sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Esboço de sermão do pastor Euzebio: Dedicando tempo na convivência do lar.

“Dedicando tempo na convivência do lar”.
Texto Bíblico: Eclesiastes 3:1-8
Introdução: O propósito deste sermão é mostrar a extrema importância de dedicar tempo um ao outro na convivência do lar, entre os cônjuges e com os filhos.  Quero mostrar uma ilustração: Um grande furacão varreu o estado de Kansas. Um casal teve o telhado da casa arrancado. O forte vento levantou a cama onde eles estavam dormindo, arrastando-os suavemente até o jardim. A esposa começou a soluçar estando deitada. O marido no afã de consolar a sua esposa lhe disse: Não chores! Não fiques triste! Vamos encontrar uma maneira de consertar tudo isto! Sua esposa lhe respondeu: “Mas eu não estou chorando porque estou triste. Estou chorando porque estou contente. Esta é a primeira vez em vinte anos que saímos juntos ao jardim para falar de nós”.
Moral da história: Eles não tinham tempo para eles mesmos.
Com isto surge uma questão: Porque muitos casais dedicam cada vez menos tempo para estarem juntos depois de casados? Podemos citar algumas causas:
Porque eles pensam que pelo fato de conviverem juntos, dormir juntos e comer juntos, já é suficiente.
A longa distância do trabalho, tanto dele como dela. Somando a isto os problemas que vão distanciando-os um do outro, e o excesso de trabalho. Voltam cansados para o lar.
A falta de diálogo para planejar juntos a administração do tempo.
Existe a tendência de seguir cada um em seus próprios caminhos.
O único tempo que passam juntos é quando estão cansados e irritados.
O trabalho extra, horas vendo televisão, fazendo as compras, os encontros a noite, ocupam o tempo que se deveria dedicar um ao outro.
Saiba que um casamento feliz não pode existir com restos de tempo! Amar o cônjuge, significa investir tempo para estarem juntos. Um bom casamento não pode se desenvolver, quando o único tempo que se dedicam é o resto do final do dia quando estão exaustos.
Toda ação tem sua reação... ou seja para cada escolha nossa há consequências. Neste caso.
Geralmente começam a alimentar suspeitas, dúvidas e desconfianças um do outro.
Cada um se transforma em uma ilha.
Ignoram as necessidades reais do lar.
A qualquer momento pode vir a infidelidade conjugal.
Nascem as incompreensões e os desentendimentos conjugais.
Os filhos crescem em anarquia, sem limites nem controle.
A TV, e outros ocupam o tempo dele e de seus filhos.
Não há mais conselhos nem disciplina no lar.
Meu querido ouvinte nos te convidamos a fazer uma aliança de tempo entre seu cônjuge e filhos. Quando separamos tempo para abrir nosso coração para o outro, para ler a mente um do outro e desfrutar da presença do outro, então o amor cresce e o compromisso se fortalece. Todo casamento precisa de tempo reservado e regular para conversar sobre preocupações específicas, principalmente aquelas que lhes estão afetando, como a falta de tempo. Você tem que dar alguns passos para programar o tempo para estar juntos, e tomar decisões, lembrando estas considerações:
Seus três compromissos principais de tempo:
1- Meu tempo para Deus: quando colocamos Deus em primeiro lugar, nosso relacionamento é sempre abençoado. Faça sua devocional pessoal e seu culto familiar.
2- Nosso tempo conjugal e para os filhos: como se faz um projeto financeiro, podemos fazer um projeto do nosso tempo e dessa maneira administra-lo sabiamente.
3- Meu tempo para o trabalho: este tempo é importante, porque cumprimos o que Deus disse: “seis dias trabalharás e farás toda tua obra” (Êx 20:9). Geralmente a carga horária de trabalho semanal por pessoa está entre 40 e 50 horas.
Conclusão: Nada é mais apropriado para suavizar o amor conjugal que a comunicação. O nível de satisfação conjugal está relacionado com a quantidade de tempo que um casal dedica cada dia para conversar. Os casais devem reservar periodicamente um tempo especial para estarem juntos. O segredo é encontrar pequenas porções de tempo diárias, em vez de esperar algum feriado ou passar um dia inteiro; juntos. Filhos de todas as idades se sentem apegados ao pai ou a mãe que lhes dedicam tempo. Preste atenção ficar em casa não quer dizer que se está investindo tempo. Às vezes a esposa ou o esposo até fica triste quando isso acontece. Pensam que pelo fato de conviverem juntos, dormirem juntos e comerem juntos, já é suficiente. Investir tempo é aplicar no diálogo, em atividades juntos, sair juntos, estar inteiro com o outro. Não é somente a quantidade de tempo em casa que conta, mas também a qualidade desse tempo. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário