. Ele diz: "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é salvo." Pv 20:1. "Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco." Pv 23:32. O vinho usado na festa era o puro e suave suco da vide. Era o que o profeta Isaías chama de "o mosto" que se acha no "cacho de uva", e acerca do qual diz que "há bênção nele." Isaías 65:8
A presença de Cristo na festa do casamento mostrou que é correto as pessoas se associarem em uma reunião agradável. Ele precisava ver o povo feliz. Com frequencia visitava os lares procurando fazê-los esquecer de seus problemas e preocupações, e pensar na bondade e Amor de Deus.

Um comentário:

  1. O mais precioso vinho é quando vc. fica embebedada do Espírito Santo de Deus.Esse vinho que fala é a presença de Deus que nunca pode faltar,o vinho na festa de Caná havia acabado mas o vinho que Deus nos dá neste tempo é maravilhoso,deixe se encher do mais precioso vinho que é Jesus, chame por Ele, grite,saiba que Ele virá e deixará vc. num gozo de alegria.Glória a Deus.

    ResponderExcluir