terça-feira, 7 de maio de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: A Noiva de Cristo.

“Noiva de Cristo”
Texto Bíblico: Apocalipse 21:9
Introdução: Afigura do casamento é usada freqüentemente nas Escrituras para representar a relação entre Deus e o seu povo. No VT, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No NT, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. Ao compreender a riqueza desse símbolo, daremos mais importância à obediência no dia-a-dia. A linguagem figurada de Ezequiel descreve o casamento de Israel com Deus: Ler Ezequiel 16:8-14. O mesmo simbolismo aparece em várias passagens no Novo Testamento, incluindo na carta de Paulo aos efésios: Ler Efésios 5:25-27,32. A noiva de Cristo (igreja): é composta por todos aqueles que estão no caminho para se tornar completamente livre de todo pecado, como Jesus é! Alguns podem ter chegado ainda mais longe no caminho que outros. Alguns podem ter apenas começado a andar sobre ele. Mas todos que andam neste caminho são um membro do Corpo de Cristo. Eles estão se preparando para ser a noiva de Cristo. São os que amam a Jesus. Eles são seus seguidores. Eles têm um enorme desejo de estar com seu Senhor e Mestre. São essas pessoas que decidiram servir a Jesus com todo o seu coração, toda a alma e de todo o seu ser. São aqueles que Jesus purifica; eles serão a igreja gloriosa, sem mancha nem ruga. Ela é, portanto, santa. A noiva é semelhante ao noivo. Por isso, está escrito em 1 Pe 1:15: “Mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda vossa maneira de viver”. A Noiva de Cristo está se preparando para Ele, o noivo: Cada segundo que ela tem na terra, ela usa para se preparar para seu noivo. Seu vestido de linho fino não lhe é dado durante a festa de casamento, mas é algo que ela mesma tece, andando em justiça, enquanto ela estava aqui na terra. “Muitos são os chamados, mas poucos escolhidos”. Mt 22:14. A noiva não é um grupo de elite com cristãos especiais que só alguns poucos podem fazer parte. A noiva deve ser em número reduzido, mas isso não é porque apenas alguns poucos convites são enviados. Isso é porque somente algumas pessoas optam por aceitar este convite. Para ser parte da noiva devemos responder ao chamado e começar a seguir a Jesus no caminho em que Ele mesmo andou. Este tempo na terra: representa um tempo de noivado de Jesus e sua noiva! Eles têm um intenso amor um pelo outro, e almejam encontrar-se. A noiva quer estar perto de Jesus, seu Esposo celestial. Ela vai fazer absolutamente tudo, ela vai pagar o que custa, para ser digna dEle e estar com Ele. Jesus vai buscar sua noiva assim que ela estiver pronta. O tempo é curto, mas ainda há tempo para a noiva se preparar, e ainda é possível atender ao chamado. Responder ao chamado: é o primeiro passo. É tão simples como decidir que “Eu quero servir a Deus com todo o meu coração”. O caminho a seguir para isto é descrito em Colossenses 3:1-17. A mente da noiva está voltada para o que está lá em cima. A noiva é paciente, humilde, longânima, e faz tudo em nome do Senhor Jesus. A única coisa que ela quer é apressar-se para o dia de seu retorno. A noiva está tão apaixonada que ela iria pagar qualquer preço para ser livre de todo o pecado, de tudo o que não é parecido com Cristo. Ela rejeita todos esses pensamentos, e mortifica-os. E, deste modo, a vida de Cristo resplandece nela. Desta forma, ela se torna uma adjutora que é como Ele. Com todo o seu ser ela anseia estar com Cristo, e ela sabe que a maneira de fazer isso é tornar-se como Ele. Ao ser purificada, como Ele é puro, e ser transformada em natureza divina como Ele. O pecado não é uma opção para ela! Ela quer estar com seu noivo. Então, ela se torna santa como Ele é santo. Estas são as obras de justiça dos santos descritas em Apocalipse 19:8.
Conclusão: Quando a noiva finalmente estiver pronta para encontrar o noivo, Jesus vai voltar para buscar a sua amada. Depois de tantos anos de padecimentos, eles finalmente estarão juntos! Todo o Céu se alegrará e celebrará este evento e que deve ser uma tremenda festa de casamento! Ela se senta ao lado dEle; ela é como Ele. Ela sofreu as mesmas aflições que Ele padeceu na terra, e agora ela recebeu sua recompensa. É um salário que é muito maior do que qualquer recompensa que pode ser dada a alguém, no céu ou na terra.  Ela é colocada acima dos anjos, querubins, acima de toda a criação de Deus, para ser uma companheira e ajudante. O trabalho da noiva na eternidade será sempre ao lado do noivo. “O Espírito e a noiva dizem: Vem! E quem ouve, diga: Vem! Se alguém tem sede, venha! E quem quiser, receba de graça a água da vida!” Ap 22:17 Ela está lá ao lado de Cristo; Enxuga as lágrimas e apaga tristezas. Não há recompensa maior do que isso. E nós não podemos gastar nosso tempo na terra de uma maneira melhor do que preparando-nos para o dia em que Ele vem, com expectativa ardente de amar a Jesus Cristo! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário