sábado, 15 de junho de 2019

Salmos 119:65-72 - A Palavra de Deus um tesouro precioso.

SALMOS 119:65-72
65 Trata com bondade o teu servo, Senhor, conforme a tua promessa.
66 Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos.
67 Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra.
68 Tu és bom, e o que fazes é bom; ensina-me os teus decretos.
69 Os arrogantes mancharam o meu nome com mentiras, mas eu obedeço aos teus preceitos
de todo o coração.
70 O coração deles é insensível; eu, porém, tenho prazer na tua lei.
71 Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.
72 Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peças de prata e ouro.
COMENTÁRIO
Vv. 65-72. Seja como for que Deus nos trata, atende-nos melhor do que merecemos. E tudo por amor, e para o nosso bem. Muitos possuem conhecimento, mas pouco juízo; os que possuem ambos estão fortalecidos contra os laços de Satanás, e equipados para o serviço a Deus.
Temos a forte tendência de desviarmo-nos de Deus quando vivemos confortavelmente neste mundo. Devemos deixar as nossas preocupações à disposição de Deus, cientes de que não sabemos o que é melhor para nós mesmos.
Senhor, tu és o nosso generoso Benfeitor; incline os nossos corações à fé e à obediência. O salmista prosseguirá no cumprimento de seu dever, constante e decididamente. O que é orgulhoso tem o seu coração cheio com as coisas do mundo, com suas riquezas e prazeres; isto o torna insensato, seguro e néscio.
Deus permite que o seu povo sofra aflições, para que aprenda os seus estatutos. Não somente as promessas de Deus são desejáveis e proveitosas, mas também a sua lei; os seus preceitos, ainda que duros para os ímpios, nos dirigem com segurança e deleite à vida eterna.
As riquezas deste mundo acabam, enferrujam, são roubadas, e criam grandes contendas, um dos maiores motivos da queda dos homens perante Deus, é a corrupção.
Pelas riquezas, muitos de nós, muitos homens e mulheres, passam por cima de tudo que Deus ordena para satisfazer os desejos dos corações. Quando se coloca as riquezas acima de tudo nesta terra, até a vida perde o valor, passa a ser apenas um detalhe, um obstáculo, algo indiferente para muitos.
Portanto as palavras, preceitos, a lei da boca de Deus, tem de encher nossos corações, mais do que os desejos deste mundo, pois esta vida é passageira, muito pequena e curta, para  perdemos  o direito de estarmos Eternamente junto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário