quarta-feira, 22 de maio de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: É possível ter um casamento feliz?

É possível ter um casamento feliz?
Texto Bíblico: Colossenses 3:12-14
Introdução: É muito claro que, desde o início, Deus pretendia que a união matrimonial fosse abençoada, gratificante e feliz. Primeiro, Ele criou o homem à sua própria imagem: capaz de amar, comunicar e criar, e colocou-o em um belo jardim onde todos os desejos de um coração humano puro poderiam ser encontrados. Mas o incrível trabalho de criação de Deus não foi completo até que Ele fez uma mulher. “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.’” Gn 2:18. Uma ajudante, uma companheira, seu igual, alguém para compartilhar seus pensamentos mais profundos e retornar seu amor infalível! Ele também desde o princípio deu à humanidade leis que garantiriam a felicidade enquanto Suas leis fossem obedecidas. Infelizmente, porém, um ato de desobediência mudou tudo e o pecado entrou na boa criação de Deus. Se formos honestos, admitiremos rapidamente que ainda é o pecado que destrói relacionamentos, perturba a harmonia do casamento e faz com que o amor se torne frio.  A maioria das pessoas percebe que nascemos como criaturas egoístas e egocêntricas, com uma incrível capacidade de olhar para nós mesmos e para nosso próprio prazer. Esta é uma receita pobre para um casamento feliz! Jesus nos oferece um antídoto fantástico para esta doença em Lc 9:23. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.’”  Não apenas dois corações, mas dois testamentos: Para entender melhor isso, precisamos entender o que significa “negar a nós mesmos” e “tomar nossa cruz”. “Negar a nós mesmos” tem a ver com nossa própria vontade – nossos desejos, vontades e demandas que derivam de nossa natureza autocentrada como humanos. Como resultado da queda, nossa própria vontade é quase sempre contrária à vontade de Deus. Em um relacionamento matrimonial, logo descobriremos que não apenas dois corações e vidas se unem, mas também duas personalidades distintas, cada uma com sua vontade e vontade própria! Jesus também tinha uma vontade humana, mas Ele disse: “Não a minha vontade, mas a tua vontade”. Lc 22:42. Jesus escolheu negar a Sua vontade para fazer a vontade de Deus. Em Hebreus 10: 9 Ele diz, “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade.” Jesus veio para fazer a vontade de Deus em Seu corpo humano, e isso custou a Sua vontade. Ele é o nosso exemplo em tudo, então nós também podemos negar a nossa vontade e fazer a vontade de Deus. Isso resultará em um relacionamento feliz e um casamento cada vez melhor. Jesus morreu na cruz para expiação dos nossos pecados. Mas durante a Sua vida, Ele tomou Sua cruz – significando que o pecado que Ele levou em Sua natureza humana não foi permitido viver. Isto é o que Paulo se refere como “o morrer do Senhor Jesus” em 2 Co 4:10. Jesus nos convida a segui-lo neste caminho onde o pecado pode ser vencido no poder do Espírito Santo. Se aceitarmos Seu convite e seguirmos Seus passos, Sua vida também se manifestará em nossos corpos, para o crescente benefício e bênção dos que nos rodeiam, incluindo nosso cônjuge! Podemos enriquecer a vida um do outro!: É uma boa notícia que Deus não mudou de ideia sobre o casamento, apesar do pecado que veio ao mundo através do primeiro casal! Seu coração anseia que seja bem sucedido para nós, e Seu amor nos proveu com leis que, se as mantivermos, nos libertarão de nossa natureza humana para que possamos aprender a amar uns aos outros como Ele nos ama. A natureza humana é contrária! É preciso muito pouco para um pequeno mal-entendido, um hábito de que não gostamos, uma palavra impensada ou um olhar crítico para colocar uma nuvem sobre nossos relacionamentos. A natureza humana é tão facilmente ofendida! Mas, felizmente, temos a Palavra e as leis de Deus para nos ajudar. Se seguirmos, por exemplo, as palavras de Cl 3:12-14, temos boa esperança para um relacionamento feliz e satisfatório da maneira que Deus pretendia que fosse. Isso não significa que sempre concordaremos ou manteremos o mesmo ponto de vista sobre todos os assuntos. Deus nos criou como indivíduos com diferentes personalidades e maneiras de pensar. Mas podemos nos encorajar mutuamente de acordo com as leis de humildade, bondade e misericórdia de Deus. Desta forma, podemos enriquecer as vidas uns dos outros e ser os verdadeiros ajudantes uns dos outros que Deus pretendia que fôssemos. Uma relação de confiança mútua e fidelidade.
A Bíblia diz que o casamento é honrado entre todos, isto significa dizer que é um relacionamento honroso para ambas as partes. Como companheiros no modo de vida, marido e mulher podem trabalhar juntos como uma equipe e aprender a amar um ao outro mais e mais, para que possam crescer juntos em tudo que é bom. Se esta é a nossa experiência, então podemos verdadeiramente dizer que temos um casamento feliz, sabendo ao mesmo tempo que o que é bom sempre pode ser melhor! E se ainda não estivermos lá, não temos motivos para perder a esperança. Nós podemos ter plena confiança em Deus que podemos chegar lá! Deus ainda ama criar e se buscarmos e seguirmos Suas boas leis e mandamentos, Ele criará uma nova vida dentro de nós. Então, também em nosso relacionamento matrimonial, nos tornaremos uma nova criação em Cristo.
Conclusão: O casamento não é invenção humana que pode ser definida e destruída conforme os caprichos egoístas dos homens. O casamento foi criado por Deus. Ele é testemunha dos nossos votos e está preparado para julgar a nossa desobediência. Desrespeito pelos compromissos do casamento destrói a nossa comunhão com o nosso Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário