sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: Ouvi tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que te sararei.

Assim diz o Senhor: Ouvi tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que te sararei!
Texto Bíblico: Isaías 38:1-5
Introdução: Deus se importa com cada um de nós, Ele vê as nossas lágrimas. Nós é que não conseguimos percebê-Lo. Ele está conosco a toda hora, em todos os momentos. Muitas pessoas estão comprando o que não podem, fazendo o que não podem fazer. Não sabemos o dia da nossa morte, mas precisamos estar preparados para quando este dia chegar. Você tem gastado parte do seu tempo vivendo no passado ou no futuro? Viva intensamente o agora que Deus está lhe dando! O nosso Deus é um Deus das promessas cumpridas. Há pessoas que estão com a vida desordenada, sem perspectivas, sem projeto nenhum. Talvez, não recebamos a cura desejada, pois nem sempre Ele faz a nossa vontade. Saia do passado! Coloque sua vida em ordem e comece pelo seu interior. Faça isso por meio da confissão. Seu temperamento precisa ser controlado pelo Espírito de Deus, você precisa se converter! Não haverá cura se você não se converter, pois ela é um encontro com a mudança pessoal, e esta é uma decisão. Ezequias era um homem muito bom, um profeta que reconheceu não estar pronto para aquilo que Deus tinha reservado para ele. Há muita gente que diz: “Deus não faz em minha vida, só na vida do outro”. Ele faz, sim, mas há a hora certa na vida de cada um, porque Ele nos conhece pessoalmente. Você precisa acreditar assim como Ezequias, que acreditou e foi salvo, ele e sua cidade. O Senhor vai salvar muitos por causa da sua fidelidade a Ele e não somente sua casa e sua família! Quantas pessoas que não conversam com os pais, com os filhos! A falta de perdão causa até mesmo paralisia física. O perdão é a chave para a cura, é a porta aberta para a bênção. Você precisa decidir-se a perdoar, decidir-se por Deus. Tire as contaminações, os ídolos da sua vida. A fé recusa a presença de ídolos. Qual ídolo você está colocando no lugar de Deus? É seu trabalho, seu carro, sua família, sua religião torta? Jesus é quem morreu na cruz por você!
EZEQUIAS, O REI QUE PASSOU PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE (Is 38:1,2): Ezequias era o rei de Judá. Homem de Deus, que sempre confiou no Pai das luzes e seguia os seus mandamentos. A Bíblia relata que Ezequias adoeceu, de uma tal forma, de um estado, que ele não iria sobreviver devido complicações da doença que lhe atacava. Nesse meio tempo o grande profeta Isaías foi guiado pelo Senhor e levado até a casa de Ezequias para lhe falar um recado. Aos nossos olhos não muito agradável! O recado ao rei foi para que ele colocasse a sua casa em ordem, pois estava prestes a morrer. Segundo algumas pesquisas e estudos bíblicos a doença de Ezequias não era só física, mas também espiritual. Imagina você recebendo uma notícia desta? Misericórdia. Não vamos ser hipócritas, ninguém quer morrer, contudo sabemos que existe tempo para todas as coisas nos céus e na terra, que é determinado por Deus.
Atitude do rei Ezequias ao receber a notícia:  ele virou o rosto para a parede e orou. O rei entrou no lugar secreto e se humilhou a Deus: “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. Ezequias chorou amargamente. A palavra de Deus diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (2 Cr 7:14).
Resposta a oração de Ezequias:  Mesmo em meio a dor de saber que iria morrer Ezequias não blasfemou, mas se colocou na condição de pecador e de total dependência de Deus. O rei buscou a presença de DEUS, pois sabia que o milagre poderia ser concedido. Deus ouviu a sua súplica, o clamor. A oração de Ezequias chegou diante do trono. O Pai socorreu, derramou o azeite, e demostrou mais uma vez o seu amor e poder. Observando a oração do rei, Deus mandou Isaías voltar para entregar um novo recado: Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: "Vol­te e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: 'Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor. Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi'. " Olha a vitória de Ezequias! Como servos do Senhor devemos entender que o nosso milagre começa quando entramos no lugar secreto. Devemos entender que só obteremos vitória se tomarmos e usarmos as armas espirituais, que em Deus são poderosas para destruir fortalezas. (Ef 6:13). Deus restaurou a saúde de Ezequias e ainda acrescentou mais quinze anos à vida dele.
Conclusão:  O que fez Deus mudar sua sentença? Será que foi o choro dele? Com certeza não! Então foi a oração por ele feita? Não necessariamente. Claro que: Se o rei não tivesse orado Deus poderia não ter mudado o desfecho da história dele. Mas, não adiantaria a Ezequias ter feito aquela oração, usado aquelas palavras, se elas não fossem verdadeiras, Deus olharia e diria: "Sua oração é mentirosa, sua vida não é assim!" Nossa vida não pode ser uma mentira diante de Deus! O Senhor fala a Ezequias dizendo: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas". A verdade é que o que fez o Senhor mudar a sentença, foi a maneira que aquele homem escolheu para viver: Temer a Deus e agir com Justiça. Tanto é verdade que em 2 Rs 18:5 diz “Confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele”. Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário