quinta-feira, 13 de junho de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: Diga o fraco: eu sou forte!

“Diga o fraco: Eu Sou Forte!”
Texto Bíblico: Joel 3:10 
Introdução: A expressão “diga o fraco: eu sou forte” significa que a nossa força vem de Deus, não de nós. Nós somos fracos mas Deus é forte e habita em nós. Deus usa pessoas fracas para fazer coisas grandes, para mostrar que Ele está no controle. Sem Deus não somos nada mas com Deus podemos tudo. O profeta Joel crendo nisto chama o povo para a luta e desafia a todos para se fortalecerem. Mas como nos fortalecer?
1- Sendo humilde: Davi foi humilde e se humilhou quando foi perseguido. Reconheceu sua fraqueza. Por isso Deus lhe exaltou, “pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lc 14:11). Seja humilde e reconheça suas fraquezas;
2- Através da oração: A oração é uma força imbatível. Através da oração somos fortalecidos. Quando oramos também devemos confessar nossas fraquezas a Deus e pedir que nos fortaleça. A oração te fortalece em suas fraquezas;
3- Pelo poder de Deus: A fraqueza humana é superada pelo poder de Deus, por isso Deus se agrada dos pequenino para usar o seu poder. Com o poder de Deus um menino vence um gigante (I Sm 17:45). Quando se sentir fraco clame pelo poder de Deus;
4- Buscando união: O apóstolo Paulo declara que o povo de Deus é forte e se reconhece como uma pessoa fraca. Mas quando estamos em união somos fortalecidos. Se uma pessoa ficar sozinha, logo vai se enfraquecendo. Não fique sozinho, busque ajuda! Deus quer fortalecer a sua vida, por isso você também deve reconhecer que é fraco, mas declarar: eu sou forte! O Mundo Espiritual vai agir em nosso favor como nunca agiu.
Quantos hoje se dizem fracos diante de situações que aos seus olhos parecem impossíveis de serem vencidas. Olham para si mesmo. Contemplam fraqueza. Se mudassem o modo de falar, certamente iriam experimentar mudanças não só de pensamentos, mas de atitudes também. Lendo o livro do profeta Joel você perceberá que as palavras no versículo 10, do capítulo 3, foram escritas em meio a lutas e juízo, as repreensões de Deus tinham por fim trazer o seu povo de volta à sua presença. E isto Ele faria por meio de provações, privações, lutas terríveis contra tudo e todos e um juízo inevitável por parte de um Pai que ama a seus filhos. Mesmo assim, encontramos uma tremenda palavra de alento e confiança por toda a narrativa da palavra profética ali contida. E numa interpretação simples e concreta eu lhe digo: Nunca diga que você é fraco, e mesmo em situações adversas diga: Eu sou forte...olhando para Jesus. Joel 3:10 – “Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte”.
Olhando para a igreja em Corinto, Paulo exorta com uma palavra que diria, tem a mesma conotação. Porém, mais profundamente é que, a exortação está intimamente ligada ao que Deus faz e diz, comparando a fraqueza do mundo, com a fraqueza que Ele diz ser Dele porém, em nós. A nulidade da sabedoria do mundo com a sua sabedoria, em nós. E que Ele nos usa, mesmo sabendo da nossa fraqueza, para confundir as coisas que se dizem fortes, neste mundo de trevas, a sabedoria que Ele nos dá, para confundir a sabedoria do mundo que Ele mesmo transforma em nada. E isto Ele faz na minha vida e na sua vida.
Conclusão: Para terminar quero deixar a passagem de I Co 1:27-31 “Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário