sexta-feira, 1 de abril de 2016

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Compaixão pelas Almas"

“COMPAIXÃO PELAS ALMAS”
Texto Bíblico: II Reis 5:1-3
Você já se sentiu DESVALORIZADO. Já sentiu que as pessoas não te dão muita atenção, muita importância, te desprezam e que em alguns momentos  ninguém pede para ouvir sua opinião, ou o que você pensa. Meu irmão (a) você já se sentiu meio deixado de lado? No capítulo 5 de II Reis mostra que os Sírios e os Israelitas viviam brigando, viviam em guerra e essa menina, ela se encontrava como fruto de uma dessas brigas. Ela foi arrancada brutalmente da sua terra, do meio da sua parentela. A Bíblia não diz se os seus pais morreram quando os Sírios invadiram Israel, não sabemos o que aconteceu com a sua casa, seus irmãos, sua família... Mais uma coisa eu sei e você também sabe! Esta menina tinha motivos para odiar a Naamã... Ela tinha motivos para odiar a esposa de Naamã... Ela tinha motivos para odiar a Síria... Ela tinha motivo para se calar... E talvez quem sabe vivendo num contexto semelhante, muitos pensassem da seguinte maneira: - Bom Naamã está com lepra ele que morra! Ele merece! Mais isto não acontece com esta jovem, ela não se omite, ela não fica calada. Ela fala de algo maravilhoso. Ela transmite uma mensagem de esperança para a esposa daquele oficial. Ela quer ver aquele homem curado pelo Poder de Deus através do profeta Eliseu. Meu querido irmão “Você tem compaixão das almas? Como esta jovem você tem coragem de falar do Amor de Cristo? Saiba que “Deus usa quem Ele quer e na hora que Ele quer” não coloque empecilho no agir de Deus sobre a tua vida. Diga apenas “Eis me aqui Senhor” e de liberdade para o Espírito Santo agir. Agora é preciso ressaltar uma coisa: Naamã, o herói valoroso que possuía lepra poderia nunca ter sido curado se não fosse por intermédio de uma menina. A Bíblia não diz que foi uma grande mulher que anunciou sobre o profeta Eliseu. Foi apenas uma menina! Em algumas traduções está escrito “uam jovem” uma simples menina, escrava, serva da esposa de Naamã. Ela tinha tudo para não se importar com Naamã, porque não estava nas melhores das situações. Talvez ela fosse desprezada na casa de Naamã, talvez tida como escrava e rejeitada, provavelmente se sentisse sozinha, longe da família, longe dos amigos, sabendo que nunca mais poderia vê-los.
VOCÊ ESTÁ SE IDENTIFICANDO COM ESTA MENINA?
Mais nenhuma destas prováveis situações à atrapalhou, porque acima disto ela acreditava no Deus de Israel! Aleluia!!! Ela sabia que O Verdadeiro Deus era um Deus de Milagres.
A menina da história de Naamã foi corajosa, ela não olhou para aquilo que os outros pensavam dela, mais teve COMPAIXÃO do seu senhor, amou aos que a Desprezavam e falou do Amor de Cristo, ela foi a Luz na vida daquele homem, ela foi o sal, ela fez a diferença.
ESSA MENINA SOMOS NÓS, EU E VOCÊ!
Porque muitas vezes nos sentimos pequenos demais para fazer o “IDE” do Senhor...
Leia com muita atenção: Deus disse a Jeremias: “Antes de formá-lo no ventre Eu o escolhi; antes de você nascer, Eu o separei e o designei profeta às nações”; Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem Eu o enviar, você irá e dirá tudo o que Eu ordenar a você. Não tenha medo deles, pois Eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor. O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as Minhas Palavras.” Jr 1:5-9.
CONCLUSÃO: Talvez você pense que é apenas mais alguém, talvez como esta menina sem importância para os outros, que não tem tanta importância como aqueles que estão por cima, que se destacam mais, e que são melhores do que você. Mais aqui Deus não usou a garota considerada mais bonita, mais inteligente, mais letrada. Na verdade Deus nunca escolhe os maiores, Ele sempre chama os menores. Deus usa poderosamente os mais humildes e simples de coração.
Ele olhou para aquela menininha simples e serva e fez dela uma ANUCIADORA DO SEU EVANGELHO.
Você assim como esta menininha quer ser usado para anunciar: O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA.
Então dê um passo de Fé! Ore ao Senhor para quebrar tudo aquilo que te impede de Servi-Lo com Zelo, Amor, Coragem, Ousadia e Temor. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário