A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO parte 3 de 3.
II - A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO
1- Novo nascimento, transformação do caráter: Jesus veio ao mundo para salvar o homem da tragédia do pecado e aproximá-lo novamente de Deus (Jo 3:16). A salvação é um dom divino. Ela é fruto da graça divina. Pela Fé em Jesus o homem recebe a salvação e se torna uma nova criatura, completamente transformada: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Co 5:17). O caráter daqueles que, pela fé, nasceram de novo, é poderosamente transformado pelo poder do Espírito Santo.
2 - A Palavra de Deus muda o caráter: A Salvação não é apenas uma mudança de religião, mas envolve regeneração (jo 3:3,7), justificação (Rm 3:24; 5:1,9; 1 Co 6:11) e santificação (Hb 12:14; 1 Ts 5:23). No processo de santificação, vamos sendo transformados pela Palavra de Deus. As Escrituras têm o poder de transformar o homem, pois somente elas podem penetrar em seu interior: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, que penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4:12).
3 - O caráter amoroso e santo do crente: O cristão tem como uma de suas caracterisiticas principais o amor de Deus e ao proximo (Mt 22:34-40). Quem não ama não conhece a Deus, ainda nao tece seu caráter transformado e está em trevas (1 Jo 2:9-11). Unida ao amor está à santificação, sem a qual ninguém poderá ver o Senhor (Hb 12:14). Os que já experimentraram o novo nascimento devem viver de modo irrepreensível (1 Ts 5:23).
Nenhum comentário:
Postar um comentário