quinta-feira, 4 de junho de 2015

Os Livros da Bíblia: O Evangelho segundo Marcos


“Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” Marcos 10:44,45
Jesus é o maior – o Deus encarnado, o Nosso Messias, mas Ele entrou na História como um servo. Este é a mensagem que Marcos escreveu. Para encorajar os cristãos romanos e provar que Jesus é o Messias, Marcos apresentou vários episódios em que Jesus operou milagres; esses acontecimentos revelam sua verdadeira identidade por meio de sua obra, e não necessariamente de suas palavras. É Jesus em ação.
Marcos omitiu o nascimento de Jesus; começou seu relato pela pregação de João Batista. Em seguida, mencionou brevemente o batismo de Jesus, sua tentação no deserto, a convocação dos discípulos, e passou diretamente para i ministério público do Messias. Ele expulsou demônios, sarou um leproso, perdoou e curou o paralítico que havia sido levado à sua presença por amigos. Depois, Jesus chamou Mateus (Levi); jantou com ele e seus questionáveis companheiros. Este episódio marca o inicio do conflito com os fariseus e demais líderes religiosos judeus que condenaram Jesus por participar de uam refeição com pecadores e quebrado o ritual do sábado. No capítulo 4, Marcos interrompeu a sequencia de ações para dar lugar aos ensinamentos de Jesus, ao relatar a Parábola do Semeador e a do Grão de Mostarda. Em seguida, a ação foi retomada; foram descritos os episódios em que Jesus acalmou a tempestade, expulsou demônios e curou a filha de Jairo. A partir do capítulo 6, somos informados de que, depois de retornar a Nazaré por alguns dias e experimentar a rejeição em sua terra natal, Jesus encarregou os discípulos de divulgarem as Boas Novas a todos. Cresceu a oposição de Herodes e dos fariseus, e João Batista foi decapitado. Porém, Jesus continuou a operar. Alimentou mais de cinco mil pessoas, depois, mais de quatro mil, ajudou a mulher siro-fenicia; curou um surdo em Decápolis e um cego em Betsaida. Finalmente, havia chegado a hora de Jesus revelar sua verdadeira identidade aos discípulos. Será que eles realmente sabiam quem Ele era? Pedro reconheceu Jesus como Messias, mas em seguida mostrou que não entendia a missão dEle. Depois da transfiguração, Jesus continuou a ensinar e a curar, confrontou os fariseus com a questão do divórcio e o homem rico com a obediência para herdar a vida eterna. O cego Bartimeu foi curado. No Evangelho de Marcos os acontecimentos se sucedem rapidamente, caminham em direção a um clímax. Episódio como a última ceia, a traição, a crucificação e a ressurreição são dramaticamente relatados, acompanhados pro mais ensinamentos de Jesus. Enfim, Marcos nos mostrou Jesus em ação, servindo, ensinando, sacrificando-se e salvando vidas! Ao ler o Evangelho deste escritor, esteja pronto para agir de acordo com a ação de Deus em sua vida. Aceite o desafio de viver com a finalidade de servir a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário