sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: “A Mensagem para a Igreja em Filadélfia”

“A Mensagem para a Igreja em Filadélfia”
Texto Bíblico: Apocalipse 3:7-13
INTRODUÇÃO: Entre as sete cartas às igrejas, encontramos duas que não contêm nenhuma crítica. A carta à igreja em Esmirna, uma igreja pobre que enfrentava perseguição; e a igreja em Filadélfia, uma igreja fraca e limitada, mas que dependia de Deus! Os homens tendem a medir força e qualidade em termos de TAMANHO, PODER E RIQUEZA. Jesus vê as igrejas de forma diferente! Independente de sucesso em termos que o mundo vê e mede, Jesus olha para o caráter e o coração de cada discípulo e de cada igreja.
CIDADE: A cidade de Filadélfia gozava de uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. O nome Filadélfia significa “AMOR FRATERNAL”. A região produzia uvas, e o povo especialmente honrava Dionisio, o deus grego do vinho. Ficava localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodiceia. Atualmente, a cidade se chama Alasehir, construída sobre as ruinas de Filadélfia.
VAMOS REFLETIR SOBRE ESTA MENSAGEM VERSO POR VERSO:
VERSO 7: “Estas coisas diz O Santo, O Verdadeiro”  Jesus afirma ser O Santo e O Verdadeiro! Estas são características Divinas (Ap 6:10). A Santidade é uma das qualidades principais de Deus (Ap 4:8; Is 6:3). Ninguém é igual ao Santo Deus (Is 40:25). A Palavra “Verdadeiro” é usada frequentemente no Novo Testamento, e especialmente nos livros de João, em referência a Deus (Pai e Filho). Jesus esta enfatizando a sinceridade DELE, em contraste com a falsidade dos judeus em Filadélfia.
“Aquele que tem a Chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” Esta linguagem esta em Isaias 22:20-24, onde a autoridade sobre Jerusalém e sobre Judá é transferida a Eliaquim. A Chave representa autoridade e poder! Jesus, como descendente real de Davi, controla o acesso ao Reino de Deus! Amém
VERSO 8: “Conheço as tuas obras” Como afirmam todas as cartas, Jesus conhece em primeira mão as obras dos cristãos em Filadélfia.
“Tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar” Antes de falar sobre as obras deles, Jesus já oferece encorajamento a esses discípulos. Mesmo sendo fiéis, eles sentiram fracos e, talvez, incapazes de cumprir bem seus deveres ao SENHOR. Jesus queria assegurá-los de Sua fidelidade para com os seus servos. Portas abertas representam acesso e oportunidades!
Deus abre a porta da Fé quando oferece o Evangelho aos homens, assim lhes dando acesso à Comunhão com Ele (At 14:27);
Abre portas de trabalho para Seus servos divulgarem a Palavra (1 Co 16:9; 2 Co 2:12).
Hoje quando Deus abre portas de oportunidade para nós, devemos aproveitá-las!
“Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado” Tg 4:17
“Que tens pouca força” Fraqueza nem sempre sugere pecado. Jesus não condena esta igreja por nenhum erro, mas diz que ela tinha pouca força. Pode ser que fossem poucos em número, ou de outra maneira limitados em capacidade. Quando reconhecemos as nossas próprias limitações e fraquezas devemos confiar mais em Deus e depender de Sua força (2 Co 12:9-10). Os fieis em Filadélfia teriam sua vitória pela força de Jesus!
“Entretanto, guardaste a Minha Palavra e não negaste o Meu Nome” Apesar de suas limitações, a igreja em Filadélfia se mantinha fiel. Guardava a Palavra de Jesus. Ele veio ao mundo e revelou a Sua Palavra, que nos julgará no último dia (jo 12:48-50). Esta Nova Aliança entrou em vigor após a Morte de Jesus (Hb 9:15-17).
VERSO 9: “A sinagoga de Satanás” Havia uma sinagoga de Satanás, uma igreja de falsos judeus.
“Eis que os farei vir e prostrar-se aso teus pés e conhecer que Eu te amei” Apesar de serem fracos, os discípulos em Filadélfia ficariam do lado do Vencedor! Seriam exaltados acima dos seus inimigos (Is 60:14). Os seres fieis e vitoriosos podem reinar com Cristo sobre as Nações, mas a glória e a adoração ainda pertencem totalmente ao SENHOR.
VERSO 10: “Porque guardaste a Palavra da minha perseverança” Não desistiram!
“Eu te guardarei da hora da Provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra” Os discípulos em Filadélfia seriam guardados num período de provação que afligiria o mundo.
VERSO 11: “Venho sem demora” A Vinda de Jesus traria alívio para os Seus servos que sofriam pelo Nome DELE, e castigo terrível para os perseguidores e imundos.
“Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” Depois de tudo que Jesus fez e prometeu, os cristãos em Filadélfia ainda teriam que fazer a sua parte. Ainda enfrentariam tentações e correriam o risco de perder tudo que haviam alcançado. Mesmo os servos mais fieis precisam vigiar e permanecer fieis até o fim.
VERSO 12: “Ao Vencedor, fá-Lo-ei coluna no Santuário do Meu Deus” As colunas de Filadélfia racharam e caíram devido a um terremoto que houve décadas antes, mas as colunas no Verdadeiro Templo de Deus (Templo Celestial) jamais seriam destruídas. Estas não são de pedras, são colunas vivas e firmes. Os discípulos do Senhor são, ao mesmo tempo, Pedras Vivas e Sacerdotes (! Pe 2:5-9).
“Daí jamais sairá” Os vencedores permanecerão no templo para sempre. Gozarão comunhão Eterna com Deus.
“Gravarei... sobre ele” Várias descrições mostram a posição privilegiada do Vencedor. Nomes gravados sugerem posse: O Vencedor pertence a Deus! Ele faz parte do “Povo de Propriedade exclusiva de Deus” (1 Pe 2:9). Ele também pertence à Cidade de Deus, a Nova Jerusalém. A Nova Jerusalém é a Noiva de Cristo (Ap 21:2). Ele recebe também, o Nome de Cristo! Jesus confessará abertamente os nomes dos Seus Servos (Mt 10:32).
VERSO 13: “Quem tem ouvidos... Ouça” Jesus viria logo para castigar e salvar. É importante Ouvir a Sua Mensagem e estar Preparado!
CONCLUSÃO: Para concluir façamos uma pergunta: Como identificar uma igreja boa? Seria a maior? A Mais ativa? A mais conhecida? A mais rica? Aquela cheia de pessoas e eventos?
Certamente Jesus julga por critério diferente do nosso. Ele pode ver uma igreja pobre ou fraca como uma congregação fiel, dedicada e perseverante! Ao invés de tentar impressionar os homens, devemos nos dedicar ao desenvolvimento do caráter que agrada a Deus. Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário