sábado, 17 de novembro de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: A Paz do Senhor!

“A Paz do Senhor!”
Texto Bíblico: Colossenses 3:15
Introdução: Queremos lhe falar sobre está saudação tão comum entre os cristãos e diria muito importante desde que você saiba do que está falando (pronunciando ao seu irmão). Infelizmente tem se tornado algo tão automático e mecânico que a maioria de nós tem de fato esquecido o que significa essa saudação e pior, esquecido do poder carregado nessas palavras tão simples, porém tão profundas. Era costume dos apóstolos saudarem a quem quer que encontrassem com a “Paz do Senhor” (1Co 1:3; Cl 1:2; Fl 1:3), não só pessoalmente como também em cartas e mensagens. Muitos andam substituindo o bom e velho “Bom dia/Boa tarde/Boa noite” pela “Paz do Senhor”. Está errado? Não, não está! Porém, não podemos esquecer sobre o que exatamente estamos falando, quando dizemos “a Paz do Senhor”, estamos falando “Eu desejo que a Paz do Senhor Jesus o siga por onde quer que você for!”, então resumimos tudo ao simples e direto “a Paz do Senhor”. Por falar em Paz vamos entender a diferença entre a paz do homem e a Paz do Senhor? O Dicionário define a paz como a ausência de uma guerra, como um estado de não estar passando por problemas. Essa é a paz do homem. Se eu não estou enfrentando problema, eu tenho paz. Se não tem ninguém me importunando, eu tenho paz. Se eu não tenho nada com que me preocupar, então eu tenho paz, e tantos outros motivos. Muitas pessoas vivem uma vida de aparente paz, mas dentro do coração há uma expectativa quanto a um mal iminente. Agora quero que entendamos como que a Bíblia define a paz de Deus: Em primeiro lugar em Filipenses 4:7a diz: “A paz de Deus, que excede todo o entendimento”. Dai você me pergunta: porque a Bíblia diz que a paz de Deus excede todo entendimento? Lá em 1 Coríntios 1:21 diz: “Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus”. Não podemos querer entender as coisas de Deus (espirituais) com as coisas naturais (carnais), não tem como. Então quando a Bíblia diz que a paz de Deus excede todo entendimento, não tem como querer entendê-la com a compreensão humana. Amém esta dando para diferenciar a paz dos homens e a Paz do Senhor Deus? É importante também sabermos que quem aceitou Jesus no seu coração pode experimentar essa paz que muitas vezes é impossível de explicar. Porque mesmo nos momentos difíceis, Deus está no controle e nos ajuda a suportar qualquer adversidade. Irmãos o mundo nunca teve tão a procura de paz como nos dias de hoje. O ser humano deseja ter paz! Contudo, ele dificilmente a encontra, pois procura nos lugares errados. Algumas pessoas buscam a paz nas religiões e outras procuram nos prazeres deste mundo. Mas, ainda assim, continuam a viver suas vidas vazias e infelizes. Saiba de uma coisa só em Jesus podemos encontrar a paz verdadeira, pois somente Ele é o príncipe da Paz (Is 9:6). Por isso, para podermos desfrutar desta paz, devemos escolher a Cristo, aceitando-O como nosso único Senhor e Salvador. Está muito claro que as pessoas não conseguirão viver a verdadeira paz se não pararem de procura-la no dinheiro, no sexo, nas drogas e em outras coisas que o mundo oferece. Só poderá desfrutar de verdadeira paz quem conhecer e se entregar ao Príncipe da Paz! Liçãozinha para casa: Leia os 4 primeiros capítulos da epístola ao Romanos, através destes capítulos o apostolo Paulo expõe como o Evangelho responde a todas as grandes questões da vida, ali ele da todas as informações necessárias para que alguém passe da morte para a vida. Em Romanos 5:1 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. Neste versículo, Paulo usa o tempo passado para descrever nessa justificação a partir da obra que Cristo consumou e baseada no momento em que aceitamos o fato de que esta obra foi em nosso favor. Em seguida ele usa o tempo presente para afirmar a realidade de que “temos paz com Deus”, ou seja, já estamos numa condição diferente diante de Deus. A Paz com Deus é um aspecto presente da nossa Salvação. Podemos desfrutar da paz em nosso coração, em nossas conciencias, já que nossa divida foi paga por Jesus na cruz do calvário. De fato a consciência tranquila de quem sabe que foi perdoado é uma dadiva inestimável para quem deseja viver em paz.
Conclusão: Apesar de conscientes do perdão recebido pela justificação, em Cristo, alguns cristãos parecem não viver uma vida cristã prazerosa, como se tudo fosse apenas algo teórico. Mas a chave para tal vida cristã encontra-se na sequencia do texto de Romanos, onde Paulo acrescenta que é também por intermédio de Cristo que “obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes” Rm 5:2. No passado fomos justificados pela fé. Mas agora, no presente, pela mesma fé, temos acesso à Graça de Deus, e nela somos firmados. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos! amém





Nenhum comentário:

Postar um comentário