sábado, 27 de janeiro de 2018

Caráter Cristão: Abel, exemplo de caráter que agrada a Deus - part. 3 de 3.

Um Homem que agradou a Deus
Abel soube agradar a Deus: certamente, Adão e Eva criaram seus filhos, na perspectiva de serem servos de Deus, Eles tiveram não só Caim e Abel, mas muitos filhos e filhas (Gn 5:1-5). O episódio envolvendo Caim e Abel é o mais destacado, na história de Adão depois da queda.
Abel, buscou a Deus: o relato bíblico nos autoriza dizer que Abel buscou a Deus com mais afinco e amor. E entendeu que seu sacrifício deveria ser do melhor do que possuía. Que Deus nos guarde, e nos dê sabedoria e amor para oferecermos sempre “sacrifício de louvor” (Sl 50:14). Um louvor que custe devoção, sinceridade, santidade, no altar da adoração a Deus.
Caim agradou ao Diabo: seu caráter foi deformado porque ele deu lugar ao Diabo. Encheu-se de inveja, quando percebeu que Deus aceitava o sacrifício do irmão e não o seu. A inveja é tão prejudicial que provoca “podridão dos ossos” (Pv 14:30). A ira, por sua vez, é um sentimento carnal que se transforma em ódio, agressão e crime. É um sentimento perigoso e destrutivo: “Porque a ira destrói o louco; e o zelo mata o tolo” (Jó 5:2). Ao invés de buscar a Deus, Caim deu lugar ao maligno. “Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1 jo 3:12).
Conclusão:
A humanidade começou mal, com a desobediência dos primeiros habitantes da Terra. Adão pecou, pois desobedeceu a Deus dando ouvidos ao diabo. Toda a tragédia humana decorre daquele gesto de desobediência. Caim, o primogênito, preferiu desobedecer ao Criador. Seu irmão, Abel, pelo contrário, optou dedicar-se a adorar a Deus, oferecendo o melhor do seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário