III - Como Rute entrou na genealogia de Jesus:
1- Rute chega a Belém: ao chegar a Belém, Rute viu a admiração do povo pela condição em que sua sogra retornou a sua terra. Diz o texto: “[...] e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-poderoso. Cheia parti, porém vazia Senhor me fez tornar; por que, pois, me chamareis Noemi? Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo-poderoso me tem afligido tanto” Rt 1:19-21. Noemi quer dizer “agradável”, enquanto Mara significa “amargurada”. Este era o sentimento que enchia o coração de Noemi. Elas chegaram a Belém “no principio da sega das cevadas” Rt 1:22.
2- Rute atrai a atenção de Boaz: Rute era uma mulher trabalhadora. Não comia “o pão da preguiça” (Pv 31:27. Ao chegar a Belém, não esperou que Noemi sugerisse algum trabalho para sua manutenção. Ela tomou a iniciativa de procurar um serviço (Rt 2:2). Por direção de Deus, Rute foi rebuscar espigas no campo de Boaz, “que era da geração de Elimeleque” Rt 2:3. Ao vê-la, Boaz perguntou ao chefe dos segadores quem era ela (Rt 2:5). O homem respondeu que era Rute, a moça moabita que voltou com Noemi (Rt 2:6). Encantado com a beleza da moça e admirado por sua história, Boaz falou benignamente a Rute; e disse que tomara conhecimento de seu gesto amoroso para com Noemi (Rt 2:8-13). Foi amor à primeira vista.
3- Rute casa com Boaz: Boaz procedeu de acordo com a lei, e diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se com Rute. E declarou: “[...] também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar: disto sois hoje testemunhas” (Rt 4:10). O povo que compareceu à cerimônia ficou feliz com o casamento (Rt 4:11-12). Assim, ela entrou na genealogia de Jesus (Mt 1:5).
Conclusão: A história de Rute demonstra de forma clara como Deus criou o homem, na perspectiva de um plano de salvação para todas as pessoas, em todos os lugares, independente de sua nacionalidade, de sua cor ou condição social. Pela lógica humana, jamais uma mulher moabita faria parte da linhagem santa, da qual nasceu o Messias de Israel, o Salvador do mundo. O amor de Deus está além de toda a compreensão humana.
amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário