quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dicas Comércio Eletrônico: Vale a pena comprar pela Internet?

Esta é uma pergunta que não quer calar...Confira quais as vantagens de fazer compras online e saiba como se proteger de eventuais perigos.
PRÓS:
Conforto: Pela internet, ninguém precisa enfrentar filas ou ficar na correria. É possível fazer tudo na comodidade de casa. Além disso, o serviço está disponível 24 horas. Ou seja: você compra no horário que preferir, de madrugada até!
Comparação fácil: É mais rápido e barato checar preços de um produto pela internet, pois dispensa as idas e vindas para pesquisar em diferentes lojas.
Indicação: Geralmente, portais de compras permitem que os consumidores escrevam comentários, elogios e críticas sobre os produtos. Assim, antes de fechar negócio, verifique a análise das pessoas.
Calma: Você pode escolher os itens sem ter de aguentar a pressão do vendedor tentando lhe empurrar um produto qualquer.
Única: Se comprar roupas, terá peças que ninguém sequer experimentou antes. Além disso, há muito sites que vendem produtos exclusivos em suas lojas online.
CONTRAS:
Frete: Muitas lojas cobram pela entrega. Mas há promoções: se você gastar acima de determinado valor, o frete pode ser grátis.
Formas de pagamento: Alguns sites só aceitam cartões de crédito. Outros também emitem boletos que devem ser pagos no banco, porém, a compra pode demorar mais.
Confiança: Como você não terá contato com uma pessoa, só compre de sites confiáveis, sobre o qual você já tenha tido referências. Há várias ofertas falsas por aí!
Risco: Claro que você não vai experimentar ou tocar no produto. E, quando ele chegar em casa, pode não ser tão bacana quanto parecia na foto... Por isso, saiba que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até sete dias para trocar ou devolver o artigo comprado caso se arrependa. E recebe de volta todo o valor, inclusive o do frete.
Espera: Depois de comprar pelo site, terá de aguardar alguns dias para que o produto seja entregue. Além disso, é preciso ter alguém em casa para recebê-lo. Compras urgentes são arriscadas.
PREÇOS MAIS BAIXOS: Adquirir pela internet pode ser uma boa. Se pesquisar bastante, poderá encontrar preços até mais baixos do que os oferecidos nas lojas físicas. Isso sem contar que você não precisará se preocupar em como levar o aparelho para casa, já que a maioria dos sites não cobra frete pelas compras de alto valor.

COMO IDENTIFICAR UM SITE DE COMPRAS SEGURO:
Antes de adquirir um produto, o consumidor deve procurar informações que atestem que a loja virtual é um ambiente livre de ameaças virtuais.
1. Ao acessar uma loja virtual, certifique-se de que ela está hospedada em um servidor que oferece recursos avançados de segurança. A presença da letra "s" após o "http" no endereço do site indica que a página está protegida por sistemas de segurança. Nem sempre as lojas exibem o recurso no primeiro momento, limitando-se a apresentá-lo somente quando o usuário está logado no serviço. Se o “s” não aparecer na hora de efetuar o pagamento, não é recomendável finalizar a compra.
2. O símbolo do cadeado indica que o usuário navega em um site que segue os padrões de segurança dos navegadores atuais. Nos browsers Internet Explorer, Chrome e Safari, ele é exibido no começo ou no final da barra de endereços; em alguns casos, pode aparecer ainda no rodapé do navegador. No Firefox, ele foi incorporado ao Favicon – pequena imagem que mostra o logotipo do site (acima). Nesse caso, basta passar o ponteiro do mouse sobre o ícone para descobrir se a proteção existe.
3. Geralmente localizados no rodapé da página, os selos e certificações mostram que a loja virtual usa programas de empresas especializadas em segurança da informação. Isso indica que ela está protegida contra ameaças virtuais. Cada selo representa a adoção de um tipo específico de defesa, além de indicar que o site passa por constantes auditorias.
4. Desconfie sempre de sites que não oferecem links no rodapé da página com informações adicionais, como telefone, histórico da empresa, CNPJ, endereço físico, contatos e política de devolução de produtos. Isso costuma mostrar a seriedade da loja virtual.
5. Lojas sérias mantêm o mesmo padrão de identidade visual em todas as suas páginas. Suspeite de sites que alteram seu design sem aviso prévio: isso pode significar algum tipo de fraude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário