Quero lembrar a história dos 3 reis magos. Quase todos nós já ouvimos falar desses 3 reis: Baltasar, Belchior e Gaspar.
Mas, talvez a maioria das pessoas não saiba que existe a história de um quarto rei mago. Mesmo não estando na bíblia, essa história tem muito a nos ensinar. Conta-se que houve um quarto rei mago, um quarto sábio que chegou atrasado ao local da saída, sendo que os outros três reis já haviam partido. O caminho era longo e difícil, ainda assim, esse quarto sábio não desanimou, mesmo atrasado partiu sozinho e na esperança de chegar a tempo para entregar seus presentes ao menino Jesus e poder homenageá-lo. Porém, em seu caminho ele passou pelos povoados, pelas comunidades e vilarejos e encontrou muitas pessoas necessitadas. Por ser uma pessoa de muito conhecimento, de muita sabedoria e amor, o quarto sábio percebeu que poderia ajudar aquelas pessoas, e por isso, permaneceu com elas durante longo tempo. Por fim, depois de muitos anos, o quarto sábio seguiu seu caminho, mas já sabendo que não seria mais possível realizar seu sonho de encontrar o menino Jesus e poder entregar seus presentes. Certo dia, ao passar por Jerusalém, o quarto sábio ficou sabendo que Jesus havia sido condenado à morte, e seguia com a cruz, em direção ao calvário. O quarto sábio sentiu seu coração bater aceleradamente, num impulso, meteu-se no meio da multidão e depois de vários empurrões, conseguiu chegar até Jesus. Estando próximo Dele, foi tocado pela emoção e disse: “Meu Mestre e meu Rei, desejei muito encontrá-lo assim que você nasceu, mas, não consegui e falhei na minha missão. Trinta anos se passaram desde que deixei minha terra natal na esperança de encontrá-lo. O ouro que eu trazia para lhe oferecer como presente, precisei vender para ajudar pessoas que estavam em necessidade. Perdoe-me, cheguei tarde demais e de mãos vazias”.
Mas, antes que o quarto sábio continuasse a falar, Jesus lhe interrompeu e mesmo em meio aos sofrimentos, disse-lhe serenamente:
“Conheço seu coração. Você já me encontrou durante toda sua vida. Você já me encontrou há muitos anos atrás em todas aquelas pessoas que você ajudou pelo caminho, com seu amor e com sua sabedoria. O maior presente você já me deu. Tudo o que você fez ao próximo em meu nome, foi a mim que você o fez, ainda que seja um copo d’água dado ao mais pequenino de todos os seres”.
O convite que faço a você que lê este poste, é que possamos seguir o exemplo do quarto sábio, que colocou seus talentos, seus conhecimentos, sua sabedoria, a serviço da vida e da felicidade das pessoas. Este é o melhor presente que podemos oferecer a Jesus, ao próximo e ao nosso próprio coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário