Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara". Bem como relata o texto acima, vimos que Jesus ia passando ia pregando, curando fazendo muitas outras maravilhas, também percebeu algo, primeiro teve compaixão e depois falou com os seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.” Jesus percebe que o trabalho é muito grande e são poucos que querem trabalhar na obra. Será que nos dias de hoje é diferente? Ou não esse quadro mudou, tem muito trabalho mais também tem muito trabalhador que põem a mão no arado? Eu acho que não mudou nada, continua parecida a situação que Jesus viveu naquela época!
Desses poucos trabalhadores que se dispõem para a obra, podemos dividir em dois grupos que são os:
ENVOLVIDOS OU COMPROMETIDOS, amém?
Irmão em qual desses grupos você está? ENVOLVIDO OU COMPROMETIDO?
Se você ainda não parou para pensar nesse contexto, hoje é o momento pra parar e refletir, como você se encontra, saiba que ainda à tempo para você tomar um posicionamento, se quer está na obra de Deus: envolvido ou comprometido?
Aparentemente parece que essas duas palavras, não tem muito diferença, parece estar ligado uma à outra. Se parar para analisar são totalmente oposta uma da outra, tem muitos ainda muitos sendo enganado pelo diabo. Para entender melhor gostaria de contar uma pequena fábula da galinha e dos porcos: "Conta-se, há muito tempo, que numa determinada fazenda, certo dia, os animais resolveram fazer uma festa para o fazendeiro; a discussão durou horas, pois os porcos achavam que deveriam fazer a melhor festa, pois, assim, chegariam ao coração do duro e mau fazendeiro, já as galinhas, achavam que deveriam fazer qualquer coisa ou uma festa qualquer, vez que, por ser duro e mau, era isso que o fazendeiro merecia. Após algumas horas de discussão, resolveram finalmente, que começariam os preparativos da festa pela escolha do cardápio, sendo logo apresentada a sugestão das galinhas de que fosse servido na festa ovos com bacon, o que, sem nenhuma discussão foi de pronto aceito pelos porcos. Pensem então, nessa história quem demonstra estar apenas ENVOLVIDO e quem demonstrar estar COMPROMETIDO?
- Envolvido: A galinha porque não precisava fazer muito esforço para dar os ovos, não era um grande sacrifício.
- Comprometido: O porco, porque para fazer o bacon precisava do seu couro, conseqüentemente, ele se sacrificou para dar o bacon.
Irmãos, eu gostaria de deixar bem claro uma coisa, não é pra ninguém se matar. É apenas para ilustrar que há uma pequena diferença entre o ENVOLVIDO E COMPROMETIDO.
A Bíblia Sagrada nos traz memoráveis exemplos de homens e mulheres que na sua relação com Deus e com o seu Reino, uns foram apenas ENVOLVIDOS e outros COMPROMETIDOS, deixando para nós as lições e os resultados de tais escolhas.
- CAIM – envolvido, ABEL – comprometido (ler Gn 4.1-4): Na visão do ENVOLVIDO Caim, como normalmente pensam os que fazem parte deste grupo, não era necessário muito esforço ou sacrifício para adorar a Deus, pois, certamente pensava ele: “Deus tem obrigação de receber a minha oferta”. Já o COMPROMETIDO como Abel, entende que na hora de ofertar é preciso estar sempre lembrado de que o nosso Deus não só atenta para oferta, mas, atenta antes para os que ofertam.
- SAUL E OS IRMÃOS DE DAVI – envolvidos, DAVI – comprometido (ler I Sm 17.23.46),( ler somente os v:28, 38): os ENVOLVIDOS como Saul e os irmão de Davi não só não têm experiências com Deus, oferecem suas vestimentas que de nada servem para as batalhas espirituais, como ainda ficam irritados com plano de Deus na vida do comprometido. Já o COMPROMETIDO, enfrenta os desafios baseado nas experiências vividas ao lado do Senhor e vai para a batalha “em nome no Senhor dos Exércitos”, voltando com o troféu da vitória.
- A MULHER DE JÓ envolvida – JÓ comprometido (ler Jô 2.8-10): os ENVOLVIDOS nas lutas não resistem a pressão e como a mulher de Jó preferem abandonar a Deus e morrer. Já os COMPROMETIDOS, suportam tudo com coragem e dizem: “ainda que ele me mate eu nele esperarei”. (Jó 13.15).
Podemos perceber quando estamos envolvido ou comprometido? Separei 3 tópicos:
Amor:
O ENVOLVIDO se envolve apenas para somar, ou para mostrar que está fazendo, e pior tem aquele que envolve para dificultar aquele verdadeiro COMPROMETIDO com a obra.
Aquele que realmente está COMPROMETIDO, fazem a obra de Deus por amor, faz sem medir esforço, não para mostrar pro outro que está fazendo, para Deus e também por amor com o seu próximo.
Nas dificuldades (ler 2 Rs 6.15-17):
Os ENVOLVIDOS como “moço”, ficam com medo sempre que são cercados pelo inimigo e não conseguem ver mais nada, nas adversidades. Já os COMPROMETIDOS como Elizeu consegue se manter confiantes, por terem seus olhos espirituais sempre abertos e ainda oram a Deus para abrir os olhos do “moço”.
Nos erros:
Podemos citar Pedro e Judas (Ler Mt 26.75 e 27.3-5),
JUDAS – envolvido, PEDRO – comprometido os ENVOLVIDOS como Judas diante dos erros, o máximo que conseguem ter é remorso, ou seja, se arrependem e choram, mas não conseguem voltar atrás e buscar a ajuda do Senhor. Já os COMPROMETIDOS, diante de seus erros experimentam o arrependimento e este de forma eficaz, isto é, se arrependem, choram e voltam atrás em busca da ajuda de Deus, recebendo Dele o perdão e a completa restauração.
Conclusão:
Eu poderia deixar uma conclusão, mais gostaria de cada um de vocês fizeste esta pergunta “EU ESTOU ENVOLVIDO OU COMPROMETIDO COM A OBRA DEUS ?
GLÓRIA A DEUS!!!!
Fonte: Crescimento Espiritual
Nenhum comentário:
Postar um comentário