quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: Aprendendo missões com a igreja de Antioquia.

Aprendendo missões com a igreja de Antioquia.
Texto Bíblico: Atos 11:19-26
-Introdução: A Igreja de Jerusalém havia recebido o Espírito Santo que os impulsionou a pregar o evangelho para muitas nações em outras línguas no dia de Pentecostes. Mas de-pois disso, se fecharam para a evangelização dos gentios [povos descrentes] ficando só em torno de si mesma. Porém, quando aconteceu a perseguição a partir do martírio de Estêvão, eles foram dispersos e tiveram que sair de seu lugar. Somente assim, anunciaram o evange-lho para outros povos. Quando os cristãos de Jerusalém começaram a evangelizar, descobri-ram que Deus já estava trabalhando entre os gentios e descobriram a Igreja de Antioquia que já era uma Igreja Missionária. Mandaram Barnabé para ir verificar se era uma igreja ver-dadeira e chegando ali descobriu uma igreja missionária abençoada. O que tornava está igreja abençoada?
 1- Entregavam tudo nas mãos de Deus (v.21): A Igreja Missionária depende sempre das mãos de Deus. Vive em oração pedindo ao Senhor e crendo que ele é quem proporciona todas as coisas. A Igreja de Antioquia tinha êxito em tudo que fazia por que Deus era com eles.  Conte com a mão de Deus para tudo que fizer na igreja!
2- Dependiam da Graça de Deus (v.23ª):  A Igreja Missionária vê em tudo a graça de Deus e sempre está cheia de alegria. Mesmo quando surgem problemas, percebem que são oportu-nidades da graça de Deus para ver milagres e se alegra por isso. A Igreja de Antioquia vivia na dependência da Graça Divina e por isso estavam sempre alegres. A Graça de Deus nos faz ver um ao outro sem preconceitos ou julgamentos, por isso o ambiente da igreja se torna mais leve e acolhedor. Dependa da Graça de Deus e faça tudo com alegria na sua Igreja!
3- Eram perseverantes (v.23b): A Igreja Missionária é guerreira por natureza e não desiste fácil. Nada pode fazer essa igreja parar. São como um exército onde cada soldado sabe o seu posto e defende seu companheiro sabendo que disso depende a vitória de todos. A Igre-ja de Antioquia era uma comunidade lutadora. A cada crise, mais firmes e unidos se torna-vam!
4- Cuidavam do Testemunho (v.24ª): Uma Igreja Missionária mantém bom testemunho na sociedade. A liderança é exemplo para os novos convertidos. O pastor ou pastora sempre exorta suas ovelhas e disciplina quem precisa de correção para preservar o bom testemu-nho. A beleza dessa igreja não é o templo ou festas e sim a vida de seu povo. A Igreja de An-tioquia tinha um bom testemunho de pessoas que se convertiam e suas vidas eram trans-formadas pelo poder de Deus. Pediram orientação dos apóstolos sobre as questões da lei para não dar mal testemunho e por isso foi feito o concílio de Jerusalém (At 15:22-29). Para dar bom testemunho a Igreja precisa ser obediente a suas lideranças e sempre vigiar porque o mundo está de olho procurando um motivo para nos acusar. Vigie sempre o seu bom tes-temunho antes de qualquer coisa!
5- Buscavam o poder do Espírito Santo e fé (v.24b):  A Igreja Missionária é fervorosa ou cheia de fé. Sempre busca o Espírito Santo como fonte de energia que fortalece os irmãos. Para ser cheia do Espírito Santo é preciso esvaziar de si mesmo. Por isso a Igreja missioná-ria é composta de um povo humilde e fiel. A Igreja de Antioquia era cheia de fé porque pre-gava a Palavra de Deus que ensina a crer na verdade (Jo 8:32 e Rm 10:17). Sua emoção maior era sentir o poder de Deus através de suas vidas. Busque o Espírito Santo e se encha de fé para fazer a missão!
6- Aprendiam a Palavra (v.25b): Uma Igreja Missionária ama ouvir e aprender a Palavra de Deus. Os cristãos estudam a Bíblia e ninguém se julga mais sábio do que o outro porque todos estão aprendendo juntos. A Igreja de Antioquia, aproveitou a presença do Apóstolo Paulo para aprender o máximo possível. Muitas pessoas vinham aprender do Evangelho com eles.
O estudo das Escrituras exige tempo e esforço (Jo 5:39). A Palavra de Deus é a ferramenta para fazer a missão!
7- Honravam o nome de Cristão (v.26): Os membros da Igreja de Antioquia falavam tanto de Jesus Cristo e se pareciam tanto com Ele, que as pessoas começaram a chamá-los de ‘cristãos’ com significado de pessoas de Cristo. A Igreja Missionária é verdadeiramente cristã. Uma comunidade Cristocêntrica, onde Jesus é o centro de tudo o que acontece. O único nome em evidência sempre é o nome de Jesus Cristo. A Igreja não é conhecida pelo dirigen-te, profeta, templo bonito ou grandes eventos e sim porque as pessoas se parecem com Je-sus.
 CONCLUSÃO: A Igreja de Jerusalém desprezou sua vocação missionária e se fechou den-tro de si. Já a Igreja de Antioquia, vivenciava a cada dia a missão anunciando o evangelho, enviando missionários e aceitando desafios como oportunidades de fazer a vontade de Deus. Com esta mensagem aprendemos que para ser uma Igreja Missionária é preciso sair da zona de conforto e incomodar o povo para cumprir sua vocação missionária. Isso não é fácil. Deus quer que sua Igreja faça Missão! Irmãos deixa eu deixar apenas uma ressalva importante, todas estas características servem individualmente para cada um de nós. amem


Nenhum comentário:

Postar um comentário