sábado, 3 de outubro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: O Bom Perfume de Cristo.


O Bom Perfume de Cristo
Texto Bíblico: 2 Coríntios 2:14-17
Introdução:
Em meio à discussão a respeito de sua viagem não programada à Macedônia, Paulo agradeceu a Deus por seu ministério, por seu relacionamento com os irmãos coríntios e pelo modo como Deus o usou para ajudar as pessoas aonde quer que ele fosse, apesar das dificuldades. Ao que parece, nesta passagem, Paulo tem em mente a entrada triunfal de um herói militar na cidade de Roma. Em uma triunfal procissão Romana, o general romano exibia seus tesouros e seus cativos em meio a uma nuvem de incenso queimado aos deuses. Para os vencedores, o aroma era doce; para os cativos presentes na parada, era o cheiro da escravidão e da morte. Aqui abro, um parêntese, para ressaltar que o mesmo aroma (perfume) pode ser sentido de maneiras diferentes. Amém... Portanto, este momento era uma grande festa para os vitoriosos e uma situação de grande humilhação para os derrotados. Paulo com isto em mente, dá uma atenção especial para o perfume exalado em tais procissões, utiliza a figura para mostrar que ele, e consequentemente, todo cristão fiel pode ser comparado a um bom perfume, que ele chama de “O Bom Perfume de Cristo”. Quais são os resultados deste perfume no mundo?
1) REVELA A PESSOA DE DEUS: a presença de Paulo, onde quer que fosse, revelava a pessoa de Deus. Não havia como esconder, era como se o seu cheiro o denunciasse. Isto condiz com a vida do apostolo que anunciava a Palavra de Deus em todo lugar e situação. Se ele estava na igreja o assunto era Cristo, se estava na prisão o assunto era Cristo, se estava viajando o assunto era Cristo, se estava naufragando era Cristo... Paulo tinha cheiro de Cristo! E você tem cheiro de Cristo? Será que nós também hoje, estamos sendo o Bom perfume de Cristo? Nossa presença tem anunciado, revelado a pessoa de Deus? Será que logo percebem a presença de Deus por meio de nós? Se somos fieis, creio que sim!
2) É SENTIDO DE FORMAS DIFERENTES: o perfume na procissão de triunfo romano era sentido de forma diferente pelos derrotados e pelos vitoriosos. O perfume de Cristo anuncia a morte ou a vida, depende de quem o sente. Deixa, eu explicar melhor!
Morte – para os derrotados o perfume tinha cheiro de morte (mostrava a realidade que os aguardava). Nós como o Bom Perfume de Cristo, anunciamos a condenação para os que se perdem. Para aqueles que não aceitam a Cristo em suas vida, o que os espera é ranger de dente e o lago de fogo, ou seja o inferno... Anunciar a morte não é agradável, nem o anunciador é bem recebido (mas isto faz parte da missão), fato é que ao anunciarmos e chamarmos as pessoas ao arrependimento ela sentem ódio e repulsa de nós. Mas isto não é privilégio nosso, muitas pessoas odiavam a Paulo, pois a presença dele era cheiro de morte. E quantas pessoas nos odeiam também pelo mesmo motivo? Apesar de ser pacifico e pacificador, o cristão fiel, anunciador da verdade, manifesta o cheiro da condenação para os desobedientes à Palavra de Deus. Quer queiramos ou não, se formos fieis a Cristo, nossa presença continuará exalando este perfume.
Vida – o perfume no desfile de triunfo não anunciava apenas morte, mas também vida. O perfume era o mesmo, mas tinha significados diferentes. Para alguns cheirava a morte, para outros vida, e vida melhor, cheia de glórias e honras. Irmão por onde andamos e agimos como cristão de verdade espalhamos um perfume de vida. Paulo também era assim, os discípulos no decorrer dos séculos têm sido assim...
Conclusão: Paulo, encerrando esta parte do texto, no versículo 17. Afirma que ele e seus companheiros não estão mercadejando a Palavra de Deus. A Palavra mercadejar era utilizada para descrever o ato de misturar água no vinho, feito por comerciantes desonestos que buscavam lucros maiores. Ou seja, Paulo não falsificava e nem adulterava a Palavra para agradar e levar vantagem sobre as pessoas, como muitos hoje em dia tem feito, infelizmente... Quando Paulo faz isto está afirmando que o Bom Perfume de Cristo não é adulterado. Nós como o Bom Perfume de Cristo, estamos na Terra para anunciar a pura Mensagem de Deus. Sejamos testemunhas fieis, sem mistura, exalando o Bom Perfume de Cristo, cheiro de morte para os que se perdem, mas cheiro de vida, e que vida maravilhosa, para os que se salvam! Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário