sábado, 4 de junho de 2016

Os Livros da Bíblia: 2 Tessaloninceses

Livros da Bíblia: 2 Tessalonicenses
A comunicação efetiva é difícil; podemos observar frequentemente que a mensagem enviada não é a mensagem recebida em casa, no mercado, no bairro, ou na igreja. Mesmo quando declarada ou escrita claramente, as palavras podem ser mal interpretadas e mal compreendidas, especialmente quando filtradas através da peneira dos preconceitos. Paulo enfrentou este problema com os tessalonicenses. Ele lhes havia escrito anteriormente com a finalidade de ajuda-los a crescer na fé., confortando-os e encorajando-os, afirmando a realidade da volta de Cristo. Apenas alguns meses mais tarde, porém, o apóstolo recebeu uma noticia vinda de Tessalônica de que alguns haviam entendido mal o seu ensino a respeito da segunda vinda de Cristo. Seu anuncio de que Cristo poderia voltar a qualquer momento fez com que alguns parassem de trabalhar e passassem apenas a esperar, procurando, no ensino de Paulo, justificativas para a ociosidade. A continua perseguição sofrida pela igreja adicionava combustível a esta fogueira. Muitos achavam que este deveria ser realmente o “Dia do Senhor”. Agindo rápido, Paulo enviou uma segunda carta a esta jovem igreja. Nela, o apóstolo deu instruções adicionais com relação à segunda vinda e ao Dia do Senhor (2:1,2). Esta segunda carta, portanto, dá prosseguimento ao assunto abordado em I Tessalonicenses, e é um chamado a uma vida de coragem contínua e a uma conduta coerente. Esta carta começa com a marca registrada de Paulo – uma saudação pessoal e uma declaração de ações de graça e pela fé de seus leitores (1:1-3). Menciona a perseverança que os tessalonicenses estavam demonstrando, apesar da perseguição e das tribulações (1:4), e usa esta situação para introduzir o tema da Volta de Cristo; Nesse tempo, Cristo tomará para si os justos que perseveram, e castigará o ímpios (1:5-12). Paulo passa, então, a responder diretamente às dúvidas que surgiram devido ao mal-entendido relacionado às datas dos acontecimentos do final dos tempos. Ele lhes diz para não darem ouvidos aos rumores e boatos de que o Dia do Senhor já começou (2:1,2), porque vários eventos devem ocorrer antes que Cristo volte (2:3-12). Enquanto isso, deveriam permanecer firmes na Verdade de Cristo (2:13-15), receber encorajamento e esperança da parte de Deus (2:16,17), orar pedindo forças e para que a mensagem do Senhor pudesse se propagar (3:1-5), e advertir aqueles que estavam ociosos (3:6-15). Paulo termina com saudações pessoais e uma bênção (3:16-18). Quase dois mil anos mais tarde, estamos muito mais próximos do tempo da Volta de Cristo; mas também estaríamos errado em ver seu aparecimento iminente como uma desculpa para uma espera ociosa e contemplativa do céu. Estar preparado para a sua vinda significa divulgar o evangelho, alcançar os que estão necessitados e edificar a igreja, o corpo de Cristo. Ao ler II Tessalonicenses, observe atentamente a realidade da volta do Senhor e sua responsabilidade de viver para Ele até aquele Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário