quinta-feira, 25 de julho de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: JESUS, o amigo de todas as horas.

JESUS, o amigo de todas as horas.
Texto Bíblico: Provérbios 19:4 e 18:24.
Introdução: O dicionário define amigo como aquele que é ligado a outrem por laços de amizade: aquele que acolhe, ampara, defende, é companheiro de todas as horas, é um aliado. Há dois tipos de amigos: o verdadeiro e o falso, o fiel e o infiel. O amigo verdadeiro é sincero, é transparente. Sabe guardar segredo. Dar-se a conhecer no momento da necessidade.
Querido ouvinte, outrora você vivia rodeado de amigos, mas, hoje, sua vida se tornou um oceano de solidão por ter sido abandonado por pessoas que faziam parte do seu dia a dia. Podem ser diversos os motivos que os levaram a te abandonar. É bom ressaltar, que ser abandonado por todos no momento em que se mais necessita, não é exclusividade dos dias atuais. Jesus viveu em nosso meio e também teve amigos. Eram 12 homens chamados discípulos. Discípulos são seguidores, pessoas amigas que caminham juntas. Eles comiam juntos, oravam cantavam, e enquanto andavam pelas ruas aprendiam a palavra de Deus conversando. Jesus tinha vários outros amigos e amigas. E da mesma forma que Jesus, temos vários tipos de amigos. Na hora que Jesus mais precisou todos se afastaram dEle. O apóstolo Paulo, ao escrever a Timóteo dizendo: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado”. (2 Tm 4:16), deixa em evidência está verdade. Muitos dos nossos amigos carnais nos abandonam quando mais precisamos. Observe que Paulo faz menção de ter sido abandonado por todos, na primeira audiência que envolveu o seu julgamento por ter sido preso injustamente, por causa do Evangelho de Jesus Cristo. No entanto, a despeito de ter sido abandonado por causa da perseguição ao cristianismo, Paulo testemunha de um amigo que não o abandonou dizendo: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão”. (2 Tm 4:17). Neste verso 17, Paulo enfatiza a fidelidade de Jesus em ser amigo presente dos seus - independente das circunstâncias - contrastando com o verso 16, que revela a infidelidade humana, em abandonar o amigo na hora que a situação fica difícil. Digo a você que outrora estava sempre acompanhado por várias pessoas e, que hoje, se encontra abandonado por todos, que Jesus Cristo jamais o abandonará. Não foi por acaso, que Paulo disse à igreja que estava em Filipos que: “Perto está o Senhor". (Fp 4:5). Ainda que toda a humanidade afaste-se de você, Jesus nunca afastará de ti, pois, "Perto está o Senhor"; daqueles que se refugiam n’Ele. “Vós sois meus amigo, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (Jo 15:14-15). Nos dias atuais, quem tem um grande amigo, tem um tesouro! A Bíblia relata que Abraão foi amigo de Deus: “…ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado por justiça; e foi chamado amigo de Deus” (Tg 2:23). Que privilégio, ser chamado “amigo de Deus”. Ser amigo do próprio Deus é para poucos. Mas todos nós precisamos de alguém que seja realmente um grande amigo. Porém, quando as dificuldades aparecem em nosso caminho, o “grande amigo”, muitas vezes, por sua limitação, não pode socorrer-nos, não nos compreende, não pode complementar aquilo de que realmente precisamos. Mais existe um grande amigo infalível. Ele entra no mais íntimo do coração, vai ao profundo de nossa alma. Conhece o nosso íntimo. É um amigo suficiente que está sempre pronto, quando temos confiança nEle. JESUS!
Ele mesmo diz que não nos chama mais de servos, mas de amigos. Quando entregamos nossa vida a Ele, deixamos a escravidão do pecado e passamos a viver uma vida livre. E passamos a ter Jesus como nosso amigo. E por sermos seus amigos Ele nos conta tudo que sabe sobre seu Pai. É lamentável dizer, mas muitos estão perdendo este alto privilégio por rejeitar esse grande amigo. Pastor como nos rejeitamos a amizade de Jesus, meus irmãos primeiro desobedecendo, por exemplo: A Palavra inteira do Senhor, nos diz para não idolatrarmos: imagens, seres celestiais, animais, esculturas, etc. E outra coisa: a Palavra fala para confiarmos em Deus, porém entregamos a nossas vidas para outras entidades e pessoas que já morreram e nada podem fazer. Isto é negar a amizade verdadeira e fiel do Senhor Jesus Cristo. Irmãos Jesus Cristo é um amigo que provê uma nova força em nosso ânimo e nos prepara para conquistar uma fé profunda, para triunfarmos em todos os momentos de crise. Este amigo nos fala em cada situação difícil: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33). Por isso, confiemos neste grande amigo. Ele dirige cada passo que damos, iluminando o caminho estreito do nosso viver, até que cheguemos ao dia final, onde receberemos a coroa por termos escolhido Jesus como o único grande amigo.
CONCLUSÃO: Quando Jesus subiu ao céu e se despediu de seus amigos suas últimas palavras foram “ide e fazei discípulos (amigos), e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 18:18 e 20). A amizade do mundo é passageira, mas quando a amizade tem Jesus ela é eterna. A prova de amizade que Jesus nos deu foi sua própria vida e a maior resposta e presente que podemos retribuir é também dar a nossa vida para Ele. Se você não conhece este amigo saiba que Ele está aqui e quer conhecê-lo, que tal convida-Lo para estar com você em todos os momentos? amém
ILUSTRAÇÃO: O amor do amigo verdadeiro.
Certos missionários estavam em uma aldeia fora do país, em meio a uma guerra! Eles não sabiam falar a língua deles, apenas faziam gestos com as mãos. De repente uma bomba e atinge uma criança. Os missionários ficaram desesperados e chamaram o médico, pois a criança perdia muito sangue. O médico apavorado não conseguia conter o sangue daquela criança. A essa altura a criança já estava desmaiada de tão fraca que estava. O médico disse aos missionários que precisaria de alguém com o sangue compatível ao da criança para que ela sobrevivesse, então os missionários, que não tinham sangue compatível ao da criança, saíram em busca de alguém, para fazerem transfusão de sangue. Em meio a gestos, mímicas para ver se alguém entendia o que eles queriam falar, mostravam o braço em tentativas vãs, e em meio ao desespero dos missionários, todas aquelas pessoas ficaram em silêncio…Quando menos se espera uma criança levanta a mão. Atônitos os missionários o levaram ao médico e o sangue era compatível, então preparam tudo e aquela criança ficou bem quieta observando o sangue
saindo dela, enquanto isso a outra criança que recebia o sangue começava a se mexer! A criança olhava seu sangue, quando começou a chorar. O médico preocupado perguntou o que ele tinha, e ele disse que não tinha nada, então o médico continuou. A criança disfarçando para o médico não ver enxugava as lágrimas de seus olhinhos, quando o médico observou que ele continuava chorando! Então ele preocupado com o que estava acontecendo, chamou a enfermeira que era daquela aldeia, e ela perguntou a ele o que ele tinha, e ele respondeu para ela que estava com medo de morrer porque
estava sendo tirado o seu sangue. Ao terminar o médico chamou aquela enfermeira e pediu que ela perguntasse a ele, se ele pensava que ia morrer, porque ele estava deixou tirar o sangue dele? A criança ainda chorando respondeu: – “Porque ele era meu amigo…. não queria que ele morresse”. Amigo de verdade, dá a sua vida… porque é assim que a palavra de Deus nos fala…

Nenhum comentário:

Postar um comentário