sábado, 11 de junho de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Corra para debaixo das "ASAS" do Todo Poderoso!

Corra para debaixo das “ASAS" do Todo Poderoso!
Texto Bíblico: Rute 2:12-20

Vivemos em um mundo no qual, mais cedo ou mais tarde, temos que enfrentar dificuldades. Algumas delas podemos enfrentar com nossas próprias habilidades e capacidades naturais, mas outras, são verdadeiros desafios para os quais não estamos preparados, ou seja, vão além de nossas forças. Não são poucas as ocasiões na vida em que nos deparamos com um verdadeiro BECO SEM SAÍDA. Se você se encontra nesta situação, te convido a buscar em Deus a solução para seus problemas. E para lhe ajudar a compreender isto, vamos usar como exemplo a vida de Rute.
Rute, estava em uma situação destas, um beco sem saída... Olha o que ela estava enfrentando:
Rt 1:3 – mostra que Rute havia perdido o sogro;
Rt 1:4-5 – mostra que ela ficou viúva;
Rt 4:5 – não tinha filhos;
Rt 1:15 – sem povo, sem alimentos;
Rt 1:6 – sem nada;
Rt 1:7 – viajou a pé, certamente com pouco mais do que a roupa do corpo.
VOCÊ SE ENCONTRA ASSIM? Num beco sem saída? Para Rute só sobrou a sogra, que estava numa situação tão difícil que mudou até o nome, de Noemi, que significa agradável, para Mara, que significa amarga, mais condizente com sua condição (Rt 1:20). Então... creio que a sogra de Rute de forma figurada foi o pouquinho de azeite que ainda restava em sua vasilha... Foi o suficiente para Deus agir!
Foi nesta situação terrível, sem ter para onde correr, que Rute tomou a decisão mais importante da vida: correu para debaixo das “ASAS” do Todo Poderoso. E você já tomou está decisão? Está esperando o que para se abrigar nas “ASAS” do Todo Poderoso? Você sabia que o tempo para tomar está decisão está se acabando?
Mais pr. Euzebio Galdino, se eu tomar está decisão, o que vou encontrar debaixo das “ASAS” do Todo Poderoso?
- Você vai encontrar a proteção necessária: lendo o livro de Rute, percebemos que, sob as “asas” do Todo Poderoso Rute encontrou proteção. É importante ressaltar o real significado de “ASAS”. Não quero que imaginem que Deus tem asas, e se tiver não irá mudar em nada... O real significado aqui é uma figura de linguagem que aparece no texto original, em Hebraico, para dizer que Rute foi buscar refúgio em Deus. Jesus utilizou uma figura semelhante ao dizer: “Jerusalém, Jerusalém! Que mata os profetas e apedreja os que foram enviados! Quantas vezes quis Eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” Mt 23:37. Ou seja, Ele estava dizendo: quantas vezes Eu quis abriga-los e vocês não quiseram. A maior parte do povo de Jerusalém fez escolha errada e não quis estar debaixo das “ASAS” do Todo Poderoso, mas Rute, sentindo-se fragilizada, buscou nelas a proteção para a sua vida! E você tem se refugiado em Deus? Rute enfrentou ao lado da sogra uma longa e perigosa viagem, de Moabe até Belém. Mesmo ao chegar em Belém e tentar se estabelecer por lá, os perigos não cessaram, Rute corria muito risco ao ir colher cevada. Ela tinha tudo para ser molestada em uma época como aquela: viúva, jovem, bonita, estrangeira, sem pai, sem mãe, sem irmãos, trabalhando nos campos de cevada. Mais sabe de uma coisa? Ninguém colocou as mãos nela. E sabe por que? Ela estava debaixo das “ASAS” do Todo Poderoso e não existe outro lugar tão seguro como este!
Irmão se você deseja, ou necessita, proteção de verdade, é para Deus que você deve correr. Ele é Todo Poderoso e, sendo da vontade DELE, não há inimigo, humano ou espiritual, que possa tocar em você!
- você vai encontrar melhores condições de sobrevivência: Rute é um exemplo de como Deus gera melhores condições de sobrevivência, Ele providencia na hora certa, aquilo que realmente precisamos. Olha que interessante, no texto de Rt 2:14-20, mostra quais as providências de Deus para sua serva: Vs 14 e 18 conseguiu comida de sobra para aquele dia; V 15 conseguiu colher onde ninguém que não fosse por ordem do dono colhia; V 17 conseguiu colher quase vinte e cinco quilos de cevada em um dia, sem ter plantado nada; 3:15 poucos dias depois recebeu ainda mais uns vinte quilos. É providência de Deus ou não é? Não quero dizer que ela não teve dificuldades, o texto mostra que ela estava em uma situação muito difícil, um beco sem saída, mas mostra também que sob as “ASAS” do Todo Poderoso, encontrou melhores condições de sobrevivência. Se você deseja melhores condições de vida e ainda não está sob as “ASAS” do Todo Poderoso, não perca mais tempo, corra para debaixo delas, pois este é o lugar certo para quem quer viver bem! Assim como Rute nós também podemos encontrar melhores condições de sobrevivência sob as “ASAS” do Todo Poderoso. Seja com muito ou pouco, debaixo das “ASAS” de Deus podemos viver como Davi que disse no Sl 63:7 “Porque Tu me tens sido auxílio, à sombra das Tuas asas eu canto jubiloso”. Não perca a chance de ter uma vida melhor mesmo em meio às dificuldades!
- Você vai encontrar os meios para uma mudança total: Na história de Rute, vemos que sob as “ASAS” do Todo Poderoso podemos encontrar os meios para uma mudança total em nossas vidas.
A história começou com Rute: sem Deus, sem povo, sem parentes, sem marido, sem filhos, sem comida, dependente da misericórdia dos outros. Humanamente falando, SEM SAÍDA!
A história terminou com Rute: com Deus, com um novo povo, sendo comparada com as famosas Raquel e Lia que deram origem ao Povo de Judá, com um bom marido, com um filho, dona de muitos bens. Totalmente Vitoriosa! Que contraste....
Foi sob as “ASAS” do Todo Poderoso que ela encontrou os meios para uma mudança total em sua vida. Não espere mais nada, não busque em outro lugar. Quer mudar sua situação? Corra para Deus!
CONCLUSÃO: assim como Rute o seu bisneto, o rei Davi, quando em dificuldades corria se esconder sob as “ASAS” do Todo Poderoso. Ele diz no Sl 57:1 “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em Ti a minha alma se refugia, à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”. Com certeza deve ter aprendido está lição com Rute. Assim como eles, nós também podemos buscar este refúgio seguro. Debaixo das “ASAS” do Todo Poderoso há lugar para quem quiser se abrigar. Se não fosse assim, Deus não estaria nos convidando para Si mesmo como o fez por meio de Seu Filho Jesus que diz “Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” Mt 11:28. Creio que este convite não é só para quem ainda não creu em Jesus, mas sim para quem está cansado e sobrecarregado. Busque refúgio em lugar seguro e eficaz. Corra, agora mesmo, para debaixo das “ASAS” do Todo Poderoso, por meio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário