domingo, 4 de novembro de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: A influência que tem uma mulher comprometida com Deus!

A Influência que tem uma mulher comprometida com Deus!
Texto Bíblico: Atos 9:36-41
Introdução: Havia uma mulher viúva, discípula, chamada Tabita que significa no grego “Dorcas”, notável pelas boas obras e esmolas que fazia. Esta mulher amava a Jesus, pois O tinha como exemplo em sua vida, tinha prazer em sua profissão de costureira. Dava bons exemplos e conselhos às suas amigas e se relacionava bem com as pessoas. Um dia ficou doente e morreu. Suas amigas a levaram para o segundo andar da casa e a lavaram. Movidas pela fé e tristeza ao mesmo tempo. Souberam que Pedro estava na cidade de Lida, que fica perto de Jope, e mandaram chama-lo pois tinham fé que algo aconteceria.  Prontamente Pedro atendeu ao chamado e, a sós com Dorcas, se ajoelhou e orou ao Senhor! Pedro disse: “Tabita, levanta-te! ” Após abrir os olhos, ela viu Pedro. “ele, dando-lhe a mão, levantou-a; e, chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou-a viva” v.41. O Senhor atendeu ao seu clamor e assim a alegria voltou aquela casa e a cidade e Dorcas foi ressuscitada! Irmãos quero convidar aos amados a refletirem comigo sobre esta passagem bíblica e por que Deus a ressuscitou? Primeiro de tudo precisamos entender que Dorcas era comprometida com a Obra do Senhor, pois em Atos 9:36 já menciona que era uma discípula e não apenas seguidora há uma grande diferença entre ambos. Em Jo 8:31 testifica a vida de Dorcas: “Jesus dizia, aos judeus que criam nEle: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos”. E creio que Jesus falando isto se referia a certo momento em que Ele estava ministrando aos seus seguidores e vários por sinal, porém ficaram escandalizados com a Palavra e começaram a se retirar. E Jesus pergunta aos doze discípulos se não querem sair também, porém Pedro diz: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus". João 6:68-69.
Olha como nossas atitudes fazem a diferença nesta sociedade caída: 

  • Dorcas influenciava positivamente sobre suas amigas a ponto de gerar Fé sobre elas na procura de um apóstolo para orar por Dorcas, ou seja, envolveu a cidade inteira. 
  • Dorcas possuía a marca da Bondade – costurava para os necessitados exercendo solidariedade ao próximo, algo tão esquecido nos dias de hoje. 
  • Dorcas era conhecida na cidade como uma mulher de Deus diante de seus frutos. “Pois cada árvore é conhecida pelos seus próprios frutos”. Lc 6:44. E aqui cabe uma pergunta para nós. Qual tem sido a influência da sua vida sobre sua casa, trabalho, ou seja, por onde você tem passado?

Vamos aprender algumas lições com a vida de Dorcas que fez a diferença!
Dorcas se importava com o próximo: ela demonstrou que pequenos atos podem mudar vidas. Em Israel, na época, as viúvas eram excluídas da sociedade, e ninguém as ajudava. Morava em Jope e pensou como poderia ajudar aquelas viúvas: com uma agulha. Sim, uma agulha pode fazer a diferença! Com este instrumento Dorcas fez túnicas e vestidos para aquelas viúvas, sem nada cobrar, apenas pela bondade em seu coração e vontade de ajudar o próximo.
Dorcas viveu para a obra e não da obra: ela tinha apenas agulha e linha, mas usou-as para fazer a diferença na vida das pessoas. Como você tem utilizados as suas oportunidades e recursos? Imagine você sentado à mesa com Abraão, Moisés, José e Pedro, então eles começam a contar suas histórias.
“Abraão diz: Já nasci com a maldição, em meio a um povo idólatra, mas Deus mandou-me deixar minha parentela e ir a um lugar desconhecido, onde me deu tudo o que queria e enriqueci. Queria ter um filho, e não só o Senhor meu deu Isaque, como fez pai de uma grande nação. Moisés por sua vez, afirma que sobreviveu pela misericórdia de Deus, e viveu num palácio, passou quarenta anos no deserto, mas libertou seu povo do Egito e liderou-os até a terra Prometida. José, diz que foi vendido pelos irmãos, foi preso injustamente, mas terminou governando o Egito e reunindo sua família novamente. Pedro, fala todo emocionado: Um dia, um homem comum, mas com olhar diferente, chegou para mim e disse: ‘Venha após mim e não serás pescador de peixes, mas almas’. Segui este homem, e O neguei três vezes, mas Ele me resgatou e deu-me uma unção tão grande, que por onde andava até minha sombra curava os enfermos. Irmãos você também tem uma história para contar! Faça a diferença!
Dorcas fazia o que amava: Ela se realizou ao tomar a decisão de ser útil, Dorcas encontrou razão e alegria de viver! Muitos vivem esperando ser útil a alguém com aquilo que não possuem. Eles dizem: quando eu tiver aquilo, eu vou fazer isso.  Resultado: nunca fazem nada, perdem a oportunidade de servirem ao próximo e com isso, vivem uma vida frustrada, sem sentido, pois quando somos úteis encontramos razão para nossa existência. O Senhor ressuscitou Dorcas para a Sua glória, e, também porque ela ainda tinha contribuições para dar. Você tem algo a contribuir na obra do Senhor?
Conclusão: Com esta história, a bíblia mostra que podemos fazer grandes coisas com pequenos atos, tornando a vida de outros melhores. Isto serve para mostrar que devemos criar nossas próprias histórias, ajudando os irmãos, dedicando mais tempo à igreja. “Ás vezes, a pessoa que está ao seu lado está precisando de um abraço, e você nem sequer faz isso! ” Quando fizer algo para Deus ou para alguém, fala com excelência e amor! Assim como Dorcas que glorificou a Deus através de seus atos de bondade, glorifiquemos também ao Senhor sendo homens e mulheres generosos, de coração sensível e sempre prontos para ajudar os necessitados. Quantos de nós possuem talentos dados por Deus e se esqueceu de usá-los para ajudar alguém? Procuremos ter um coração amoroso e sensível, pois isto é o que agrada ao Senhor.
Deus vós abençoe!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário