Muito do que aconteceu na vida de Ismael não pode ser atribuido a ele. Ismael viu-se em um processo muito maior do que ele mesmo. No entanto, suas atitudes demonstraram que ele escolheu tornar-se parte do problema, e não da solução. Ele escolheu viver sob as circunstâncias ao invés de acima delas.
A escolha de Ismael é provavelmente a que todos nós fazemos. Há circunstâncias sobre as quais não temos controle (hereditariedade, por exemplo), mas há outras que podemos controlar (as decisões que fazemos).
O essencial da questão é a natureza orientada pelo pecado que todos nós herdamos. Ela pode ser parcialmente controlada, porém não vencida, através de esforços humanos. No contexto da história, a vida de Ismael representa a confusão que fazemos quando não tentamos mudar as coisas que poderiamos ter mudado. O Deus daBíblia tem oferecido a solução. Sua resposta não é uma vida controlada, mas transformada. Para que ocorra uma transformação de vida, é preciso voltar-se para Deus, confiar que Ele perdoa os nossos pecados do passado e mudar nossa atitude para com Ele e as outras pessoas.
Pontos fortes e êxitos:
- um dos primeiros a experimentar o sinal físico do pacto de Deus, a circuncisão;
- conhecido por sua habilidade como arqueiro e caçador;
- pai de 12 filhos que se tornaram líderes de tribos guerreiras.
- não reconheceu o lugar de seu meio-irmão Isaque, e zombou dele.
- os planos de Deus íncorporam os erros das pessoas.
- Locais: Canaã e Egito
- Ocupações: Caçador, arqueiro e guerreiro
- Familiares: Pais - Agar e Abraão; meio-irmão - Isaque
"E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque eu dele farei uma grande nação" Gn 21:17 e 18
Nenhum comentário:
Postar um comentário