sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Coronavirus, a pandemia do medo e do pânico.


Coronavírus, a pandemia do medo e do pânico.
Texto Bíblico: Isaías 41:10
Introdução:
Há muitos questionamentos a serem feitos, porém tem algumas certezas que devem ser ditas. Uma destas certeza é que o este vírus sem duvida alguma é algo maior do que pensamos, quando falo nisto, falo que é algo elaborado e planejado, pelos senhores do mundo. Sim matou e mata muitas pessoas em todo o mundo, porém o principal objetivo foi alcançado que é o de gerar medo e pânico nas populações e serviu para testar a resposta dos governantes e como vimos são incompetentes e gananciosos para tomarem alguma medida eficaz em meio ao pavor das pessoas. Você pode ter uma opinião diferente, a respeito, porém quero expor está visão de tudo o que está acontecendo e principalmente trazer uma Esperança para a tua vida.
O medo do Covid-19 tomou conta do mundo, milhares de pessoas morreram por causa deste vírus e tantas outras morreram. Isto é fato! Você sabia que a ansiedade e o pânico nascem do medo. E devido ao medo que foi criado com o coronavirus por parte dos governos e da mídia mundial, hoje muitas pessoas vivem com ansiedade e em pânico. Basta ao sair de casa se atentar um pouco a sua volta, pessoas se afastando de você, ou de outras, pessoas com vidros de álcool, e várias outras maneiras de demonstração de pavor e medo. Diante das incertezas que o vírus provoca e sem informações precisas, é fácil para o nosso cérebro criar cenários de medo e pavor. A pandemia está confundindo e assustando centenas de milhares de pessoas. Isso não é uma surpresa... Do mundo só podemos esperar isto e coisas piores por vir! Porém mesmo com tudo isto a cada dia o ser humano se afasta ainda mais de Deus... Precisamos resistir ao pânico, isso não significa que não haverá nenhum motivo para se preocupar, ou que devemos ignorar os bons conselhos dos profissionais de saúde, apesar de sabermos que há muitas medidas politicas no meio de tudo isto. E onde politico toca, a coisa apodrece! Você precisa entender que pânico e medo, não vem de Deus. Calma e Esperança, sim. E é possível responder a uma crise com seriedade e deliberação, mantendo um senso interior de calma e de esperança. O pânico ao confundir e assustar você, afasta-o da ajuda que Deus, quer lhe dar. O Espírito de Deus “desperta coragem e força, consolação, inspiração e tranquilidade”. Portanto, confie na calma e na esperança que você sente. Com certeza a Voz do Senhor vai sussurrar em teu ouvido “Não tenha medo!” como disse Jesus muitas vezes. Vá ao encontro dEle em oração e confie que Ele ouve você e está com você! Qual de nós não se sente ansioso e com medo, diante de uma enfermidade, do desemprego, de uma crise humanitária, da violência que nos cerca, dos desafios que temos que enfrentar todos os dias. Ainda que tenhamos recebido a Cristo como Salvador, e com Ele o perdão de todos os nossos pecados (1Jo 1:7), continuamos vulneráveis em nossos sentimentos e emoções. Já somos novas criaturas, mas a nossa velha natureza ainda é suscetível as circunstâncias que nos advém. O próprio Paulo experimentou tais sentimentos em sua vida cristã e tantos outros personagens bíblicos. Mesmo o Senhor Jesus, em seus últimos dias, revelou a nós a tristeza do Seu coração, contudo, essa tristeza não provém de uma velha natureza no caso de Jesus e nem havia vulnerabilidade nEle. Irmãos ouvindo tudo isto, pode surgir uma questão em seu coração. Onde posso buscar tranquilidade e esperança? Volte-se para as escrituras e você encontrará a resposta! Deus nos diz para não ficarmos ansiosos por nada. Traga suas preocupações para Ele em oração, e Sua Paz, que transcende todo entendimento, guardará seus corações e mentes em Cristo Jesus. Jesus sabe o que você está passando e sempre está com você. Este momento de medo e pânico “Vai passar!” O que nunca terminará é o amor e a proteção de Deus por você. (Fp 4:6-7; Sl 34:4). Ele o guiará para fora de sua terrível situação, assim como fez com os israelitas. Deus pode substituir seus medos pela paz quando você deposita sua confiança totalmente nEle e somente nEle.
Parece que você está no meio de uma tempestade incontrolável e com risco de vida, com medo do surto de coronavírus? Deus tem poder sobre todas as tempestades de sua vida, então mantenha seus olhos nEle. Quando você se sentir sobrecarregado, tenha fé que Ele tem o poder de leva-lo através da tempestade... Amém
Conclusão: Ter medo de algo que pode nos prejudicar é de natureza humana, mas o medo não vem de Deus. O medo é uma das armas mais populares do inimigo que ele usa contra nós. Como cristão, sabemos que Deus não nos dá o espírito de covardia, pelo contrario Ele nos fornece o Espírito de Poder, de Amor, e de uma mente Sã. Podemos vencer o medo da incerteza, sabendo que Deus está no controle e que ele caminhará conosco nesse período difícil. (Is 41:10). Deus disse que nós poderíamos enfrentar dificuldades em nossas vidas, mas Ele também disse que Ele seria nosso refugio e nossa força. Ele é o nosso escudo, nossa ajuda sempre presente nos tempos de sufoco. Seus braços estão bem abertos e prontos para aconchegar você nos cuidados DELE. Lance suas preocupações e apreensões para Ele não há nenhuma situação que você irá enfrentar que esteja fora do controle de Deus. Portanto, você não precisa ter medo e nem ficar em pânico, Seu Pai Celestial, está com você! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário