terça-feira, 10 de maio de 2016

Esboço de sermão pastor Euzebio: Maria da Bíblia - submissa, temente e obediente ao Senhor Jesus!

Maria da Bíblia: submissa, temente e obediente ao Senhor Jesus!
Texto bíblico: Lucas 1:46-55
Irmãos quando falamos sobre “Maria” precisamos entender que existem várias “Marias”, assim como vários “jesus”, vários “deus” por ai. Precisamos discernir entre o Falso e o Verdadeiro! Meus queridos vamos focar no verdadeiro, ou melhor na verdadeira Maria, a da Bíblia que a descreve como: mulher humilde, agraciada, submissa, e obediente ao SENHOR.
Entendemos que Maria, Paulo, Pedro, João, entre outros são santos e são santos porque foram nascidos de Deus pela Fé em Jesus Cristo. Cremos que os seus exemplos precisam ser seguidos, que suas palavras precisam ser ouvidas e que assim como nós eles estarão na glória eterna que Deus preparou a todos os que pela Fé creem na Obra Redentora de Jesus Cristo e entrega sua vida à Aquele que é o Único Mediador entre Deus e os homens.
A Maria da Bíblia jamais aceitaria adoração à ela própria. Ela diria com certeza: ”Toda Honra e Glória seja dada ao Senhor dos Exércitos, ao Santo dos santos.”
Vamos conhecer um pouco sobre esta irmã:
Maria, a mãe carnal de Jesus, antes de Maria ser mãe de Jesus, Deus é Pai e Mãe de Jesus e Jesus é o próprio Deus, Trindade.  Maria era uma mulher que foi descrita por Deus como “Agraciada”, que significa essencialmente “Muita Graça”. Portanto Maria recebeu a Graça de Deus... Graça é “Favor Imerecido” significa que é algo que recebemos apesar do fato de que não o merecemos. Maria precisava de Graça de Deus, assim como o resto de nós precisa. Tanto é que Maria compreendeu este fato, como ela declara em Lucas 1:47 “e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” Maria reconheceu que precisava ser SALVA, que ela precisava de DEUS COMO SEU SALVADOR.
A Bíblia nunca diz que Maria foi qualquer outra coisa além de uma mulher comum que Deus escolheu para usar de forma extraordinária. Sim, Maria era uma mulher correta e favorecida (agraciada) por Deus (Lc 1:27-28). Ao mesmo tempo, Maria era também um ser humano pecador como todas as outras pessoas (Ec 7:20; Rm 3:23). Maria não teve uma “concepção imaculada”. Não há qualquer razão bíblica para crer que o nascimento de Maria tenha sido qualquer coisa que não seja um nascimento humano normal. Agora precisamos entender que Maria era virgem quando deu à luz ao Senhor Jesus Cristo (Lc 1:34-38), mas a ideia de uma virgindade perpetua, não é bíblica.
Em Mateus 1:25 “E não a conheceu até que deu à Luz seu Filho o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.”
A palavra “até” claramente indica que José e Maria tiveram união sexual após o nascimento de Jesus. José e Maria tiveram vários filhos juntos depois que Jesus nasceu. Jesus tinha 4 meios irmãos: Tiago, José, Simão e Judas (Mt 13:55). Jesus, também tinha meias irmãs, mas não são nomeadas e nem se conhece seu número (Mt 13:55-56). Deus abençoou e Agraciou Maria dando a ela vários filhos, o que naquela cultura era a mais clara indicação de que Deus estava abençoando uma mulher.
Uma vez, quando Jesus estava falando, uma mulher na multidão proclamou:
“Bem aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste” Lc 11:27
Nunca houve melhor oportunidade para Jesus declarar que Maria deveria ser digna de receber louvor e adoração, ok? Mas qual foi a resposta de Jesus?
“Antes Bem aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” Lc 11:28
Para Jesus, a OBEDIÊNCIA à PALAVRA DE DEUS era MAIS IMPORTANTE do que ser a mulher que o pôs no mundo. A Própria Maria declara obediência (Lc 1:38)
Em nenhum lugar das escrituras Jesus, ou qualquer outra pessoa , dirige qualquer louvor, glória ou adoração a Maria. Isabel, parente de Maria, a louvou em Lucas 1:42-44, mas seu louvor é baseado no fato de que Maria daria a Luz a Jesus. Não foi baseado em qualquer glória inerente a Maria.
Maria estava perto da Cruz quando Jesus morreu (Jo 19:25).
Maria estava com os apóstolos no dia de pentecostes (At 1:14).
Entretanto, jamais se menciona Maria depois de Atos capítulo 1. Os apóstolos em nenhum lugar, dão a Maria papel proeminente. A morte de Maria não é registrada na bíblia. Nada é dito sobre Maria subindo aos céus, ou tendo qualquer papel exaltado nos céus.
Maria da Bíblia, deve ser respeitada e honrada como a mãe terrena de Jesus, mas ela não é digna de nossa Adoração ou Exaltação.
A Bíblia, em nenhum lugar, indica que Maria pode ouvir orações, ou que ela possa ser mediadora entre nós e Deus.
Jesus é o Nosso Único Defensor e Mediador no céu (I Tm 2:5).
Eu creio que se fosse oferecida adoração, exaltação ou orações Maria da Bíblia diria o mesmo que os anjos disseram a João: “ADORA A DEUS” Ap 19:10; 22:9.
A  própria Maria da Bíblia da para nós exemplos direcionando sua adoração, exaltação e louvor somente a Deus.
“Disse então Maria: A minha alma, engrandece ao SENHOR, e o meu espírito se alegra em Deus Meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão Bem aventurada, porque me fez grandes coisas Ó Poderoso; e Santo é Seu nome” Lucas 1:46-49.
O exemplo que a Maria da Bíblia nos deixou foi a Obediência e Submissão ao Senhor Jesus Cristo.
Este é um exemplo sábio e maravilhoso! A plena obediência à Jesus, traz alegria, satisfação e transformação!
Na passagem Bíblica em que Jesus transforma água em vinho, durante um casamento em Caná da Galileia. La estava Jesus, os discípulos e Maria sua mãe. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não tem mais vinho” Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou” Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que Ele mandar”
CONCLUSÃO:
A Maria da bíblia é totalmente o oposto das “marias” que as pessoas idolatram. Ela nos ensinou a sermos obedientes e dependentes de Deus, nos ensinou a termos um coração grato ao Senhor. E se assim o fizermos seremos AGRACIADOS pelo Senhor  como Maria foi.
Meus irmãos assim como Maria da Bíblia possamos aceitar o querer do SENHOR sobre as nossas vidas.
Possamos declarar: “Eis aqui a serva do Senhor! Cumpra-se em mim segundo a Tua Palavra!
Amém

3 comentários:

  1. Pastor Euzebio que maravilhoso sermão me ajudou muito a refletir em meu estudo e pensar o quanto precisamos seguir o exemplo de Maria e não idolatra-la e sim admirar essa mulher AGRACIADA POR DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Pastor Euzebio que maravilhoso sermão me ajudou muito a refletir em meu estudo e pensar o quanto precisamos seguir o exemplo de Maria e não idolatra-la e sim admirar essa mulher AGRACIADA POR DEUS.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor minha querida irmã me desculpe só esta respondendo agora. Mais o seu comentário me serviu de fortalecimento e confirmação daquilo que Deus tem colocado em minha vida. Realmente a irmã foi feliz em sua colocação... Que possamos seguir o exemplo de Maria referente a Obediência...Amém Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir