segunda-feira, 22 de abril de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: Lava-pés - Esvaziar-se a si mesmo.

“Lava-pés – Esvaziar-se a si mesmo!”
Texto bíblico: João 13:4-11
Introdução: Poucas horas antes de sua morte, Jesus se reuniu com os apóstolos para participar da Páscoa. Ele sabia que estaria deixando estes companheiros para cumprir a sua missão na cruz e, logo depois, voltar ao Pai. Com certeza, ele queria aproveitar ao máximo estas últimas horas. Depois de três anos de trabalho com estes homens, que tipo de mensagem ele destacaria? Poderíamos imaginar estudos intensivos sobre doutrinas, ou eloquentes discursos sobre a natureza e o caráter de Deus. Tais assuntos são importantes, e parecem tópicos dignos das últimas horas do Mestre. Mas Jesus sempre faz algo que não esperamos! Os apóstolos se reclinaram à mesa para participar da ceia quando Jesus se levantou, pegou água e uma toalha, e começou a lavar os pés deles. Por quê Jesus fez isto? Algumas pessoas têm usado este trecho para incluir uma cerimônia (rito) de lavagem de pés no culto da igreja, uma simples limpeza dos pés (higienização física). Além do fato que jamais encontramos tal prática nas reuniões das igrejas primitivas, tal abordagem ritua-lista perde o significado mais profundo do ato de Jesus. Sei que muitos vão utilizar a passagem de 1 Tm 5:10, onde Paulo orienta a Timóteo para que dê cargos na igreja somente para as viúvas que já “lavaram os pés dos santos” ou seja crentes da igreja local. Porém este “lavar os pés” era no sentido de serviço diário em seus lares quando recebiam visitas, era um costume da época. Jesus foi além disto meus queridos, Ele nos ensina algumas lições espirituais através deste costume:
1. Precisamos nos purificar para termos comunhão com Ele: Quando Ele chegou a Pedro, este recusou a lavagem de pés. Mas, quando Jesus falou que precisava ser lavado para participar dEle, Pedro mudou de idéia: "Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça" (Jo13:9). Se precisava de purificação para estar em comunhão com Cristo, Pedro não queria arriscar a rejeição pelo Senhor. Jesus explicou que só precisava lavar o que ainda estivesse sujo. E ai entendemos que a sujeira dos pés é o pecado que nos acompanha. Neste momento Jesus comentou sobre o grupo dos apóstolos. A maioria já estava purificada, mas nem todos. Judas Iscariotes não manteria comunhão com Cristo porque seu coração foi dominado por Satanás. Sem a santificação, "ninguém verá o Senhor" (Hb 12:14).
2. Precisamos ser humildes para servir: Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus disse: "Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou" (Jo 13:14-16). Jesus se esvaziou, deixando a glória do céu, para servir aos homens (Fp 2:5-8). Ele mostrou que nós devemos nos humilhar para servir aos outros. Como ele lavou os pés, nós devemos procurar oportunidades para humildemente servir uns aos outros. A humildade é uma qualidade muito importante. Quem é humilde reconhece que sua vida depende de Deus. Tudo que você faz, todos os seus talentos, todos os seus sucessos vêm de Deus. O humilde reconhece que sem Deus não é nada. O orgulho afasta de Deus mas a humildade aproxima. A humildade leva a reconhecer o pecado e a pedir perdão. A humildade, portanto, leva o pecador ao ARREPENDIMENTO. A humildade também ajuda nos relacionamentos com outras pessoas. O humilde reconhece que não é melhor que ninguém e todos merecem amor e atenção. Deus abençoa o humilde.
No livro de Mateus 5:3, Jesus ensina aos discípulos sobre as bem aventuranças e a primeira enunciada é: “Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Algumas versões bíblicas registram ‘humildes de espírito’ em lugar de ‘pobres de espírito’. Ser humilde de espírito é ser uma pessoa que se esvazia de si mesmo. A palavra ‘esvaziar’ significa ‘tornar vazio’, desocupar. Isso quer dizer que, para sermos cheios da Presença e da vida de Deus, precisamos desocupar nossa casa espiritual, ou seja, o nosso interior, o nosso coração, para dar lugar ao Espírito de Deus nos encher e operar nas nossas vidas e através das nossas vidas. Somos como vasos e há vaso de todo tipo. A pessoa que ainda está cheia de si mesmo, isto é, do seu ego, da vontade própria, de projetos pessoais, independente de Deus, de orgulho, de vaidade, de ira, de tristeza, de angústia, de críticas, maledicência, murmuração, tem o seu vaso como os que se seguem:
*vaso quebrado – cheio de angústia. Vaso rachado ou quebrado não se enche de azeite. O azeite representa a Presença do Espírito.
* vaso da ira - A ira não expressa amor, mas revolta, rebeldia e ódio. A ira é obra da carne.
* vaso em que ninguém tem prazer - São os vasos cheios de rebeldia, soberba, língua violenta mentira, adultério, engano, distantes de Deus.
Ser vazio de si mesmo requer negar a si mesmo, tomando sobre seu ombro a sua cruz e seguir a Jesus Cristo sob a Sua Direção.
A pessoa que verdadeiramente é vazia de si mesma:
* Não tem mais à vontade própria predominante, mas a Vontade Soberana de Deus é a prioridade absoluta em seu coração. Continua, como outra pessoa qualquer a ter sonhos, desejos e vontade, porém, como depende do Espírito Santo, submete-os ao Senhorio de Jesus Cristo.
*Está apta a declarar: “É importante que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30) e “Já estou crucificado com Cristo e não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20).
Conclusão: Para ser cheio do Espírito Santo, é preciso esvaziar-se de Si mesmo a fim de dar lugar ao Espírito Santo operar em nossas vidas e, dessa forma, sermos dirigidos por Ele e abençoados. O fruto de Espírito é o amor que se expressa através de cada atitude, de cada gesto de cada palavra daquele que está cheio do Espírito de Deus. Nós como vasos cheios de azeite, isto é, do Espírito Santo, de misericórdia para honra, preciosos e escolhidos, precisamos nos encher diariamente do Espírito Santo e assim não deixaremos espaços para entrarem os sentimentos e os comportamentos negativos que tanto desagradam a Deus, que nos afasta d’Ele e servem de mau testemunho para os que ainda não conhecem Jesus. Assim sendo iremos espiritualmente lavando os pés uns dos outros. amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário