sábado, 22 de junho de 2019

Personagens Bíblicos: Tiago

Jesus escolheu três entre seus doze discípulos para um treinamento especial. Tiago, seu irmão João e Pedro formavam o grupo mais intimo de Jesus. Eles desempenharam função importante na Igreja primitiva. Pedro se tornou um grande orador; João, um grande escritor, e Tiago foi o primeiro dos doze discípulos a morrer por causa de sua fé. O fato de seu nome sempre ser mencionado antes do de João indica que Tiago era o irmão mais velho, Zebedeu, seu pai, possuía um negócio de pesca em que eles trabalhavam ao lado de Pedro e André. Quando Pedro, André e João deixaram a Galileia para ver João Batista, Tiago ficou para trás com os barcos e as redes de pesca. Mais tarde, quando Jesus o chamou, Tiago ficou tão ansioso quanto seus companheiros para seguir o Mestre. Tiago gostou de fazer parte do circulo intimo dos discípulos de Jesus, mas não entendeu o propósito. Tiago e João tentaram garantir sua posição no Reino de Jesus, ao pedir-lhe lugares especiais. Como os outros discípulos, Tiago tinha uma visão limitada da obra que Jesus estava fazendo na terra; visualizou apenas um reino terreno para sobrepujar a Roma e restabelecer a antiga glória de Israel. Mas, acima de tudo, Tiago queria estar com Jesus. Ele encontrara o líder certo, embora ainda não tivesse entendido claramente os acontecimentos. Foi necessário que Jesus morresse e ressuscitasse para que a visão de Tiago fosse corrigida. Tiago foi o primeiro dos doze discípulos a morrer pelo evangelho. Estava disposto a isto, porque sabia que Jesus, venceu a morte, a porta de entrada para a vida eterna. Se esta vida fosse a única, nossas expectativas estariam frustradas. Mas Jesus prometeu a vida eterna para aqueles que estiverem dispostos a confiar nEle. Se crermos nesta promessa, Ele nos dará coragem para nos posicionarmos a seu lado, mesmo durante os momentos de perigo.
Pontos fortes e êxitos:

  • foi um dos 12 discípulos
  • foi um dos três discípulos do circulo intimo de Jesus, juntamente com Pedro e João
  • foi o primeiro dos doze discípulos a ser morto por causa de sua fé

Fraquezas e erros:

  • duas explosões de ira de Tiago, indicam um temperamento instável (Lc 9:54) e egoismo (Mc 10:37). Em ambas as vezes, tanto Tiago como seu irmão João falaram como se fossem um só.

Lição de vida:

  • a perda desta vida não é um preço muito alto a pagar por seguir Jesus

Informações essenciais:

  • Local: Galileia
  • Ocupações: Pescador, discípulo
  • Familiares: Pai- Zebedeu; mãe - Salomé; irmão - João
  • Contemporâneos: Jesus, Pilatos e Herodes Agripa

Versículo-chave:
”E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faça o que lhe pedirmos. E ele lhes disse: Que querais que vós faça? E eles, disseram: Concede-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”. (Mc 10:35-37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário