sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Jesus Cristo no Livro de Apocalipse.

PPA – Jesus Cristo no Livro de Apocalipse.
Texto Bíblico: Apocalipse 1:5-8
Introdução:
Querido ouvinte qual é a primeira pessoa mencionada no Livro de Apocalipse? A resposta está no comecinho do versículo 1 do capítulo 1: JESUS CRISTO! O livro de Apocalipse é uma “Revelação de Jesus Cristo”. É o próprio Jesus Cristo falando dEle mesmo. Ele é o personagem principal do livro de Apocalipse, aliais da bíblia inteira, você sabia que a Bíblia é um livro Cristocêntrico, isto significa: Jesus é o ponto central da Bíblia. E olha que interessante: Usando o Nome Jesus e simbolizando cada letra temos o seguinte:
J - Preparação - Todo o A. T, pois trata da preparação para o advento de Cristo.
E - Manifestação - Os Evangelhos, que tratam da manifestação de Cristo.
S - Propagação - O livro de Atos, que trata da propagação de Cristo.
U - Explanação - As Epístolas, que são a explanação da doutrina de Cristo.
S - Consumação - O livro de Apocalipse, que trata da consumação de todas as coisas preditas, através de Cristo.
É bem interessante, pois Jesus Se apresenta a nós das seguintes formas no Livro de Apocalipse:
JESUS É O CRISTO GLORIFICADO (Ap 1:12-16) – observe bem os detalhes que João nos oferece do Cristo que ele viu.
• A sua veste – vestes talares (que chegavam até os pés) e um cinturão de ouro na altura do peito;
• A sua cabeça e os seus cabelos – brancos como a lã e a neve;
• Os seus olhos – como chamas de fogo;
• Os seus pés – como o bronze polido;
• A sua voz – como o som de muitas águas;
• O que Ele tinha na mão direita – sete estrelas;
• O que saia da sua boca – uma espada afiada de dois gumes;
• O seu rosto – brilhava como o sol.
Imaginando todos esses detalhes. Jesus é uma Pessoa Gloriosa, não acha?
JESUS É O REI NO TRONO (Ap 4:1-11) – uma curiosidade: a palavra “trono” aparece 47 vezes em Apocalipse, sendo que 14 estão no capítulo 4. Por quê? Porque quando João teve uma visão do céu, ele viu “um trono no céu e nele estava assentado alguém” Ap 4:2. Quem se assenta no trono? É claro que é um príncipe ou rei. Como Jesus Cristo é chamado em Apocalipse 19:16? Rei dos reis e Senhor dos senhores.
JESUS É O CORDEIRO (Ap 5:1-14) – Cordeiro é a principal palavra que o Apocalipse usa para descrever Jesus Cristo. São 31 vezes em todo o livro. E toda essa ênfase é para deixar claro que o Sacrifício do Cordeiro de Deus na cruz é a garantia da Vitória Final sobre o pecado e o mal. Mas será que ser Cordeiro quer dizer que Jesus é apenas como um animalzinho manso e inofensivo? Para responder esta questão vamos ler Ap 5:6 “Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra”. Você percebeu que tem duas coisas especiais no Cordeiro? Sete chifres e Sete olhos. O que isto significa? O chifre é um símbolo judaico de força e poder. Os olhos mostram Sua capacidade de ver as coisas. O número 7 é símbolo do que é completo e total. Portanto, ao possuir sete chifres e sete olhos significa que:
• Jesus tem toda a força e todo o poder;
• Jesus pode ver todas as coisas.
Deixa eu fazer um comentário que julgo ser bem pertinente neste momento. Jesus Cristo não tem chifres e nem tantos olhos. João usa esta linguagem simbólica para que possamos entender melhor o que Deus quer nos ensinar. Sei o que irei dizer não tem muito haver com o tema que estamos abordando, porém é suma importância entendermos uma coisa... Existe um ensino antibíblico que incentiva as pessoas a usarem tatuagens, e para justificarem suas crenças usam de versículos isolados e enganam a muitos. Por exemplo em Ap 19:11-21 que fala do primeiro combate escatológico, do “fim dos tempos”. Nesse combate, aparece o “Fiel” e “Verdadeiro” que monta um cavalo branco. É o “Verbo de Deus”, e da sua boca sai uma espada afiada com o qual ferirá as nações. Além disso, no verso 16 diz: “Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REISE SENHOR DOS SENHORES”. A frase “Rei dos reis e Senhor dos senhores” aparece escrita em dois lugares. A questão é trata-se de uma tatuagem? É provável que não! Pelo simples fato que o autor bíblico quer sublinhar, ou destacar que esse personagem que combaterá e vencerá a besta é o Filho de Deus, é o Cristo. Para tanto, mostra como a frase, que revela quem Ele é, está em todo o Seu ser, seja nas suas roupas na própria pele. Usar Ap 19:16, como argumento para justificar a tatuagem é no mínimo de mal gosto, e sem lógica alguma. Se você quer fazer uma tatuagem a escolha é totalmente sua. Só saiba que a bíblia diz que tudo lhe é permitido, porém nem tudo lhe convém. É você e Deus! Amém
Voltando ao nosso assunto, para podermos concluir. Apesar da sua linguagem incomum e das suas traduções simbólicas, Apocalipse tem como fundamento a Teologia Apostólica. Todo o Novo Testamento fala amplamente do mesmo Jesus crucificado, ressurreto e exaltado que é retratado de várias formas em Apocalipse. Entre esses retratos estão:
• O Filho do homem, vestido de modo estranho no capítulo 1;
• O Senhor das igrejas nos capítulos 2 e 3;
• O Cordeiro / Leão da Tribo de Judá no capítulo 5;
• O Senhor do julgamento, que derrama maldições sobre a terra por meio de selos, trombetas e taças nos capítulos 6 a 19;
• A Palavra de Deus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores nos capítulos 20 a 22.
O enfoque de Apocalipse está claramente na Vinda futura de Cristo. Quando voltar, Ele derrotará os poderes de Satanás, as forças malignas que oprimem o povo de Deus. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário