Texto Bíblico: Gênesis 12:1-3
Quando Deus fez a promessa a Abraão, Ele disse que, por intermédio de Abraão, as famílias da terra seriam abençoadas. Veja bem, todas as famílias significa todos os descendentes de Abraão, e a Palavra de Deus diz que somos herdeiros dessa promessa quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”. Gl 3:29
· Ao dizer que serão benditas todas as famílias da terra, Deus está afirmando que todas as famílias têm o direito de prosperar. Aceitar a Jesus é ter esse direito, tomar posse desse direito é que faz a diferença. Mas, prosperar em quê? O que vem a ser Prosperidade? Segundo o dicionário: Prosperidade é o estado ou qualidade do que é próspero, ou seja, bem-sucedido, feliz e afortunado. Sabemos que existem pessoas muito ricas, mas que não são prósperas nas emoções, na afetividade etc. Outras que, além de serem bem de vida, têm um coração bom, mas não têm prosperidade espiritual. Portanto, a prosperidade abrange todo o curso de vida de uma pessoa, toda a história. De nada adianta ter muito dinheiro e, dentro da família, não saber o que é ter paz em casa. É melhor ter paz do que dinheiro; melhor ter amor do que dinheiro.
· Claro que não estou aqui pregando contra o dinheiro, muito menos contra aquele que tem dinheiro, Deus não é contra os ricos, mas sim contra aqueles que colocam o amor ao dinheiro acima de tudo, até mesmo da família. Muita gente diz que o dinheiro atrai maldição, mas não é isso que a Bíblia diz, veja em: I Timóteo 6:10 “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, mas não diz que possuir dinheiro é uma maldição.
Deus disse que todas as famílias da terra serão abençoadas. Deus tem prazer em abençoar a sua família. Há uma história que diz que um judeu muito próspero ensinava o seu filho sobre 05 princípios para prosperidade, pois sobre ele havia a unção da prosperidade já que era um dos homens mais ricos de sua nação e era marcado por esses princípios.
1. Amar a Deus: “Amaras, pois, ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças”. (Dt 6:5)
Só existe prosperidade em um casal, uma família, um líder, se amarmos a Deus em primeiro lugar. Essa é a exigência de Deus para os Seus filhos. Do amor a Deus depende o sucesso em todas as outras áreas. Nada deve tomar o lugar desse amor, de se entregar de todo o coração, alma e força. Viver a plenitude desse amor fala de decidir amá-LO, entregando-se completamente. Quem ama verdadeiramente é fiel. Se queremos viver em prosperidade precisamos obedecer a essa chamada. Entregar-se por inteiro a Deus representa renunciar os seus desejos e os seus sonhos para receber os desejos e os sonhos do coração de Deus.
2- Orar e amar a Jerusalém: “Orai pela paz de Jerusalém, prosperem aqueles que te amam”. (Sl 122:6)
Jerusalém é a cidade do Grande Rei. Amar a Jerusalém e lembrar dessa cidade com intercessões e súplicas pela sua paz demonstra o sentimento de amor de alguém que não a ama superficialmente, de alguém que não permitirá que esse amor esfrie, pois possui um amor espiritual e o amor profético da chuva de bênçãos, como está escrito em Zc 14:16-19. Nosso desejo é que você faça do seu devocional diário um tempo para orar e amar a Jerusalém.
3- Devolver o dízimo (Ml 3:8,9): Muitos têm o hábito de dizer: já devolvi o meu dízimo. Na verdade o dízimo não é nosso, é do Senhor. A entrega do dízimo é um ato profético que cancela a visitação do gafanhoto migrador, destruidor e cortador. Todos os grandes homens de Deus entenderam a importância de dizimar. Em Gn 28:22, Jacó entrega o dízimo em Betel, a casa de Deus e após esse dia, através desse ato de fidelidade, ele prosperou e foi transformado em Israel. Como casal é preciso sentar com os nossos filhos e ensiná-los a importância da fidelidade a Deus em nossas finanças. Quem não é fiel a Deus nos dízimos é chamado pelo próprio Deus de ladrão (Ml 3:8-12). Façamos uma aliança com o Senhor, como casais, como família, como líderes e sejamos fiéis nos dízimos, pois essa fidelidade nos fará prosperar e trará proteção espiritual sobre nossas finanças.
4- Estabelecer os objetivos e crer: Não existe fórmulas para prosperarmos naquilo que fazemos, o fundamental é termos fé (Hb 11). Porém, em tudo que fizermos devemos ser organizados e empenhar nossa força, envolvendo-nos e crendo que somos as pessoas certas para tal.
a) No casamento: Todo o casamento precisa de muito investimento. Isso envolve comunicação, pois através dela conhecemos melhor o cônjuge. Todo o tempo para a aliança não é gasto é investimento e essa consolidação deve ser diária no casamento. Os pequenos detalhes constroem os grandes alicerces.
b) Na família: Tenha como objetivo fazer da sua casa a morada do Espírito Santo. Invista em toda a sua família desde o cônjuge e filhos, até seus pais, parentes. Avive a sua fé. Faça como Josué, dê o seu grito: “eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Trace objetivos para que essa verdade seja estabelecida e que a bênção da família seja estabelecida sobre a sua casa.
c) No secular: Todo o trabalho é dom de Deus. Muitos não gostam do que fazem, e por isso, fazem pela metade ou mau feito. Seja grato a Deus pelo seu trabalho, pois dele vem o sustento e o conforto para sua casa. Tudo o que fazemos com amor fazemos bem feito. Que a bênção da riqueza venha em tudo o que você colocar as mãos.
5) Ter apenas uma família: Todo o pecado contra a família abre portas para demônios familiares. O pecado familiar fecha as portas da prosperidade. Toda família que viveu a ruptura na aliança, adquiriu pobreza, miséria, brigas etc. E é interessante, como, todos da casa sofrem essa influência espiritual. Se em sua casa, você vive essa realidade, é preciso se arrepender dos pecados, tanto os cometidos por você, como pelos pecados dos seus pais. Em II Cr 7:14, a Bíblia diz: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
Conclusão: Hoje o Senhor nos chama a vivermos esses cinco pilares para atrairmos a prosperidade em todas as áreas. Você nasceu para ser feliz, para ter uma família feliz, para prosperar e cumprir todos os sonhos de Deus nessa Terra. E, com certeza, a sua descendência comerá da prosperidade do seu investimento. Que você e sua família entrem na rota da prosperidade. Que haja desejo no seu coração de agradar a Deus para que Ele também Se agrade de você. Agrade o coração de Deus e prospere de forma absoluta como todos os grandes homens de Deus prosperaram. A promessa da prosperidade que Deus deu a Abraão se estende a todas as famílias da terra, mas a todas as famílias que aprendem o real significado da palavra prosperidade. Portanto a promessa da prosperidade se estende para você e para a sua família.
III João 2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário