segunda-feira, 3 de julho de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: “UM DIA PARA AGRADECER A DEUS”

“UM DIA PARA AGRADECER A DEUS”
Texto Bíblico: 1 Crônicas 16:8 
Introdução: Irmãos tenho visto pessoas em extrema miséria e necessidade, não apenas no sentido físico, mas também de condições de saúde, que tem Deus como companheiro, amparo, e que louvam ao Senhor; como tenho visto pessoas ‘muito bem de vida’, que não têm nenhuma experiência da presença de Deus e muitas são infelizes. Portanto, vale o convite feito pelo hino cristão: Conta as bênçãos, dize quantas são, / recebidas da divina mão. / Vem dizê-las, todas de uma vez,/ pois verás surpreso / quanto Deus já fez... Você está vivendo mais um dia de sua vida e isto é o suficiente para agradecer a Deus! Pense em tudo o que você vive, tudo o que você tem. Todas as coisas pertencem ao Senhor, principalmente a tua vida.
A GRATIDÃO TEM O PODER DE: 
1 - ALEGRAR O CORAÇÃO DO PAI (I Ts 5:18): A vontade de Deus é que, em meio a todas as circunstâncias, demos graças. As ações de graças talvez sejam o tipo de oração mais negligenciado pelos crentes. Possivelmente, muitos pensam que elas não são orações poderosas para mudar as circunstâncias da vida ou para tocar o coração de Deus, mas esse é um tremendo equívoco.
2 - MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS (Pv 3:6): Se formos capazes de ver a mão de Deus nas circunstâncias, seremos capazes de ser gratos pela obra que Ele faz em nós.
3 - TRAZER O CONTENTAMENTO: Você jamais verá uma pessoa contente murmurando ou um descontente agradecendo. Se não há contentamento pelo que Deus tem dado, Ele não pode multiplicar. Seria incoerente com a natureza de Deus Ele continuar nos dando algo que não desejamos receber ou pelo que não somos gratos. Saiba que a gratidão tem o poder da multiplicação.
4 - TRAZER VIDA ONDE EXISTE MORTE (Jo 11:41-43): Na ressurreição de Lázaro Jesus fez o mesmo que na multiplicação dos pães. Ele apenas agradeceu a Deus e depois chamou a Lázaro da morte para a vida. Primeiro Jesus agradeceu, depois chamou ele para fora. Eu creio que Ele deu ações de graças para nos ensinar que ações de graças dão sabor à uma vida morta. A gratidão coloca vida em nossas vidas. Por que Deus se interessa tanto pela nossa gratidão? Porque ações de graças mudam a nossa atitude diante da vida. Ações de graças produzem contentamento. A vontade de Deus é que tenhamos um coração grato!
Porém a gratidão só tem poder quando é expressada de todo o coração (Lc 17:11-19): “A gratidão silenciosa não é útil a ninguém.” É por isso que devemos trabalhar para cultivar um coração de gratidão, Devemos nos esforçar para expressar a gratidão continuamente. Ser gratos pelas pequenas coisas e pelas grandes também...
“Até aqui nos ajudou o SENHOR.” 1 Samuel 7:12b  -  O agradecimento é o mínimo que todo homem pode fazer pois a Gratidão é o reconhecimento por um benefício recebido o texto bíblico a cima mostra bem isso o profeta Samuel depois que o exército de Israel venceu os filisteus ele reconhece o auxílio de Deus que trovejou com grandes trovoadas de forma que o exército opositor ficou confundido diante da batalha.
Em 1ª. Tessalonicenses 5:18 “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”  -  Querido ouvinte nós estamos construindo uma vida de Ações de Graças! Para tal, precisamos aprender a celebrar a Deus em todas as áreas e momentos da nossa vida. Temos que aprender a agradecer a Deus: “Graças a Deus porque estamos na Igreja. Ações de Graças pela nossa salvação, pelos milagres, pelas portas abertas. Nós temos muita coisa para agradecer a Deus. Não é verdade?”
Nós acreditamos que dar Graças a Deus. Não é só dizer: “Obrigado.”  É mais do que simples palavras, é ter uma atitude, um sentimento forte, é uma virtude que precisa ser exercitada e desenvolvida. Porque a maior expressão que o cristão pode ter para com Deus é a gratidão. Gratidão tem que ser expressa com ações. Gratidão tem que ter um significado muito especial em nossas vidas. Por isso que nós temos que aprender a praticar e a expressar gratidão!      
     Existem 4 áreas pelas quais nós aprendemos a expressar a nossa gratidão a Deus:
1.   O LOUVOR A DEUS: Eu expresso a minha gratidão cantando e louvando ao Senhor. Diz o Salmo 147:7 “Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores ao som da harpa, ao nosso Deus.” Não é só cantar, o cantar tem que gerar em nosso coração, uma gratidão. Quer dizer que, quando eu canto com Ações de Graças eu estou expressando a minha gratidão a Deus.
2.   Orando: Eu expresso a minha gratidão a Deus, quando eu oro. No Salmo 105:1 “Rendei graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os seus feitos.” O Apóstolo Paulo diz em Filipenses 4:6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Não andeis ansiosos.
3.   Dando o nosso melhor para Deus: Nós expressamos nossa gratidão sendo fieis e generosos com a obra do Senhor. Meu irmão, não deixe de expressar a tua gratidão com Ações de Graças. Sê generoso!. Deus disse a Paulo em 2ª. Coríntios 9:11 “…enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.” Meu amado, dar com gratidão é louvar a Deus!
4.   Compartilhando o nosso testemunho: Nós podemos expressar gratidão a Deus com nosso testemunho de vida. Diz Isaias 12:4 “Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome.” Portanto, nós temos um chamado a manifestar os feitos de Deus: Quem eras tu, o que aconteceu contigo, quem és tu, hoje? Compartilhe isto com as pessoas! Tu tens autoridade e só tu tens autoridade para dar o teu testemunho. Ninguém pode dá-lo por ti. Nós damos Graças a Deus quando damos o nosso testemunho, quando nós manifestamos os feitos de Deus na nossa vida. Portanto, amados, a nossa história de vida é o nosso testemunho. Nós não podemos esquecer um só dia dos benefícios de Deus, o que Deus fez: a salvação, o crescimento espiritual, os livramentos, a alegria que Ele proporciona, a felicidade que nos concede.
Conclusão: Agradecer quando ganhamos algo, quando as coisas vão bem ao nosso favor, quando tudo dá certo para nós é muito fácil, e mesmo sendo fácil muitas vezes não agradecemos a Deus pelas bênçãos concedidas a nós. A verdade é que quando tudo vai bem, muitas vezes, nos separamos de Deus e esquecemos que Ele é quem tem nos abençoado.
Deus quer que agradeçamos a Ele SEMPRE, mesmo em meio aos problemas. É preciso agradecer também pelos problemas, pelas dificuldades e pelos momentos ruins que passamos, pois todos são momentos nos quais Deus tem um propósito para as nossas vidas. Não devemos agradecer a Deus só pelas alegrias, ou falar com Ele só quando precisamos de ajuda, mas devemos estar sempre em comunhão com o Senhor e ser gratos em todas as circunstâncias. Podemos ver o cuidar de Deus em nossas vidas todos os dias, pois temos o ar para respirar, o sol para iluminar, temos o que comer, o que vestir, amigos, família e muito mais. Tudo isso é prova do grande amor dEle para conosco, Jesus foi capaz de dar a vida por nós para que pudéssemos ter a vida eterna. Então, como não agradecer todas essas coisas maravilhosas que o Senhor fez e faz por nós todos os dias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário