segunda-feira, 6 de junho de 2016

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Famílias Abençoadas para Abençoar!"

“Famílias Abençoadas para Abençoar!”
Texto Bíblico: Gênesis 12:1-9
Absolutamente eu creio que Deus criou a família com proposito de abençoa-la. Creio que não existe felicidade plena fora da família que é o projeto de Deus. No Salmos 128:1 diz: “Bem Aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos Seu Caminhos”. A vontade de Deus é que todas as famílias sejam abençoadas! Para isto acontecer é preciso que o homem assuma o papel de Sacerdote do lar, a mulher edifique sua casa com Sabedoria e os filhos honrem seus pais, portanto cada um tem sua importância e responsabilidade dentro da Família! “Não temos como escolher a família em que iremos nascer, mas podemos escolher como será a nossa família.” A Família de Abraão tem muito a nos ensinar, através desta passagem:
1 – trilharmos o Caminho da renúncia e da obediência. (v.1): Não é sempre, mas geralmente, para obedecer você precisa abrir mão de alguma coisa. É importante saber quem está falando, não podemos ter dúvida que é Deus quem está falando, assim nossa Obediência não será em vão e nem muito menos errada. Muitas vezes estamos sendo obedientes a uma “VOZ”, e não obedientes a Deus. Saiba que no mundo há muitas vozes. Por exemplo: a voz do coração, da razão, da vaidade, do orgulho, do ego ou de uma pessoa. O caminho da obediência não é sempre o mais fácil! Para Abraão representou um Grande Deslocamento... Deixou sua terra, sua parentela e sua casa...
2 – decidirmos sermos guiado pela Fé. (V. 1b): Quantas vezes nossa família toma sérias decisões e um dos últimos quesitos consultados é a fé. Meus irmãos antes de tomarmos qualquer decisão “Ore ao SENHOR” peça discernimento, sabedoria para tomar a melhor decisão. Saiba que a fé praticada, aponta caminhos, supre, capacita, sustenta e abençoa a família! Deus queria de Abraão uma decisão em ir, porém, a direção seria revelada posteriormente! Que difícil decisão, somente por Fé poderia ser tomada.
3 – creiamos e busquemos a Bênção de Deus. (V.2): Creia na Bênção e Busque. Calebe perguntou à sua filha Acza o que você quer? Ela respondeu: Uma bênção, um presente. Juízes 1:15. É, eu creio na bênção de Deus, mas não mereço, sou pior entre os piores, bênção é para os outros! Não! A bênção de Deus é para todos que vivem pela Obediência e pela Fé como Abraão e tantos irmãos hoje em dia. Deus disse: Eu....”Abençoar-te-ei”...
Creia, receba, que você é abençoado. “Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos” Deuteronômio 28:4. Você é uma Bênção meu querido!
4 – sejamos canais de bênção para outras famílias. (V.3): É fato, quando abençoamos, também somos abençoados por Deus. Lei da Semeadura! E quando amaldiçoamos, somos amaldiçoados. Se promovermos a paz alcançaremos a Paz! Olha que promessa maravilhosa feita a Abraão, nosso pai na fé: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra!”
5 – lembremos que nunca é tarde para mudarmos. (V.4): Havia no coração de Abraão fé, obediência, consciência da benção e desejo em abençoar, por isso partiu... A caminhada seria longa, difícil e ele tinha 75 anos (e viveu até 130 anos) + 55 anos! Oh Glorias a Deus. Não há vitória sem lutas!
6 – nunca façamos planos sem incluir a nossa família: (V.5): Vamos a muitos lugares e vivemos muitos momentos, principalmente por motivo de emprego. Maridos vivendo longe da esposa e dos filhos e vice versa. Por normal que isto possa parecer, não é! E trazem prejuízos as famílias. As pessoas devem se unir para viver em família na fartura ou na escassez... Juntos somos mais fortes, diz a Palavra do Senhor.
7 – sejamos uma família de adoradores durante a jornada. (V.7-8): Deus falou e Abraão, o adorou! Vamos estar mais íntimos de Deus através de sacrifícios de louvor que cheguem como brasa viva no Altar de Deus. Não sacrifícios tolos! Deus se revela e fala a nós, já falou aos homens, diretamente e pessoalmente, por meio de anjos, visões, profetas, Cristo e, hoje continua falando, sobretudo com a Sua Palavra Profética e seus mensageiros. Meus irmãos edifique Altares de Adoração em todos os lugares que você estiver com tua família.
Conclusão: Depois Abraão partiu e prosseguiu em direção ao Neguebe. Em direção ao Egito. (V.9)... Que todas as direções e decisões de sua família, sejam em direção à Vontade de Deus. Uns irão com Abraão para o Sul, outros para o Norte, outros ficarão pelo centro. Mas para onde quer que formos nós viveremos e promoveremos Famílias Abençoadas e Abençoadoras, Em Nome de Jesus Cristo!
“A sua cesta e a sua amassadeira  serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.” Dt 28:6
Deus assim nos ajude!
E toda arma forjada contra sua casa, em Nome do Senhor Jesus venha perecer! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário