sábado, 20 de novembro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Deus nos amou de tal maneira...

Deus nos amou de tal maneira...
Texto Bíblico: João 3:16
Introdução:
quero falar de alguém que deu Seu Único Filho para a minha e a tua salvação. E para isto quero começar tentando te explicar que você é valioso para o SENHOR. Mais pastor como Deus pode me amar? Será que Ele não sabe que sou pecador, falho, mentiroso, orgulhoso e cheio de traumas? Irmãos um dos ATRIBUTOS DE DEUS É A ONICIÊNCIA, ou seja, Ele sabe de tudo, inclusive Ele nos conhece melhor do que nós mesmo, sabe por que? Foi Ele quem nos formou!!! E nos escolheu desde o ventre das nossas mães! O que precisamos entender é que Deus diferente dos homens não foca nos defeitos e sim na qualidade do coração do homem... Olha que passagem interessante e reforça o que estou falando: Deus estava descontente com Saul e decidiu rejeitá-lo e ungir um novo rei para Israel, então envia seu profeta Samuel a casa de Jessé para entre seus filhos levantar um rei. E olha que isto aconteceu sem levantar muito alarde, pois corria o risco de Saul saber e mandar matar o profeta Samuel. Então Deus, dá a estratégia ao profeta, dizer que iria “Sacrificar ao SENHOR”, isto não levantaria suspeita. Samuel como profeta, e quando digo profeta falo na sua real essência, um homem OBEDIENTE A DEUS, que faz e fala o que Deus quer. O profeta Samuel então convida Jessé e seus filhos a participarem do sacrifício (culto). “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. 1Sm 16:6-7. Jessé fez passar todos os filhos diante do profeta, porém Deus rejeitou a todos... Então o profeta insiste com Jessé e pergunta se já acabaram todos os filhos? Jessé disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui. Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é o meu ESCOLHIDO. Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.
Eu quero falar que eu e você também somos escolhidos do SENHOR!
Agora quero usar de uma ilustração para demonstrar o significado: “Deus nos amou de tal maneira...”???
Essa história fala de um lindo amor entre um pai e um filho. Um filho que que adorava o pai, o qual trabalhava no controle de uma ponte. Em um dia como tantos outros, o filho do controlador de ponte observa rotineiramente o trabalho do pai, mas algo iria acontecer naquele momento algo que iria mudar muitas vidas. O trem como sempre antes de passar pela ponte teria que parar em uma estação próxima dali, mas algo de errado aconteceu, o trem não parou, então o menino que observava atento o trajeto do trem viu que a ponte não baixaria a tempo então gritou para seu pai baixar a ponte o mais rápido possível, mas o menino preocupado correu para baixar a ponte através do controle manual o que seria mais rápido, porém ao tentar aperta o botão o menino acaba caindo embaixo do suporte da ponte. O pai angustiado viu a cena e se desesperou, ele teria que tomar uma decisão muito difícil salvar a todos que estavam no trem ou puxa a alavanca e deixar que seu filho seja esmagado pela ponte...Ele puxou a alavanca e salvou as pessoas que estavam no trem e sacrificou seu filho por elas, o sacrifício de um para salvação de todos. Se fosse você? puxaria a alavanca?
Essa é uma história muito emocionante pois mostra uma difícil escolha de um pai que amava seu filho e o sacrificou para salvar pessoas de diferentes características: pessoas com sentimento de rejeição, drogados, homossexuais, prostitutas, angustiados, pessoas com ódio em seus corações, pessoas desesperadas, ladrões, assassinos, alcoólatras, enfim uma variedade de pessoas, me responda você sacrificaria seu filho para salvar a vida dessas pessoas? Nesse momento muitas vezes o nosso lado humano de pensar nos leva a dizer "Não", "Porque eu daria meu filho amado por alguém que rouba, que mata?" Não é verdade?
Mais a Palavra diz que Deus deu Seu Único Filho para morrer em meu e seu lugar, e sabe o que tem de mais maravilhoso em tudo isto... Cada um de nós estávamos nestas condições descrita destes passageiros do trem. Aliais podemos comparar a vida a uma viagem de trem... altos e baixos, caminhos retos, outros cheios de curvas, andando nos trilhos, porém com a possibilidade de descarrilhar... Mais a BOA NOTICIA ... Jesus Cristo através do Seu Sacrifício nos deu uma NOVA OPORTUNIDADE! E garanto para você uma coisa! não é para continuarmos nas mesmas condições pecaminosas, pelo contrario temos que entender que esta NOVA VIDA é um NOVO NASCIMENTO, ou seja, mudança de vida! Jesus andou com todo tipo de pessoas, porém nunca Ele disse para elas continuarem no pecado, pelo contrário sempre as convidou ao ARREPENDIMENTO E A MUDAREM DE VIDA... VÃO E NÃO PEQUES MAIS!!!
Voltando a ilustração do trem... Passado alguns anos, as pessoas que sobreviveram fizeram uma homenagem ao garoto que havia se sacrificado por elas. O pai foi convidado e neste encontro, ele conheceu uma jovem que logo de cara se apaixonou e conversando com ela. Ela disse que era uma das pessoas que estavam no trem, ela era uma ex-prostituta e naquele dia ela estava decidida a tirar a sua própria vida, pois não aguentava mais viver daquela maneira. Então ao vivenciar aquela experiência Ela percebeu o quanto Deus a ama, entregou a sua vida a Jesus Cristo e começou a servi-Lo, ou seja, ela se converteu ao EVANGELHO.
Sabe irmãos, a história termina com os dois se casando e tendo um casal de filhos... Deus restaurou aquelas vidas! E é o que Ele quer fazer na sua e na minha vida... RESTAURAR...
Conclusão: Restaurar é consertar. Deus é o grande Restaurador. Quando você está cansado, triste, abatido, arrependido, pode confiar que Deus vai restaurar sua vida. O sofrimento não é para sempre. Quem ama Jesus será restaurado. Deus lhe ama e quer lhe dar alegria e esperança. Deus nunca lhe abandona. Nos momentos mais difíceis você pode clamar a Deus e Ele vai trazer a restauração que você precisa. AMÉM
Salmos 80:3 diz “Restaura-nos, ó Deus! Faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos”.

Um comentário: