Texto Bíblico: Daniel 3:21-25
Introdução: Na cultura religiosa babilônica, as estatuas eram frequentemente adoradas. A essência da adoração a imagens hoje em dia vem de bem antes... Nabucodonosor es-perava usar esta imagem enorme, como estratégia para unir a nação e solidificar seu po-der através da adoração centralizada. Nabucodonosor queria que seu reino durasse para sempre. Ao fazer a estátua. ele mostrou que sua devoção ao Deus de Daniel era efêmera. Na realidade ele não temia nem obedecia ao Deus que estava por trás do sonho. Esta fornalha ardente não era um forno pequeno, era uma grande fornalha industrial. A tem-peratura era suficientemente alta para assegurar que ninguém pudesse sobreviver. As fortes chamas, que podiam ser vistas na abertura superior da fornalha, mataram os sol-dados que ali subiram para lançar Sadraque, Mesaque e Abede-nego. Não sabemos, se outros judeus se recusaram a curvar-se diante da imagem, mas estes três homens foram escolhidos para servirem de exemplo público. É importante dizer que eles poderiam sim-plesmente se ajoelhar diante da imagem e dizer para Deus que aquilo nada significava para eles? Como muitos fazem hoje em dia. Ou poderiam dizer também que aquela ima-gem representava Deus? Como muitos dizem hoje em dia. Porem eles tinham determina-do e se posicionado em nunca adorar outros deuses, e corajosamente resistiram. Você tem coragem para resistir?
Irmãos vamos citar 8 desculpas que eles poderiam ter usado, e reforçando muitos de nos as usam hoje:
1- Ajoelharemos, mas não adoraremos verdadeiramente ídolo;
2 - Não queremos nos tornar adoradores de ídolos, mas adoraremos esta única vez e en-tão pediremos que Deus nos perdoe;
3 - O rei tem poder absoluto e devemos obedecer-lhes, Deus entenderá;
4- O rei nomeou-nos - temos uma dívida para com ele;
5 - Está é uma terra estrangeira, assim Deus nos perdoará por seguimos os seus costu-mes;
6 - Nossos antepassados estabeleceram ídolos no templo de Deus! Isto não é sequer a metade do que fizeram;
7 - Não estamos prejudicando ninguém;
8 - Se formos mortos e alguns pagãos tomarem o nosso lugar, não ajudarão o nosso povo no exilio.
Embora todas estas desculpas pareçam sensatas a princípio não passam de racionaliza-ção perigosa. Adorar uma imagem constituía e constitui violação do Mandamento de Deus registrado em Êxodo 20:3 “não terás outros deuses diante de Mim” Além disso, este ato também poderia apagar o testemunho em favor de Deus para sempre. Que desculpa você usa para não se posicionar firmemente ao lado de Deus? Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram pressionados a negar a Deus, mas escolheram ser-lhe fieis sem im-portar com o que acontecesse. Confiavam em Deus para salvá-los!
Podemos tirar algumas lições da Fornalha Ardente:
1 - fornalhas são campos de batalhas espirituais: Satanás tentou roubar-lhes a identida-de trocando seus nomes originais, que na língua hebraica enaltecem a Deus por nomes ligados ao sistema religioso da Babilônia: Misael: “Quem é como Deus” é mudado para Mesaque: “Quem é como Aku” (deus da lua); Hananias: “Jeová é misericordioso” é mu-dado para Sadraque: “Amigo do rei”; e Azarias: “Jeová e o meu socorro” é mudado para Abede-nego: “servo de Nagô” (ídolo da astrologia).
2 - Fornalhas são circunstâncias onde Deus se manifesta: a presença de Deus traz: se-gurança, Descanso, Coragem e Consolo.
3 - Fornalhas são alvos de observação: Nabucodonosor observava os jovens. A reação deles foi o testemunho vivo que tocou-lhe o coração. As pessoas estão observando como você enfrenta as fornalhas. Muitos transformam fornalhas em oportunidades para teste-munhar, outros blasfemam.
4 - Fornalhas são passageiras.
5 - Fornalhas têm propósito: Nabucodonosor reconheceu um único Deus e não usou o termo “deuses” v. 12,14 e 15. Nabucodonosor proclamou Deus como Verdadeiro e Único. V. 28 e 29.
Conclusão:
Que as lições da fornalha Ardente que Sadraque, Mesaque e Abede-nego passaram, se-jam lições para a nossa vida cristã. Estes jovens foram absolutamente guardados do fogo e do calor, somente a corda que os amarrava foi queimada - ela pertencia a Nabucodono-sor. Nenhum ser humano é capaz de nos prender se Deus quiser que sejamos livres. O poder que nos é disponível e o mesmo que salvou estes três jovens e ressuscitou a Cristo dentre os mortos (Ef 1:18-20). Confie em Deus em todas as situações. Há razões eternas para as provações temporárias: então agradeça a Deus porque o seu destino está nas mãos dEle e não em mãos humanas. amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário